Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 12 de abril de 2020

DOMINGO DA PÁSCOA – RESSURREIÇÃO DE JESUS







 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.


A Semana Santa com o Tríduo Pascal fechou seu ciclo e com a Celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, no domingo de hoje comemoramos a vitória de Jesus sobre a morte, vitória sobre o pecado. 

Desta vez fomos atingidos pelo mal da contagiosa enfermidade do Coronavirus, fazendo com que as Igrejas Católicas de todo o Brasil restringissem as celebrações à portas fechadas, sem a presença do público, realizadas de forma privada pelos sacerdotes e poucos auxiliares litúrgicos disponibilizando os meios de comunicação principalmente a internet para que o fiéis católicos acompanhassem em suas casas.

Uma experiência rara e triste a nos afastar fisicamente do Templo, principalmente hoje em que para nós Cristãos é a comemoração mais importante do calendário litúrgico: a Ressurreição, pois foi com a sua ressurreição que Jesus demonstrou que é verdadeiramente Homem e verdadeiramente Deus o que nos enche de alegria.

Depois de um tempo fortemente levado à penitência e reconciliação lembrando do sofrimento e morte humana de Jesus para a Salvação dos homens, somos chamados nesta Páscoa para uma vida nova. 

A morte de Jesus (na sua natureza divina Jesus não morreu) foi um oferecimento da sua natureza humana por todos nós (I Cor 15,3; I Tm 1,15; etc). 

A lembrança da morte de Jesus nos faz sentir a sua paixão e os momentos da cruz, e a compreender o seu infinito amor por nós. Mostra-nos que a morte foi necessária, pois que foi para morrer por nós que Ele veio (Jo. 12,27). Cristo morreu por nós diz São Paulo (Rm 5,8), e ainda João 10,18 confirma que Jesus deu sua vida livremente, por amor. 

O tempo forte e pesado da quaresma e da Semana Santa não termina com Jesus morto, não! Ao contrário, marca o reinício de uma vida nova que a RESSURREIÇÃO nos traz. “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,48); “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10); “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). “Mas Deus o ressuscitou ao terceiro dia” (At 10,40; I Cor 15,4).

É por isso que a Ressurreição de Jesus é a maior data cristã, alegremente comemorada não apenas pelos católicos, mas por todos os cristãos, e não apenas neste domingo, mas em cada momento da vida e principalmente nas Missas onde se celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus. É a nossa fé, pois “Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé” (I Cor 15,14).

Páscoa da Ressurreição é Jesus vivo que permanece também na Eucaristia em Corpo, Alma e Divindade, e nos dá a certeza de que todos nós também ressuscitaremos. 

Portanto amados amigos e irmãos, Hoje, domingo, é a grande festa da Ressurreição. Cristo ressuscitou. Verdadeiramente ressuscitou ao terceiro dia. JESUS ESTÁ VIVO!

Feliz Páscoa com Jesus.
Dc. Narelvi
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário