Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de dezembro de 2013

4º DOMINGO DO ADVENTO - MARIA, A VIRGEM MÃE DE JESUS



REFLEXÃO DOMINICAL

4º DOMINGO DO ADVENTO – ANO A – 22.12.2013

Is 7,10-14; Rm 1,1-7; Mt 1,18-24

 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

        Hoje, o último domingo do advento deste ano litúrgico. Estamos encerrando as portas  das quatro semanas para um inventário espiritual.

        Pra você, meu irmão, este Advento produziu frutos? Que frutos?

        O profeta Isaias, fala de um tempo remoto, 700-690 aC, em Jerusalém, sendo rei Acaz que se encontrava na iminência de ser abatido com sua família pelos inimigos. Mesmo com a promessa de Deus de que seu reino jamais seria tirado, prefere acreditar na nação Assíria a quem pede ajuda, mais do que no próprio Deus.

Isaias conhecia os perigos que a Assíria traria mais tarde e tentou convencer Acaz de que deveria acreditar somente nas promessas de Deus que tudo daria certo, e que poderia até pedir um sinal.  Porém, Acaz preferiu confiar na Assíria. 

Acaz recusa-se a pedir o sinal e é advertido por Isaias como que a dizer: “já não basta incomodar os homens ainda quer incomodar a Deus?"

O próprio Isaias, então, assume a apresentação do sinal: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel” que quer dizer “Deus conosco”, um grande rei sucessor de Acaz e nele continuará a realizar-se a promessa feita por Deus a Davi. A virgem se referia a mulher de Acaz.

        Realmente, deu tudo errado para Acaz ao confiar na Assíria.

        Mas o principal da profecia está no ultimo versículo que fez Mateus interpretar como sendo o nascimento de Jesus da Virgem Maria como a plena realização dessa promessa.  É o que nos diz o Evangelho de hoje nos vv. 21-25 .

        Contudo, deu certo o nascimento do filho de Acaz  com sua mulher de onde brotou um grande rei conforme a promessa reafirmada por Isaias.

        Mas o que coroa essa profecia é realmente a presença de Maria na história sagrada como virgem mãe de Jesus, o Emanuel, Deus conosco.

        Este Jesus profetizado em Maria já nasceu e reina, mas neste Advento mais uma vez liturgicamente nos preparamos para recebê-lo no Natal.

        A grande luz das nações. O Homem Deus que nasceu para assegurar a Salvação a todos os homens crentes em Jesus reconhecendo-O como o Messias prometido.

        Por isso estamos abrindo nossos corações. Precisamos esvaziar nosso corpo e nossa alma de todos os pecados para permitir que o espaço da nossa alma, da nossa espiritualidade, seja ocupado por Jesus, o Salvador.   

        Daí, irmãos, a pergunta sobre os frutos. Jesus é o fruto que você deve encontrar e ajudar a oferecer ao mundo.

        Na oração da Ave Maria recitamos junto com  Isabel (Lc 1,42) “E bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre JESUS”. 

        São Paulo ao escrever aos Romanos, faz questão de dizer que sua vocação não foi por imposição, mas por livre escolha depois de ter conhecido a Cristo, e para a pregação do Evangelho. Reconhece Jesus como descendente de Davi,  filho de Deus.

        O apóstolo nos faz lembrar – aos bispos, presbíteros e diáconos – de que recebemos de Cristo nossas vocações confirmadas pela  imposição das mãos dos bispos da Igreja Católica, com a finalidade de servi-Lo fielmente segundo as Escrituras o que nos obriga a obediência da fé. 

        Não podemos deixar de lado a participação santa de José, pai adotivo de Jesus que soube acompanhar e cuidar de Maria durante sua gravidez, convicto da obra do Espírito Santo, e também auxiliou na educação do menino Jesus formando juntos, a Sagrada Família de Jesus-Maria-José.

        Irmão, não faça vossa escolha errada como Acaz. Não procure fora da sua casa o que você já possui desde que nasceu pelo batismo. Confie mais na Santíssima Trindade e na  comunidade cristã que brotou com o menino Jesus há mais de dois mil anos e espera que todos façamos parte do seu Corpo.    

Louvado seja N.S. Jesus Cristo

Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário