Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 12 de novembro de 2017

O SONO DA MORTE - FICAI VIGIANDO - 1Ts 4,13-18; Mt 25,1-13






1Ts 4,13-18; Mt 25,1-13 - 32º DTC Ano A

1.   A morte, destino natural de todas as criaturas causa muitas vezes no homem porque é dotado de Inteligência e discernimento, preocupação sobre o que acontecerá depois dela.

Alguns “têm certeza” por convicção de que a morte é o fim de tudo. Outros creem fielmente de que a morte não é o fim, mas uma passagem desta vida para a vida eterna. Outros se mantêm na dúvida.

2.   Gosto de fazer um paralelo das probabilidades: Se a primeira possibilidade vencer, então jamais saberemos por que não teremos o futuro post-mortem. E nesse caso, nem os que acreditavam nem os que não acreditavam saberão simplesmente porque teriam deixado de existir.

Na segunda, uns e outros saberão por que passariam para a experiência da vida eterna depois da morte e nesse caso a lógica dará vantagem para os acreditavam.

3.   Mas o que importa agora é refletir sobre o que São Paulo falou aos tessalonicenses.

Sua intenção foi de confortar seus ouvintes da certeza de que não importa que alguns tenham morrido antes de Jesus nascer ou tenham morrido depois do seu nascimento.

4.   Ensina que na segunda vinda de Jesus ele trará consigo até aqueles que morreram antes significando que sono da morte não significa um estado de inconsciência, de sono aguardando na sepultura o juízo final, mas de almas vivas que graças aos méritos de Jesus Cristo na sua morte na Cruz, por ser Deus, já alcançaram a salvação e vida no Céu digamos, retroativamente, pois que não existe forma diferente de salvação sejam para os que morreram antes ou depois do nascimento de Jesus como homem porque Cristo é Deus eterno.

5.   Esse consolo serve para nós hoje. A certeza de que a morte não leva ao chamado sono inconsciente à espera da segunda vinda de Jesus, mas que pelos méritos de Jesus imediatamente a alma se desprende do corpo para apresentar-se diante de Deus.

6.   É compreensível a dor que a morte nos causa, mas não podemos deixar de aceitar a tranquilidade que são Paulo nos passa e conforta no sentido de que a vida eterna e imediata junto de Deus na Trindade é realmente um premio aos justos cuja certeza alivia a vida dos que vivem e anima a percorrer aqui o caminho dos crentes que buscam na religiosidade e na fé a se manterem vigilantes para esse momento impar da nossa vida.

7.   Aliás, irmãos, é exatamente para que não sejamos imprudentes com as coisas de Deus que Jesus narra a parábola das dez noivas no Evangelho de hoje.

As cinco noivas prudentes portavam suas lâmpadas com óleo suficientes para sua viagem, enquanto que as outras cinco levaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo e precisaram sair em busca de óleo em algum comércio.

8.   Nisso o noivo chegou e as cinco prudentes puderam participar da festa com o noivo enquanto que as outras imprudentes, quando retornaram, o salão de festa já se encontrava fechado e não puderam entrar. Não adiantou nada a elas bradarem “Senhor, Senhor, abre-nos a porta”. O dono da festa respondeu: “Não vos conheço”. A moral da parábola é estar sempre vigilante para que não sejamos surpreendidos no último momento da nossa vida terrena. 
Dc Narelvi   

Nenhum comentário:

Postar um comentário