Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quem manda mais: Deus ou os homens?

Deus na imaginação do homem

         Certamente você responderá rapidamente: Deus!
        Mas, às vezes, parece que não. Ao menos é o que se percebe quando certas pessoas, investidas de “poderes” leigos e até  religiosos intervêm na vontade de Deus.
        Sei que Deus tudo pode. Ele é Onipotente.
        Porém, não creio que Deus chegue a interferir na vida do homem contra a sua vontade, a não ser também que ele queira tomar a iniciativa por algum motivo ou necessidade extraordinária  Pois se somos  dotados do livre arbítrio, Deus deixa que o homem tome livremente as suas decisões.
        Graças a Deus Ele nos deu liberdade. Mas não sem antes estabelecer como ele quer que sejamos. Para isso veio também Jesus Cristo.
        Aí está a Igreja, a Bíblia, os ensinamentos dos educadores sacros, os Mandamentos, os pregadores...  “Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”, disse Jesus. (São Lucas 10,16). Afinal, nós temos os nossos Moisés e os nossos Profetas a quem devemos escutar (Lc 16, 29).
        Por isto, cuidado, homens, nas suas decisões e ações. É preciso por em prática as Palavras de Cristo:  “Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.” (São Mateus 7,26).
        Deus manda, mas não impõe. Contudo, tem a palavra final de julgamento.  Cada qual responderá pelas suas ações, boas ou más. Deus sabe qual recompensa aplicar aos justos e aos injustos. Para uns, dirá: “Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo”  e para outros: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado.
Portanto, a nossa liberdade diante de Deus tem seus limites.
Decidir para si mesmo o que lhe convém, é um direito.  Se você vai casar ou não, a sua profissão, a sua religião, onde morar, a cor da sua roupa, etc. etc.
        Porém, diferente é quando você coloca o "poder" para intencionalmente decidir contra uma pessoa ou comunidade.   É quando você priva alguém do exercício da sua cidadania, da sua vida religiosa ou de qualquer liberdade inerente aos direitos humanos. Deus cobrará!  
        Ninguém é superior a Deus.
        De uma forma ou de outra, todos somos escolhidos de Deus, e dentro da justiça, no momento oportuno, os perseguidos e sofridos serão socorridos. É a promessa de Cristo: “Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los?” (São Lucas 18,7).
        Verdadeiramente, é Deus quem manda. Seja quem for você, pondere suas ações, decida com justiça não apenas sob o ponto de vista humano, mas acima de tudo aos olhos de Deus. Examine com cuidado, pois os teus pensamentos podem não ser os mesmos de Deus (Is 55,8). Considere sempre que “O único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores”, o “único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver” É DEUS. “A ele, honra e poder eterno! Amém” (I Tm 6,15-16).
Diac. Narelvi

Um comentário:

  1. Paz e Benção Narelvi,no mundo em que vivemos, infelizmente, o homem quer mandar mais que Deus,
    a sociedade em que vivemos, está morrendo de fome e sede de DEUS e não sabe disso. Procuram outros meios e se esquecem que a única solução para os problemas é DEus. Continue, evangelizando, como você tem feito através da palavra de DEUS. Parabéns.

    ResponderExcluir