Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 5 de junho de 2022

PENTECOSTES – 05.06.2022  Ano C

At 2,1-11; Jo 20,19-23

 

Dc Narelvi

                Hoje é dia de cantar “Parabéns a Você” à Igreja Católica, Apostólica, Romana.

         Foi lá, naquele dia de DOMINGO, em que se cumpriu a promessa de Jesus da vinda do Espírito Santo que nasceu oficialmente a Igreja fundada por Jesus.

        Deus criou tudo, Jesus veio trazer a Salvação e os homens chamados disseram sim e juntaram-se a Ele. Os apóstolos tinham um chefe, Pedro. Estava formada a Igreja. Faltava descer sobre ela o Espírito Santo.

         Da ressurreição até a Ascensão de Jesus, quarenta dias. Mais dez de retiro no cenáculo até a descida do Espírito Santo, igual a cinquenta dias. Daí o termo Pentecostes que é de origem grega, e o significado é quinquagésimo, ou cinquenta dias.

         Obedientes e confiantes, depois que Jesus subiu ao Céu, os Apóstolos e também Maria permaneceram no cenáculo, fechados e com medo dos judeus, mas em oração como crentes sinceros dessa nova Igreja que se formava. Nove dias e noites, e no décimo dia o prometido Espírito Santo desce sobre todos eles e em Maria também. Alegria! Alegria!

         Aí, então, acontece o encorajamento dos apóstolos e discípulos que após um barulho vindo do céu como se fosse uma forte ventania encheu o cenáculo e línguas de fogo pousaram sobre cada um deles. Era o sinal do Espírito Santo. Desapareceram os medos. Saíram e foram proclamar o Reino sem receio algum. Muitos dos que estavam em Jerusalém foram atraídos pelo barulho e uniram-se aos missionários do Espírito Santo e mesmo sendo os ouvintes pessoas de diversas regiões falando línguas diferentes, entendiam perfeitamente as mensagens dos corajosos e fiéis apóstolos. E maravilhados começaram a formar a primeira comunidade da Igreja Cristã que veio a ser chamada de Católica, Apostólica, Romana séculos depois, onde, até hoje ecoam as Palavras de Jesus: "A paz esteja convosco"; "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio"; “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos". (At 2,1-11; Jo 20,19-23).


Nenhum comentário:

Postar um comentário