Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 20 de setembro de 2015

ACOLHER JESUS É ACOLHER O PAI, É TRANSFORMAR A HUMANIDADE - 20.9.15

REFLEXÃO DOMINICAL
25º DTC – ANO B - 20.09.2015
Sb 2,12. 17-20; Tg 3,16-4,3;  Mc 9,30-37
ACOLHER JESUS É ACOLHER O PAI, É TRANSFORMAR A SOCIEDADE.
Amados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
As lições evangélicas serão somente para fins religiosos ou espirituais? Evidente que não.
Os ensinamentos cristãos embora tenham sido transmitidos com a intenção de salvar a humanidade dos pecados encravados em suas almas, aqui no sentido espiritual, tem um alcance também fora do contexto eclesial. 
O homem sempre viveu em comunidade. O ermitão existe, mas é uma rara exceção. Até Deus uno tem sua comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Essa convivência harmoniosa entre grupos de pessoas que juntos formam uma comunidade enorme dentro de uma nação deveria ser formada de pessoas justas. Mas como ser justo se o pecado fizer parte da índole de seus membros?
Vejam, aqui precisamos da orientação doutrinária cristã para expandir ao convívio social, comunitário. Precisamos de sabedoria que vem do alto e se distribui no plano horizontal.
Tiago em sua carta fala das rivalidades, invejas, que acabam promovendo, brigas entre irmãos, intrigas, guerras, guerrilhas, quadrilhas, ladroagens, corrupções, muitas vezes alcançando altos escalões das lideranças de um povo que passam a “governar” para si e não para quem o elegeu.
Impunidade? Falta de cultura? Falda de educação? Falta de civismo?  Sim, tudo isto e mais a falta de amor a Deus, de fidelidade à Igreja, de uma formação familiar sadia e tantos outros princípios que estão sendo desprezados na medida em que se afasta do Sagrado.
Tiago ensina que aceitando a sabedoria que vem de Deus, o homem despoja-se dos vícios humanos e converte-se para a pratica da justiça e da paz.
Lamento falar nisso, mas o que está acontecendo em nosso Brasil com esses “lava-jatos”, “mensalões”, “pixulecos”, tantas desonestidades tomando conta de todos os recantos do país desonrando o sl 33,12 que diz: “FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR”. Façamos por merecer essa dignidade.
O Brasil nasceu cristão e católico, mas não conseguiu manter-se assim. O homem foi criado Santo mas não conseguiu manter-se assim.
Precisamos, então, reagir culturalmente, civilizadamente, e principalmente religiosamente.  Dará trabalho, mas é possível, numa força de oração conjunta, transformar não o Brasil, mas os brasileiros em cidadãos que se tornem dignos do sinal cristão. Para isso precisamos exercitar nossas atitudes com idoneidade dentro e fora da Igreja. Dentro da Igreja sendo coerente com a crença e fé sabendo o que pedir e como testemunhar, e fora da Igreja testemunhando e agindo com liberdade, mas revestidos de sabedoria, cultura, civismo e honestidade e responsabilidade.
São Marcos no Evangelho ensina que o caminho para a salvação dos homens espiritualmente falando e como cidadãos deste mundo, que Jesus é o indicador do caminho reto. Jesus ensinou como ser HOMEM deste mundo e ele é plenamente confiável porque é DEUS e Senhor da Sabedoria.
Quantos não disputam muitas vezes um primeiro lugar, não no pódio dos justos, mas dos que querem levar vantagens sobre o outros por pura falta de caridade?
Precisamos, segundo Jesus, voltar um pouco a ser criança, isto é, retomar a inocência.
Ainda é possível melhorar este mundo e nossa espiritualidade começando cada um por si mesmo. Esta é uma das propostas da Liturgia da Palavra de hoje. 
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário