Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Coerencia: Sim, sim. Não, não.

6º DOMINGO Tempo Comum- Ano A - 13.02.2011
Reflexão Dominical

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
          Falamos, nesses dias, sobre liberdade com a ressalva de que, antes, Deus indica os seus caminhos. O exercício do livre arbítrio chama à responsabilidade pelos respectivos atos.
         Hoje o Eclesiástico acrescenta algo à nossa liberdade. Diz que Deus colocou diante de nós "o fogo e a água" ao nosso alcance. Assim também, que diante do homem estão “a vida e a morte, o bem e o mal.” E afirma que Deus não mandou ninguém pecar.
         Portanto, não joguemos jamais a culpa em Deus. Admitamos sempre que “a falha é nossa”, porque a escolha é nossa.
         Embora não tenhamos plenas virtudes, desde criança fomos educados para uma vida santa. Fomos batizados, tivemos as nossas formações cristãs em casa, na catequese, nos encontros, nos movimentos, nas Missas, na Biblia . . .  Que ninguém diga “eu não sabia”.
         Se você deixou de participar da Igreja, abandonou os Sacramentos, não participou mais das Missas, optando por um modelo de vida ligado somente às coisas deste mundo, não diga depois “eu não sabia”.  

         O dom da sabedoria não se alicerça  nos poderosos que se servem da política, da televisão, do tráfico, do endeusamento do sexo, mas  no Senhor Deus que é fonte de todo o bem.
           Notou que muitos fazem  “igrejinha particular” dentro da sua  própria religião? Que estabelecem, por exemplo, que não precisam de Missa dominical e que dela participam quando sua vontade ditar?  que mesmo cheios de pecados podem receber a Comunhão Eucarística?  que não precisam mais casar?  que qualquer religião serve? não ouvem o que ensinam os bispos, padres ou diáconos? professam o Creio Apostólico ao mesmo tempo em que praticam incoerências? dizem acreditar na ressurreição e contraditoriamente aceitam a reencarnação?...
         Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento disse Jesus. Não pense que os Mandamentos foram “revogados”. Não crie idéias diferentes daquelas que Jesus deixou.
         Jesus espera de nós coerência em nossas atitudes. Quem desobedece a um só dos mandamentos e ensinar de forma errada os outros, “será considerado o menor no Reino dos Céus”, e exige que a vossa justiça, meu irmão, seja maior do que todas as regras  senão “não entrareis no Reino dos Céus.
         É preciso, portanto, que tenha dentro de si uma sabedoria tal que te leve a não ser fundamentalista interpretando isoladamente palavras ou textos das leis dentre elas a Bíblia, ao pé da letra, mas que amplie os seus conhecimentos e interpretações um pouco mais sem desviar-se do essencial deixando que o Espírito Santo aja em seu coração.
Veja o que ensinou Jesus sobre o sentido denão matar”, “não cometer adultério”, “divorcio”, “do falso juramento”.  Existem tantas outras faltas que acompanham estes  e outros pecados que os homens praticam sem dar a minima importância permanecendo na iniquidade.

Portanto, irmãos, coerência, conhecimento, sabedoria, são alguns meios necessários para que a sua religiosidade seja firme, solida como pedra e não balance ao sabor do vento.
A escolha pelo certo é tão necessária que o próprio Jesus exemplifica em sentido figurado, dizendo que se o teu olho é motivo de pecado, arranca-o. Que é melhor ir para o céu com falta de algum membro do que ser jogado no inferno com todo o teu corpo; ir para o céu somente com uma das  mãos do que com as duas ir para o inferno.
Quando Jesus fala em Reino dos Céus e Inferno, é porque ambos existem, intermediando o Purgatório. Dai porque a exortação de Jesus: "Vigiai..."
Sim, sim, ou Não, não, é o que Jesus espera de você. Jesus quer que você seja quente ou frio, um homem decidido,  mas não morno, pois Deus vomitará o morno segundo Apocalipse,3,16.
E como vale a pena fazer opção pelo bem, por Jesus Cristo, porque o premio será a recompensa do Céu que São Paulo assim descreve: "O que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu". Amém.

Louvado Seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

2 comentários:

  1. Paz e Benção Diácono,quero parabenizá-lo pelo seu blog.
    Entrei nele e está lindo, a nossa missão é esta mesma.
    Evangelizar é a nossa meta.
    Deus o abençoe e continue neste trabalho de evangelização.
    Que Nossa Senhora a rainha da evangelização nos confirme
    nesta missão. Abraços fraternos de Ivete.

    ResponderExcluir
  2. Narelvi
    Agora estou testando o envio de 1 comentário para você.
    Se chegar - parabéns - e meu abraço
    Ligia

    ResponderExcluir