Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 6 de janeiro de 2013

EPIFANIA: Com vocês, Jesus Cristo!



Reflexão dominical - EPIFANIA
(Is 60,1-6; Ef 3,2-3a.5-6; Mateus 2,1-12)
Domingo - Ano C – 06.01.2013
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE
         As mães emocionam-se de alegria quando seus filhos nascem. E ainda no clima da maternidade prolongam essa alegria ao receber visitas daqueles que querem compartilhar do momento no sentido de parabenizar e apoiar pela dádiva do parto.
         É realmente um dos maiores e melhores momentos da mulher: Dar à Luz, dar ao mundo o filho por ela gerado. Imagino Maria falando aos visitantes: EIS AQUI O MEU FILHO.
         O Evangelho de Mateus fala sobre os magos, as suas alegrias ao verem o menino, o Rei dos Judeus. Essa visita sintetiza a apresentação de Jesus ao mundo. É a Epifania do Senhor. A confirmação da promessa. É o Messias no meio do povo. Alegria, alegria, alegria!
         Isaias traz a história de Jerusalém do tempo em que era humilhada, destruída, abandonada, com seus filhos exilados, sem esperança de retorno. Sob o olhar de Isaias Jerusalém era como uma viúva desprezada e velha, diferente de antes quando se comparava a uma jovem elegante.
         Jerusalém está construída numa montanha de onde se formam vales. Isto faz com que ao despontar o sol fique tomada por uma luminosidade espetacular, ao contrário dos vales aonde as sombras permanecem lembrando as sombras da noite[1].
          Aqui entra a mensagem de Isaias: “LEVANTA-TE, ASCENDE AS LUZES, JERUSALÉM, PORQUE CHEGOU A TUA LUZ, APARECEU SOBRE TI A GLORIA DO SENHOR”.
            Irmãos e irmãs. Jerusalém é a Igreja. É nela que brilha a luz do Messias.
         Deixar de ser sofredora, dispersa, dividida, de contar no seu meio com cristãos católicos desordenados, fracassados, agonizantes ou infiéis que dividem ao invés de somarem é a mensagem profética.
         A vós de Isaias convoca essas pessoas a SE LEVANTAREM, ASCENDER AS LUZES DA SUA IGREJA, PORQUE NELA ESTÁ A LUZ DO SENHOR. É a mesma voz que serve para apoiar e encorajar os fiéis seguidores da doutrina cristã católica que em todos os tempos, até hoje, estão por todas as partes levando a Palavra, testemunhando o Evangelho com responsabilidade e compromisso de continuarem firmes praticando a epifania, apresentando Jesus sem timidez como verdadeiros mensageiros dentro e fora da sua comunidade. 

2ª PARTE
         São Paulo em sua carta nos faz sentir que hoje a Igreja tem Jesus vivo, presente. As misérias, sofrimentos, pecados e fracassos caíram com a vinda de Jesus.
         Lembra que compreendemos o mistério do Messias graças ao Espírito Santo que nos revelou tratar-se de Jesus o Salvador.
         Esse privilégio não é somente nosso. Lembra Paulo que os pagãos também são chamados a essa mesma herança de Deus; que Judeus e pagãos devem formar um só povo, assim como hoje não apenas as crenças não cristãs, mas também os próprios cristãos separados por denominações humanas devem se voltar a uma só fé, uma só crença, um só povo de Deus. 
        
3ª PARTE
Os magos foram os primeiros citados. Mas sem dúvida, muitos conheceram o menino Jesus e viram nele o Messias prometido. De uma pequena cidade Jesus foi apresentado, os magos ajoelharam-se diante dele e o adoraram e ofereceram seus presentes, os mais importantes da época: ouro, incenso e mirra.
         Jesus estava lá. A iniciativa da procura foi dos magos.
         Você já pensou que o Sacrário é a manjedoura de hoje? Que Jesus está lá, te aguardando? Que na Eucaristia ele desce dos Céus e habita entre nós, e no pão e no vinho consagrados torna-se real e muda-se para o seu coração? E que quem o conhece é incapaz de trair e não se deixa levar pelos Herodes da vida?.
         E, afinal, que presente nós, em nossos tempos, oferecemos a Jesus?  Jesus não quer barganhas com dízimos na base do quem da mais, nem se preocupa com templos luxuosos ou investimentos patrimoniais, mas espera que cada um o presenteie dando de si o amor, carinho, paz entre os homens, amizade, dedicação à sua Igreja, perdão, reconciliação, o ministério evangélico, enfim, que sejamos uma família verdadeiramente cristã.
         Este é Jesus. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi.


[1] Celebrando a Palavra, Ano C, de Fernando Armellini, pág. 72.

Nenhum comentário:

Postar um comentário