Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 24 de março de 2019

EU SOU!- CONVERSÃO. TEMPO QUARESMAL.



Resultado de imagem para SARÇA ARDENTEAmigos e irmãos em Cristo.
EU SOU! CONVERSÃO.
O Senhor apareceu para Moises em forma de fogo, modo que escolheu para “ser visto” pelo profeta. Parecia que a sarça estava se consumindo no fogo, mas isso não aconteceu.


A curiosidade de Moisés o levou a aproximar-se da sarça e Deus é quem toma a iniciativa do dialogo chamando-o pelo nome. “Aqui estou”, respondeu.

Antes que Moisés se aproximasse mais, o Senhor o advertiu para que tirasse as sandálias dos pés e assim ele fez ao mesmo tempo em que cobriu seu rosto para que não pudesse olhar diretamente a Deus, num sinal de profundo respeito.


Ouvindo a voz do Senhor o profeta então se dirigiu ao povo de Israel dando-lhe noticia da libertação do Egito. Esclareceu que quem vos daria a liberdade chama-se “Eu Sou aquele que sou”.

Hoje o lugar Sagrado de Deus aqui na terra é a IGREJA aonde nos dirigimos dominicalmente para junto de Jesus Cristo dar glórias a Deus. O gesto de tirar os calçados na adoração a Cruz na semana santa, por exemplo, e curvarmos a cabeça diante do Senhor são manifestações de adoração e respeito pelo Sagrado.


A grandiosidade de Deus fez com que recomendasse a Moisés que O apresentasse como “EU SOU AQUELE QUE SOU” significando que não existe ninguém que se iguale ao nosso único e verdadeiro Deus. 


Isso nos leva a refletir: como nos comportamos durante a Missa ou outras celebrações litúrgicas e principalmente na Consagração e no momento da Comunhão com relação às nossas vestes, o silencio respeitoso de adoração para receber Jesus, ou curvamos nossa cabeça nas bênçãos e outros momentos que sugerem o gesto?  


São Paulo faz lembrar aos coríntios e serve para nós, que dentre aqueles que no tempo dantes estiveram na caminhada do Povo de Deus muitos desagradaram ao Senhor, como hoje os que foram batizados, crismados, participaram das Santas Missas, comungaram, e de repente negando tudo isso, a oração do Creio tanta vezes recitada e a própria doutrina cristã católica, de um dia para outro renegam e traem sua fé de origem para abraçar uma fé alienante mesmo que dentro do mesmo cristianismo.


Precisamos irmãos, de muita oração, muita perseverança e confiança nos ensinamentos de Jesus tal qual nos transmite a Santa Igreja para não cairmos na tentação de experiências desastrosas para a fé. E vejam irmãos, o perigo: quem julga estar de pé tome cuidado para não cair”.

Lucas, no Evangelho, chama a atenção daqueles que veem pecado nos outros e se esquecem de que também são pecadores talvez tanto quanto ou pior do que os acusados.   E chama à necessidade de conversão: se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.

A quaresma então nos desperta para a conversão deixando certo de que Deus perdoa e consola a todos quanto o procuram conforme a parábola da Figueira narrada no Evangelho: Havia numa plantação de uva um pé de figo. Como a figueira não produzia frutos já há três anos, o dono da vinha mandou corta-la. Porém, o encarregado sensibilizou o proprietário para que aguardasse por mais um ano, pois pretendia adubar a terra para melhorar a planta e confiava nessa possibilidade de fazer com que a figueira produzisse frutos.

Assim acontece conosco. Deixamos nossas virtudes, nossos valores materiais e espirituais tornando-nos seres aparentemente inúteis. Contudo, isto não se torna definitivo porquanto que existe a esperança da conversão.

Como o encarregado, temos Jesus que se manifesta o tempo todo dando-nos oportunidades para adubarmos nossos corações não somente pela oração, mas acima de tudo pela Sua presença Eucarística, pelos sacramentos, pela familiaridade da Santa Missa, pelos dons ministeriais da Igreja fundada por Ele e confiada aos apóstolos e sucessores.  É só aceitar.    

Contudo, o encarregado deixa claro que, se mesmo assim não houver aceitação e conversão, que a figueira seja cortada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário