Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 23 de fevereiro de 2014

SEDE PERFEITOS!




 REFLEXÃO DOMINICAL

7º DTC – Ano A - 23.02.2014

Lv 19,1-2.17-18; 1Cor 3,16-23; Mt 5,38-48

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

         O Cristão sabe que Jesus veio a este mundo para salvar a humanidade. Salvar do que?   Da condenação eterna, do pecado, do inferno, e ganhar a recompensa do Céu junto de Deus!

         E já no inicio do texto bíblico de hoje, Livro do Levitico, Deus manda Moises anunciar aos filhos de Israel e, evidentemente a toda a humanidade, que todos são chamados a serem santos, assim como o Senhor é Santo, cuja atitude implica em amar o próximo como a ti mesmo, sem ódio, sem a covardia da vingança.

         Vejam irmãos, que o v.17 toca num assunto que os cristãos têm receio de por em prática: o de chamar a atenção daqueles que trazem ódio no seu coração. Aliás, ponto falho de alguns católicos pela má formação religiosa e  falta de compromisso religioso.

         Todos são chamados a Evangelizar, a servir a Jesus e a Igreja. Por isso somos uma comunidade de irmãos que caminha junto para não se desviar do rebanho nem do seu pastor Jesus. Temos nossas pastorais, ministérios, grupos, que se formam dentro das comunidades justamente para aperfeiçoar conhecimentos e se tornar útil e preparado para a pregação da Palavra.

         O convite é bastante entusiasta: SEDE SANTO! Existirá motivação maior do que esta para quem se encontra deprimido, em estado de pecado?

         Certamente que esse chamado de atenção ou advertência deve vir revestida de humildade, carinho, compreensão, delicadeza, para que não se transforme em palavra de algoz. 



         São Paulo lembra que tudo o que existe nos foi dado a usufruir, a natureza e tudo o que a completa. Mas que nós somos de Cristo e se somos de Cristo somos de Deus. Logo, na verdade, usufruímos de tudo o que está ao nosso alcance, mas assim como nós, tudo pertence a Deus.

         Assim, o universo todo é um santuário de Deus e nós, partes deste mundo, somos também Santuários de Deus onde nosso corpo abriga nossa alma. Por isso que no v. 16 Paulo pergunta: “sabeis que o Espírito de Deus mora em vós”?

         Logo, continua São Paulo, se destruirmos o Santuário de Deus que está em nós perderemos nossa imunidade contra o pecado e seremos destruídos.

         Somos formados de CORPO e ALMA. Esse conjunto é que forma o Santuário.          Embora o corpo tenha uma vida temporária até a morte e depois virá a ressurreição, enquanto estivermos vivos o corpo tem uma missão especial de abrigar a alma internamente, mas externamente tem sua função de caminhar, pegar, crescer, abraçar, movimentar-se mais rapidamente ou lentamente, parar, sentir, proteger nossos órgãos, pensar e agir, tudo sob impulso da alma.

         Daí, então, respeitar o corpo faz parte da vida tanto que é sobre ele que recebemos as exéquias com as bênçãos próprias, ao mesmo tempo em que entregamos a alma separada a Deus.

Ainda vivemos sob mistérios. Não sabemos tudo sobre as coisas deste mundo, mas o suficiente para confiar em Deus que deve ser exaltado e glorificado a todo o momento. Afinal, Jesus entendendo as dificuldades humanas não deixou o mundo a mercê do pensamento de cada um mas quis logo após concluir a sua missão, organizar uma comunidade que começou com os doze apóstolos e uma Igreja dotada da garantia da presença de Jesus durante todos os tempos, Igreja que cresceu com os crentes católicos ouvindo seus pastores bispos, padres (presbíteros) e diáconos que mesmo sem jamais julgarem-se maior do que Jesus, estão habilitados pelo sacramento da ordem a falar em Seu nome, com a bíblia, a tradição e o magistério da Igreja.

        

         No Livro do Levitico aprendemos que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. É a lição do amor incondicional.

         Agora, no Evangelho, Mateus inicia lembrando o costume antigo do “olho por olho, dente por dente”, e ainda aconselha a não enfrentar os malvados, a oferecer a outra face ao agressor, a entregar seus bens se for demandado, a andar dois quilômetros se alguém forçar a caminhar um, nem virar as costas a quem pede emprestado.

         Difícil compreender. Seria preciso um bom tempo de palestra para que esse pensamento de Jesus pudesse ser assimilado. Mas no v. 44 as coisas ficam mais esclarecidas: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!”. Que desafio!

         Irmãos, Jesus não quer dizer que fiquemos cegos diante das injustiças, dos aproveitadores, dos que agridem fisicamente e moralmente, daqueles que ofendem...

         O que Jesus ensina é que não devemos odiar e sim perdoar os ofensores. Isto não significa abdicar dos nossos direitos.

         Sim, é difícil! Mas existe uma expressão muito conhecida: “ame o pecador, odeie o pecado”.

         Existe uma diferença entre procurar justiça para nossos direitos e o perdão.       

         Se alguém rouba seu veículo, você o processa. Correto! Se alguém ofende sua moral, você o processa. Correto! Agora, odiar essas pessoas que infringem a lei, é errado. Aqui reside a virtude que Jesus espera de cada um: amar até os inimigos. E rezar por aqueles que nos perseguem e ofendem.  

         Devemos reconhecer que se para nós essas atitudes são difíceis, para Deus não é. Contudo, não é impossível amar e até rezar pelos inimigos uma vez que somos Filhos de Deus, e estamos sob sua direção e sob o comando do mandamento amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Então não temos escolha, a não ser amar e perdoar.

         Afinal, termina Jesus, amar somente os que nos amam que recompensa teremos?  E cumprimentar somente os nossos amigos e irmãos, o que existe de extraordinário nisso?

         O convite de Jesus no v. 48 convence de que viver o amor em plenitude nos leva a chegar a perfeição: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

         Com muita caridade, oração, Missa e Sacramentos e um constante exercício de espiritualidade, tenha certeza, irmãos, chegaremos lá com a graça de Deus!

Com Jesus e Maria.
Diac. Narelvi.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

SAIBA ESCOLHER ENTRE O BEM E O MAL



REFLEXÃO DOMINICAL


6º DTC – Ano A – 16.02.2014


Eclo 15,16-21 (Gr.15-20); 1Cor 2, 6-10;  Mt 5,17-37

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
1ª PARTE
            Jesus Bem Sirac é o autor desse livro escrito no inicio do II século a.C. e revela inteligência e sabedoria do escritor que abre caminhos para diversas opções de reflexões. Vou conduzir a minha para uma realidade brasileira: a) na religião:  descrenças, relativismo religioso só porque Jesus é o mesmo, abandono da fé, misticismo religioso, falta de oração,  igrejinhas particulares, desconsideração aos Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja, egoísmo no exercício dos ministérios, a falsa idéia de que mesmo abraçando o pecado não será condenado ao inferno, a desobediência  à doutrina da Igreja, os Sacramentos não levados a sério, etc. etc.; b) nos relacionamentos humanos: roubos, assaltos, corrupção, anarquia, delinquencia de menores, homicídios, brigas familiares, desarmonia e falta de respeito entre pais e filhos, prisões e presidiários, manifestações populares manipuladas, danos ao patrimônio público e particular, falta de educação e de respeito, dinheiro público desviado e aplicado em inutilidades,  saúde pública abandonada, aborto, homossexualismo como produto de consumo, falta de patriotismo, e outras vergonhas que você poderá acrescentar.
            O mundo não foi feito assim. O homem e toda a natureza foram criados por Deus com toda a perfeição. Até fomos feitos a sua imagem e semelhança. Alguém estragou tudo e não foi de repente. Nós!
            O Eclesiástico ensina, então, que Deus é o centro  para onde devemos nos dirigir. Afastado Dele, o homem se perde.
            Dois são os caminhos: do bem e do mal, a vida e a morte. Conforme o v. 17, Deus colocou diante dos homens o fogo e a água para que escolha onde colocar a mão.
            O livro fala nos ímpios como aqueles que preferem optar pelo mal, pela morte, pelo pecado, mas também ressalva que os obedientes aos mandamentos e os que colocam sua vida à disposição da ética, da moral, da educação, da fraternidade, da religiosidade consciente e sincera, estão sob a proteção de Deus.
            Você, irmão, é livre. Deus não o obriga a nada, mas ensina, adverte e premia os que o seguem, pois que o Senhor jamais mandou alguém cometer os deslizes que exemplificamos no inicio, jamais mandou alguém errar ou pecar, sabendo-se que se as consequencias humanas já são terríveis nas celas dos presídios, na insanidade das drogas,  nos desprezos sociais e familiares, nos sofrimentos a que são levados os excluídos da sociedade por culpa de seus crimes e desonras tudo porque fizeram a escolha errada, imaginem como será o inferno para os que não se importarem com a Salvação.
            A mensagem não é para levar as pessoas ao desânimo ou ao desespero, mas para despertar-lhes a  consciência e encorajá-las a escolher sempre o lado do bem e da vida, a direção que Deus por Jesus Cristo e o Espírito Santo aponta para cada um.  Mas se você já tomou a direção errada, mesmo assim Jesus continua a sua procura como o pastor que busca a ovelha perdida e se alegra quando a encontra. É só você querer e permitir que a graça de Deus aconteça na sua vida e estará restaurado como homem novo.
2ª PARTE
            São Paulo nos ajuda a compreender a escolha e conversão que acima propusemos.
            Certamente que a sabedoria humana para este mundo é importante e necessária, mas a verdadeira sabedoria não é deste mundo, e sim provém de Deus para que possamos discernir sobre o bem e o mal, o pecado e a vida,  de modo que nos convençamos de que não vivemos para este mundo, mas para um mundo espiritual junto de Deus.
            O mistério da sabedoria de Deus é percebido na pratica religiosa, na fé e na confiança na Igreja. Observem irmãos, que nem todos os poderosos e inteligentes deste mundo são capazes de alcançar a sabedoria divina, pois, segundo Paulo, se conhecessem, não praticariam o mal nem colocariam nossos irmãos na desastrosa anarquia ética e moral que testemunhamos, nem o povo antigo crucificaria Jesus Cristo.
            Irmãos, Deus preparou a todos indistintamente para o serviço do bem, principalmente a nós que assumimos esse compromisso em nossa ordenação. A salvação por Jesus Cristo é uma conquista pessoal, mas o imenso amor por Deus nos leva a evangelizar, a anunciar Jesus e a Salvação a todos como abertura de caminho para o Céu, “lugar” “que Deus preparou para os que o amam, algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu” segundo São Paulo.  
3ª PARTE
            No Evangelho Jesus explica que não veio abolir a Lei e os Profetas, mas aperfeiçoá-las para que se possa melhor cumpri-la.
            Nada do que Deus fez pode ser mudado. Seus ensinamentos não podem ser retificados segundo o gosto e a interpretação bíblica de cada um. Nem na prática religiosa católica deixar de fazer o que a Igreja ensina para praticar como bem entender: missas de vez em quando, comungar em estado de pecado, rejeitar o matrimônio religioso ...
            Portanto, grande aos olhos de Deus são os que seguem fielmente os seus preceitos com destaque à fraternidade e humildade para pedir perdão e perdoar para que possa ser digno da comunhão Eucarística. Em contrapartida, os duros de coração que não se reconciliarem e ainda desafiarem Deus e a Igreja excluídos da presença de Deus.
            Jesus quer sinceridade. Ele quer que o juramento que você fez no seu batismo e tantos outros prometidos na sua vida religiosa e devocional sejam um constante SIM para os compromissos assumidos com Deus, e NÃO para tudo aquilo que desagrada a Deus.
            Os instrumentos necessários para a sua salvação você já os adquiriu desde o seu batismo. Agora é só continuar colocando em prática alimentando-se da Palavra e da Eucaristia na maior fonte de bênçãos e graças que existem: a SANTA MISSA que torna presente o SACRIFICIO e COMEMORAÇÃO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO, e quando nós também, com Jesus, nos oferecemos ao Pai.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi

domingo, 9 de fevereiro de 2014

VOCÊ ESTARÁ SENDO SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO?



REFLEXÃO DOMINICAL

5º DTC – ANO A – 09.02.2014

Is 58,7-10; 1Cor 2,1-5; Mt 5,13-16



Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

        Os bons caminhos, as melhores orientações só podem vir de Deus. Basta acompanhar o profeta Isaias para comprovar. Que formação acadêmica ele teve? Que cultura viveu na sua época? A resposta resume-se no mesmo sentimento de crença incondicional em Deus e que foi transmitida a todos nós: A FÉ e aceitar tudo o que o Senhor diz e inspira. E colocar em prática.

        Isaias inicia falando sobre um gesto fraterno que até hoje se impõem porque os necessitados, apesar de milênios, ainda existem na face da terra.

        Basta acompanhar os noticiários e testemunhar nas ruas, nas favelas, nos núcleos pobres, nas portas dos hospitais, nos presídios, nas escolas, e até vizinhos próximos para constatarmos que os sofredores continuam.

        Pão aos famintos, acolhida aos pobres, vestir os maltrapilhos, são necessidades que o Senhor, por Isaias, nos convida a suprir.

        Reconhecemos que fica difícil mas não impossível a cada um, individualmente, assumir tão árdua tarefa, mas coletivamente, organizadamente, é uma forma inteligente de servir.  

        Hoje a nossa sociedade é organizada. Temos uma estrutura política e democrática que em nome do povo subsiste para servir o povo. Logo, não se pode admitir que num pais que se diz cristão desvie o seu objetivo principal que é o de servir e proteger o cidadão para em desrespeito a ética e a moral desviar suas rendas que é nossa para extraordinários e absurdos estádios de futebol onde o dinheiro, milhões, desaparecem; corruptos do padrão mensalão roubam fortunas; dinheiro brasileiro é destinado sigilosamente  a Cuba e outros países nada democráticos com quase certeza de que não serão restituídos; obras faraônicas iniciadas e não concluídas; pontes, viadutos e rodovias que não levam a lugar nenhum; impostos aviltantes; gastos de comitivas governamentais escandalosos, enquanto que, desmentindo as propagandas enganosas do governo estão os doentes empilhados e morrendo em hospitais públicos e outros que nem ao hospital chegam, a educação avacalhada, a segurança inoperante, desempregados que não conseguem empregos,  cidadãos passando fome ou dificuldades financeiras,  o engodo das diversas bolsas demagógicas que mantém os beneficiários pobres, enquanto os esbanjamentos e a desordem pecaminosos continuam.

        O Senhor quer que todos façam suas partes, mas exige que se grite, conteste e proteste contra nossos representantes quando, ao invés de administrar com dignidade e respeito deixam esses ideais para preocuparem-se em si mesmos, nas suas perpetuações no poder.

        Por isso, irmãos, Isaias deu-se muito bem e resumiu o que é dever de cada um e da sociedade politicamente organizada: “8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá”. Eis-me aqui'. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia”.

2ª PARTE

        São Paulo escrevendo aos corintios, complementa Isaias e dá uma lição muito proveitosa: A atitude que se deve ter para qualquer forma de anuncio, principalmente quando se quer levar  a Palavra dos Santos Evangelhos: Deixar de lado linguagens que escondam seu verdadeiro sentido, não procurar prestigio pessoal, não pensar que é melhor do que os outros, mas deixar-se levar pelos ensinamentos de Jesus.

        A humildade e vontade se agir corretamente fez São Paulo sentir receio e tremor. Por isso suas palavras eram medidas pela sabedoria e inspiradas pelo Espírito Santo depositando na sua FÉ a certeza de que estava fazendo a vontade e obedecendo ao poder de Deus.

3ª PARTE

        Por isso irmãos e irmãs, a pergunta do tema: VOCÊ ESTARÁ SENDO SAL TERRA E LUZ DO MUNDO?

        São Mateus, porta-voz de Jesus chama a atenção para a atitude que devemos ter diante dos homens: Sal da terra e Luz do Mundo! Isto é, seja alguém útil!

        O que você, meu irmão, está fazendo por si próprio, pela sua família, pela sociedade, pela Igreja, pela sua religiosidade? O que você representa para outros? Um sal que não salga ou uma luz que não ilumina? Então, perdoe-me, você não estará servindo para nada! Porém, se você fortalece, corrige, ensina, dá bons testemunhos e exemplos, então você  é uma pessoa digna, grandiosa aos olhos de Deus, um verdadeiro SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO.

        Isto é o que Deus quer: que “brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Diac. Narelvi.

Hoje, às 15:30 horas, ordenação diaconal a caminho do presbiterato, do jovem talentoso Thiago Trigo, na Diocese de Paranaguá-Pr. Estarei lá!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

(DES)AMOR À VIDA - O ULTIMO CAPÍTULO



A novela Amor à Vida a quem antes me referi como "(des)Amor à Vida, novelinha sem vergonha” pelas imoralidades e incoerências, com seu ultimo capitulo imitador de todos os últimos capítulos de novelas, assemelha-se a uma casa antiga, frente feia, o tempo todo  com seu interior super desarrumado,  mobília velha, pintura desbotada, paredes sujas,  cupins, pertences fora dos lugares, goteiras, bolor,  um horror apesar de se encontrar dentro um ou outro objeto de valor, conservado, útil e aproveitável, e serviçais habilidosos e dotados de boa aparência física.

De repente, no finalzinho da vida, no ultimo minuto da prorrogação, o proprietário resolve fazer uma reforma na parede da casa que defronta com a rua. Uma aparente bela parede surge, mas com defeitos enrustidos. Aí, essa parede agrada aos olhos de alguns desatentos transeuntes e faz esquecerem do conteúdo interior horrível de toda existência do prédio, que não se apaga com a tapeada parcial reforma passando a ser admirado pelos vibrantes simpatizantes: “Que casa maravilhosa!”.
Diac. Narelvi.

APRESENTAÇÃO DO SENHOR - DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA



REFLEXÃO DOMINICAL

Ml 3,1-4; Hb 2,14-18; Lc 2, 22-40

Apresentação do Senhor – Ano A – 02.02.2014

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo, em especial aos meus irmãos Consagrados.
1ª PARTE
         O Domingo de hoje foi premiado com a Missa celebrada pelo Papa Francisco lembrando a Apresentação do Senhor e o Dia Mundial da Vida Consagrada transmitida ao  vivo pela televisão. Celebração belíssima e algo extraordinário que encanta e nos aponta para a beleza do  Céu. No mundo todo católico as Santas Missas tiveram a mesma intenção.  
         De repente acordei para a realidade de que eu também, como diácono, sou um consagrado, ministério cujo exercício na minha paróquia e Diocese de residência aguardo há mais de cinco anos. Então, a data também é minha!
         O profeta Malaquias fala num mensageiro anônimo anunciando o “Dia do Senhor” em que Deus vai descer ao encontro do seu Povo para criar uma nova realidade, eliminar o egoísmo e o pecado, purificar o coração do seu povo. Um novo tempo e uma verdadeira comunhão entre Deus e os Homens.
         A figura desse mensageiro nos leva a inserir na realização da profecia a vida consagrada. Homens e mulheres que se consagram a vida e ao ministério religioso da Igreja de Cristo, sejam leigos ou ministros ordenados.
2ª PARTE
         São Paulo nos fala de Jesus como igual, aquele que tem a carne e o sangue como nós, mas que tinha por missão especial combater e eliminar o pecado, destruir o diabo e com isso libertar os pecadores da escravidão dos erros. Jesus se fez, portanto, igual a nós para nos alcançar e ficar mais perto, sem disputa de superioridade, de domínio, de comando desmedido, para que pudéssemos usar da liberdade de escolha por Ele oferecida para, enriquecidos pela graça abraçássemos sua doutrina, e pela conversão pudéssemos alcançar a Salvação, a vida eterna.
         Mas São Paulo fala também que Jesus tornou-se semelhante a nós como caminho para o exercício de um sacerdócio misericordioso segundo o desejo do Pai.
3ª PARTE
         Afinal, hoje a Igreja celebra a apresentação de Jesus.
         Era costume segundo a Lei de Moisés, as mães apresentarem seus primogênitos do sexo masculino ao Senhor.
         No Templo se encontrava Simeão que já aguardava esse momento com a
promessa do Espírito Santo de que não morreria enquanto não se realizasse a profecia.
         Simeão, então, foi o primeiro a acolher em seus braços o menino Jesus, lá no Templo, e com que tranquilidade e alegria soltou sua voz para desabafar: “29"Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.". Anunciou as contradições que surgiriam, e quanto a Maria, preveniu: “Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma."

Queridos irmãos.
         Jesus é o Messias profetizado que por tantos milênios foi esperado. Poucos séculos antes de nascer o seu anúncio foi muito mais profundo colocando à frente tantos profetas, patriarcas, sacerdotes, que com suas próprias vidas romperam barreiras da incredulidade até que Jesus nasceu.
         Simeão teve o privilégio de receber em seus braços o tão esperado Salvador. Naquele momento Jesus não apenas foi apresentado ao Templo, ou a Simeão, mas à toda a humanidade não como um simples primogênito do sexo  masculino como a todos os outros do seu tempo, mas como alguém muito especial que Simeão reconheceu e identificou como o Salvador, como Deus feito Homem que veio para iluminar as nações.
         A partir de então, outros consagrados pós Cristo deram sequencia aos ensinamentos de Jesus que podemos também dividir entre o antes e depois da morte na cruz que compõem o NT.   Alguém precisava dar continuidade ao seu Plano de Salvação. Homens e mulheres que aderiram à fé Cristã tinham a missão de continuar com a Evangelização. Jesus desde o inicio fez suas escolhas e seus chamados, mas não como ovelhas sem pastor para que se espalhassem sem rumo. Um pastor para suas ovelhas. Sim, Jesus tem por suas ovelhas que é toda a humanidade e a quem ama indistintamente e incondicional um apego de unidade e por isso quer vê-las todas unidas a ele. Um só pastor para todas as ovelhas; para todos nós!
         Dentre essa imensidão de consagrados que conta com tantos católicos engajados nas pastorais e ministérios leigos, religiosos e consagrados como também nossas queridas freiras, não podemos deixar de dar um destaque especial aos ministérios ordenados do bispo, presbítero e diácono, alicerces da Igreja cuja cabeça é Cristo e  chefiada pelo bispo de Roma o Papa.  
         Dom Pedro Brito, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB mandou uma bela mensagem aos  consagrados e consagradas. Disse: “A vida, a vocação e a missão de quem se consagrada a Deus, a exemplo de Jesus, deve também ser um farol que ilumina aqueles que vivem na noite do pecado, da ignorância e do desamor. Ajudar os homens e as mulheres do nosso tempo a se encontrar com Jesus e ter a alegria de carregá-lo no coração é a missão primeira de quem se consagra a Deus na doação total", E cita frase do Papa Francisco inspirada na Evangelli Gaudium (EG 69): “os religiosos tem na sua vida consagrada um meio privilegiado de evangelização eficaz. Pelo mais profundo de seu ser, eles situam-se de fato no dinamismo da Igreja, sequiosa do Absoluto de Deus e chamada a santidade. É desta santidade que dão testemunho. Eles encarnam a Igreja desejosa de se entregar ao radicalismo das bem-aventuranças” (EG, 69).
         Irmãos no ministério Ordenado. A Igreja é UNA. Cristo é nosso Deus e Salvador e nosso líder fundador da IGREJA CATÓLICA de quem somos seus ministros e a quem prestamos juramento de obediência na pessoa dos bispos.  Já dizia Santo Inácio de Antioquia (67-110 dC) que “SEM O BISPO, OS PREBÍTEROS E OS DIÁCONOS, NÃO SE PODE FALAR DE IGREJA”, fundamento tão forte que constou tal afirmação no parágrafo 1593 do Catecismo da Igreja Católica.
         Quero manifestar minha alegria pela apresentação de Jesus e viver num tempo em que Ele já foi apresentado. Quero desejar que todas as forças vivas da Igreja, religiosos, leigos e ministros ordinários e extraordinários, principalmente meus irmãos  ordenados bispos, presbíteros e diáconos que honrem o Sacramento da Ordem e exerçam suas funções consagradas. Que exista harmonia entre nós sem preconceito quanto ao grau de cada um visto que somos iguais, sem hierarquia sacramental a não ser pelo respeito às respectivas funções. E que os bispos e presbíteros que ainda rejeitam o diaconato permanente destoando do Evangelho e da própria Igreja e do bom senso e coerência, revejam suas posições para que a unidade clerical, o tripé ministerial ordenado, fortaleça-se para que possamos testemunhar com santidade nossa missão. Somente assim a data de hoje terá sentido.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.