Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 5 de fevereiro de 2012

OS SOFRIMENTOS DE JÓ E SUA RECOMPENSA - 1ª PARTE

Reflexão dominical 5º DTC – Ano B – 05.02.2012
Jó 7,1-4.6-7; 1Cor 9,16-19 22-23; Mc 1,29-39 
1ª PARTE
 
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

         São tantas as rotinas da nossa vida. O sofrimento é uma delas.
         Não falo somente dos sofrimentos físicos, mas também e principalmente dos sofrimentos psicológicos e emocionais que acontecem desde os primeiros tempos da humanidade. Jó dá testemunho nesse sentido.    
         Por que algumas pessoas dedicadas ao bem, inocentes,   sofrem tanto na vida na busca de trabalho, com a sua saúde, pelas injustiças, desencantos, decepções e tantas outras desgraças, enquanto que outras desprovidas de caráter, sem o mínimo respeito ao próximo, vingativos, de índole maldosa, sem fé,  crescem e progridem materialmente falando e gozando das regalias da sociedade?
         Jó relata algo que acontece a muitos de nós. É um homem rico e bondoso, um servo de Deus que de repente caiu numa série de sofrimentos, em desgraças, perdendo seus filhos, o patrimônio, e é atingido por doença.
         Aí ele desabafa: pensa nos sofrimentos quando deita para dormir e assim passa a noite. Quando amanhece o tormento continua. Os dias vão passando e parece que nada muda na sua vida. Compara-se a outros sofredores e sente-se pior do que eles. E como um homem desanimado lamenta como que querendo lembrar a Deus dizendo: “Minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade!”.
         Meu irmão, isso nunca aconteceu com você?
         Deus terá culpa? Não!   A culpa sempre é do homem que persegue e maltrata. Mas servem como provações testando as nossas resistências.
         Jó superou. Não perdeu sua fé. E confortado por essa mesma fé disse: “Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1,21); “Se ele me mata, nada mais tenho a esperar, e assim mesmo defenderei minha causa diante dele" Jó 13,15); Eu sei que o meu Defensor está vivo e que no fim se levantará do pó; depois do meu despertar, levantar-me-á  junto dele, e em minha carne verei a Deus.”  Jó 19, 26-26.
No final, Jó foi recompensado por Deus que lhe restituiu todas as suas posses, concedeu-lhe sete filhas e três filhos e viveu 140 anos. Jo 42, 10-17. 
Portanto, irmãos, o que nos faz resistir diante de tantas misérias, injustiças, perseguições e sofrimentos é a confiança em  Deus. Seremos também recompensados. E como Deus nos permite o livre arbítrio, saberemos na hora certa encontrar o caminho a seguir sem que precisemos perder a nossa fé.
CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário