Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 27 de março de 2016

PÁSCOA. JESUS RESSUSCITOU. 27.03.16





 Que Páscoa você guarda? A do consumismo comercial e do lazer? A do coelhinho e do chocolate? Ou a Páscoa de Jesus?

A Quaresma e a Semana Santa que vivenciamos foram quarenta dias para que o Povo de Deus recapitulasse a história da Salvação. A Semana Santa oportunizou celebrações profundamente sensíveis aos nossos corações com momentos penitenciais e tríduo pascal. Lembranças dos sofrimentos causados a Jesus, mas que, chegado o DOMINGO, com a sua RESSURREIÇÃO, transformaram-se em alegrias.

Depois, então, das comoventes celebrações da instituição da Eucaristia, do lava-pés, adoração à cruz, bênção da água batismal, bênção do fogo, os cristãos do mundo todo festejam a data mais importante do cristianismo: A RESSURREIÇÃO DE JESUS,  porque ressuscitando, Jesus provou  que ELE ERA E É DEUS.

É importante para os cristãos principalmente católicos, lembrar que a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo no Calvário perpetuou-se no tempo e no espaço, tornando-nos coparticipantes daquele mesmo momento quando participamos da Consagração Eucarística na Santa Missa.

Jesus reuniu os seus Apóstolos para a Ceia. Não como a refeição comum, mas para uma ceia especial, EUCARISTICA. 

À mesa, pão e vinho. Jesus tomou o pão, deu graças, o partiu, e entregou aos seus doze discípulos:  "Tomai e comei, isto é meu corpo”.  Depois, tomou  o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.” (Mt 26, 20.26-28). Eis o milagre Eucarístico que se atualiza em todas as Missas. Sim, porque Jesus ainda recomendou aos apóstolos: Fazei isto em minha memória (1Cor 11,23-26). É o “memorial da Páscoa de Cristo a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da Igreja, que é o corpo dele” (§ 1362 CIC), ou como diz o §1366, “A Eucaristia é, portanto, um sacrifício porque representa (toma presente) o Sacrifício da Cruz, porque dele é memorial e porque aplica seus frutos”. 

Jesus pronunciou estas palavras na véspera da sua prisão, já sabendo que seria preso, crucificado, e morto.  Quando disse “este é meu corpo”, “este é meu sangue que será derramado pelos homens”, referia-se exatamente ao seu sofrimento e morte na cruz. Seu corpo entregue aos algozes, seu sangue derramado... 

Portanto, meus irmãos, a Ceia Eucarística de Jesus está intimamente ligada à sua morte no Calvário. É exatamente por isto que no momento da Consagração acontece a transubstanciação: a mudança do pão e do vinho no corpo e sangue de Jesus Cristo, mesmo sem perderem suas essências, isto é, continuam com aparências e sabores do pão e do vinho (Catecismo da Igreja Católica, § 1376). Na Comunhão entramos em comunhão com Jesus. Milagre que se opera em cada Missa celebrada.

Portanto, meus irmãos, a PÁSCOA DE JESUS é  a páscoa que o bom cristão festeja e que somente terá sentido para os católicos com a participação da Missa.

Páscoa é passagem. Para nós, passagem para uma vida nova que deve ser renovada a cada dia sempre procurando aproximar-se cada vez mais da perfeição cristã que se completará no Céu. 

A Ressurreição nos chama a uma vida comprometida com a Igreja, à conversão e à perseverança.

Uma Feliz Páscoa com Jesus, a você e sua família. JESUS ESTÁ VIVO.
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário