Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 6 de setembro de 2015

NÃO TENHA MEDO!

REFLEXÃO DOMINICAL
23º DTC – Ano B – 6.9.2015
Is 35,4-7ª; Tg 2,1-5; Mc 7,31-37
NÃO TENHA MEDO!
Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Isaias
Iniciamos com um encorajamento de Isaias: “CRIAI ÂNIMO, NÃO TENHAIS MEDO!”.
Apesar de Deus ter criado o homem para a plena felicidade o próprio homem causou sua desgraça pela desobediência.
Contudo, como o amor de Deus é infinito mesmo assim  não deixou seus filhos em desamparo e desde o inicio preparou o caminho para retorno à felicidade. Para isso Isaias estimula os desanimados: NÃO TENHAIS MEDO.
No testemunho dos cegos que passaram a enxergar, dos mudos que voltaram a falar, dos que voltaram a andar e do deserto jorrando água, o profeta nos convence da misericórdia e poder de Deus na restauração dos homens.
Tiago
Se o amor de Deus é infinito, e sendo nós suas criaturas prediletas, nada mais certa do que a lição de Tiago no que diz respeito a tolerância e amor entre as pessoas. Pecadores ou não somos indistintamente amados por Deus.
Logo, erra e muito aquele que por orgulho ou seja qual for o motivo despreza o irmão. Tiago dá um acertado puxão de orelha nos que menosprezam as pessoas simples e pobres colocando-os nos piores lugares e separados dos grupos “de elite”, e como bajuladores privilegiam os mais ricos, famosos, poderosos, acolhendo-os melosamente disputando aproximação com eles oferecendo-lhes os melhores lugares, as melhores iguarias, o melhor destaque.  Vergonhosa discriminação esquecendo que não é a riqueza nem a pobreza que devem nortear os valores humanos, mas a honra, a dignidade, o respeito, a FÉ principalmente já que o assunto aqui é religioso. Somente os humildes de coração e que amam de verdade alcançarão o Reino tão prometido por Deus.  
Evangelho
Jesus, em Marcos, narra sobre um homem surdo e praticamente mudo conduzido por pessoas que tinham fé e sabiam que Jesus era capaz de operar milagres. Intercederam pelo deficiente pedindo que lhe impusesse a mão.
Jesus atende e mesmo não sendo necessário através de sinais quis deixar evidente a cura. Com os dedos tocou nos ouvidos e com saliva tocou a língua do enfermo. E ele ficou curado.
Irmãos e irmãs.
Como nos faz bem tratar os irmãos com igualdade. Como nos fortalece olhar para a face feliz do necessitado que foi ajudado.
Não podemos ter medo de nada que seja contrário aos princípios divinos. Servir é exercer a diaconia de Cristo, é ajudar o irmão a se levantar e crescer, a enxergar as coisas boas da vida.  
Isto faz parte da missão evangelizadora, olhar para Jesus e olhar para os irmãos fazendo tornar possível uma vida em harmonia e paz, principalmente num momento como hoje, em que a maldade ultrapassa limites, crimes bárbaros contra a vida acontecem aos nossos olhos, um numero de irmãos se perdem nas drogas, nos vícios da sociedade com corrupções e tantos outros desgostos, no abandono da religião, na falta de fidelidade à fé cristã católica.
        Aquele homem deficiente foi curado não somente fisicamente mas também espiritualmente. E mesmo recomendado para não falar soltou sua voz louvando e agradecendo a Jesus.
        Pois é, irmãos, Jesus tem feito bem todas as coisas inclusive pra você. Não deixe escondidas as coisas boas que a Igreja de Jesus te ensinou.  Tenha coragem, assuma sua fé, faça parte do rebanho dos chamados que caminham em direção ao Reino.  
Seja feliz.
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário