Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 1 de dezembro de 2013

1º DOMINGO DO ADVENTO - SOMOS CHAMADOS À VIGILÂNCIA





REFLEXÃO DOMINICAL

1º Domingo do Advento – Ano A – 01.13.2013

Is 2, 1-5; Rm 13,11-14ª; Mt 24,37-44   

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
1ª PARTE

Iniciamos hoje mais um ciclo do ano litúrgico, o ano A.

       Somos chamados mais uma vez à vigilância.

    Somos tentados à rotina até mesmo na vida religiosa e este é o momento para retomarmos nossas forças e sairmos do comodismo, da passividade cristã que nos afasta da luta pelo ideal cristão.

     Isaias fala sobre o ponto mais alto da montanha, “o monte do Senhor” como  morada de Jahwéh. É uma referência que deve nos levar a Deus no sentido de que todos devemos concentrar nossos ideais, nossas esperanças, naquele que está acima de tudo. O topo da montanha nos lembra o Céu de onde Deus se estende de cima para baixo como que uma sombra real que alcança e cobre toda a natureza tendo o homem em primeiro plano.

     Esse alcance divino então nos atrai para que ninguém sinta-se excluído. A montanha é alta, mas Deus é o Senhor e nenhuma distância nos separa Dele. A sombra viva de Deus não se dirige apenas a uma determinada pessoa, mas a todos porque todos somos seus filhos.

        Na visão profética de Isaias mostra-nos a unidade dos homens em torno do único Deus. Temos nossa própria vida humanamente falando, nossa personalidade, nossa maneira de ser, porém, formamos um só Corpo criado por Deus para servi-lo, adora-lo, e sob sua proteção caminharmos juntos para uma nova e feliz vida de mãos dadas, unidos fraternalmente com o propósito de retomar mais uma vez, neste reinicio do ano litúrgico, os passos do Advento que irão aos poucos nos  afastando da passividade que fracassa, para nos conduzir a uma vida plena e vitoriosa para a qual fomos convidados como participes do Plano de Deus. Daí o convite: Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor”.

2ª PARTE

        O Apóstolo Paulo dirige-se aos romanos lá do inicio do catolicismo cristão recomendando-os a despertarem para a fé aspirando a salvação, aconselhando-os a abandonar as imoralidades que levam ao pecado. 

        Como criaturas de Deus, também tivemos um nascimento, um encontro com Cristo no batismo como cristãos recém-nascidos, com um longo caminho a ser seguido. Basta cada um relembrar dos momentos de alegrias e dificuldades pelos quais passaram. O nascimento batismal foi primordial, mas os passos seguintes dependem de nós.

        Hoje a mensagem de Paulo não é diferente. Como crentes católicos devemos despertar para um mundo de luz abandonando o mundo das trevas do pecado que contaminam a moral e os bons costumes e denigrem nossa imagem de cristãos. Egoísmo, injustiça, mentiras, hipocrisias, infidelidades, relativismo religioso, bebedeiras, orgias sexuais, rivalidades, são algumas das maldades humanas que prejudicam nossa fé.

        Quando Paulo fala que a noite já vai adiantada e o dia vem chegando, claramente aponta que o passado escuro deve ser substituído por um novo dia de luz para reencontro com Jesus na busca da Salvação.

      O que se espera do católico como crente nato, é que toda a sua atitude, toda a sua vida, esteja revestida do amor de Cristo.

PARTE

            O Evangelho narrado por Mateus compara nossa vida como no tempo de Noé quando os homens viviam distraidamente, rotineiramente, faziam o que bem entendiam sem preocuparem-se com as consequencias até que veio o dilúvio e os pegou de surpresa com a enorme destruição à exceção de Noé e sua família que se protegeram na arca.

        Irmãos e irmãs. Não estaremos hoje igualmente levando nossa vida descomprometidamente? Não estaremos deixando moldar nossas condutas pelos maus exemplos dos incrédulos, dos corruptos, das imorais novelas que levam ao desamor à vida, dos exemplos dos pervertidos que, como criminosos, se orgulham de suas prisões ou de indivíduos que ocupando os meios de comunicações, orgulhosamente exibem suas misérias morais? E até mesmo religiões cristãs multiplicam-se para, lendo a mesma bíblia, falarem linguagens diferentes?

      Somos convidados à conversão a todo o momento. Nós, crentes católicos, precisamos enaltecer a Igreja de Cristo que está sendo vilipendiada em seus valores apostólicos pelos opositores.

        É missão do fiel leigo junto com os ministros ordenados e religiosos, aproveitar o chamado do advento para fortalecer o que está correto e mudar o que está errado. E não podemos permanecer como se um “novo dilúvio” não pudesse acontecer pegando muita gente de surpresa. 

      Leiam, irmãos, os versículos 40-44 sobre o que poderá ocorrer. A proposta de Cristo é: Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor”. De nada adianta fechar a porta da casa com o ladrão dentro.

      Irmãos e irmãs. A oportunidade é agora! Renovem seu amor por Cristo, reassumam seu lugar nas Santas Missas, vivam os Sacramentos, sejam fiéis à Igreja Católica; bispos e padres renovem seus votos e permitam aos diáconos permanentes que ocupem seus lugares na Igreja para que o tripé ministerial se complete, e que todos ouçam Cristo e o Papa Francisco para que toda a Igreja continue cada vez mais próxima do Povo de Deus à luz do Santo Evangelho.

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário