Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 18 de dezembro de 2011

ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO!

  Reflexão dominical - 4º domingo do Advento - Ano B - 15.12.2011 
2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16; Rm 16,25-27; Lc 1,26-38 

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
         Hoje, a inspiração está numa mulher. 
         Iniciando pela primeira leitura, Davi foi um dos personagens bíblicos mais importante na formação do grande povo de Deus que viveu pelo ano 1.050 a.C.   
Na sua idade avançada sentiu que enquanto ele residia num  bom palácio, a casa de Deus (arca) estava alojada numa tenda. Queria, então, construir uma casa para Deus e recorre ao seu conselheiro o profeta Natã, que numa segunda intervenção ao transmitir a fala do Senhor transmite-lhe uma pergunta com sentido de resposta negativa: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar?
No livro I Cr 22,8-10 fica esclarecido que quem construiria seria seu filho Salomão.
Nos versículos 10 e  11 (2 Sm 7) o Senhor diz por Natã que iria preparar um lugar para o povo de Israel,  e que faria também uma casa para Davi.
O Senhor revela uma intimidade de pai para filho e de filho para pai com relação a Salomão, e que essa casa a que se refere seria uma casa estável, para sempre.
Casa tem também o significado de família e descendência. Essa casa anunciada aqui na terra referia-se a pessoa de Jesus.
É impossível, irmãos, imaginar a Casa de Deus sendo iniciada nesta terra, entre nós, sem lembrar de Maria. Nossa Senhora abrigou Jesus no seu ventre e o criou. Nela, portanto, se estabeleceu a primeira Casa de Deus de onde nasceu Jesus, o Messias tão esperado.

         São Paulo fala em mistério. Refere-se ao projeto de Salvação conhecido por Deus desde o inicio (daí o mistério), e que para nós se tornou conhecido por Jesus Cristo.
         O Natal se aproxima. Momento de recapitular o que as Sagradas Escrituras nos falam sobre a vontade de Deus e o que Ele quer e espera que façamos como partícipes da grande comunidade de Jesus.
         São Paulo fala em fidelidade à pregação de Cristo.
         Não se trata de preparar os festejos natalinos com presentes e passeios. Não é isto que Cristo quer, mas sim, que manifestemos nossa alegria com o seu nascimento e nos tornemos fiéis multiplicadores da sua Boa Nova.

         Lucas narra como o projeto da Casa de Deus se implantou.
         Deus é por excelência O HOMEM prudente que edificou sobre a rocha (Mt 7,4). Projetou a sua vinda na pessoa firme de Nossa Senhora.
         Antes, preparou a estratégia. Manda um anjo falar com Maria que já sabendo de quem se tratava, assim a saudou: “ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO”.  E depois do conhecido diálogo, respondeu: EIS AQUI A SERVA DO SENHOR; FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA!”
         Graças ao projeto de Deus e ao SIM de Maria, Deus habitou entre nós. Implantou-se aqui na terra A CASA DE DEUS que se perpetua em nossas Igrejas com Jesus presente o tempo todo na EUCARISTIA, e em nossas famílias.
         E o anjo retirou-se. Assim conclui o Evangelho de hoje.

         Nesta ultima semana do Advento, o que pretendemos?
         Creio que será preparar uma moradia muito especial para Deus feito Homem que é Jesus.
Vamos aguardar o seu nascimento como  um  renascimento nosso para uma vida nova. Para uma conversão sem mudar-se da Sua casa. Vamos convidá-lo a sair do Sacrário para morar também no Sacrário dos nossos corações. 
         O anjo retirou-se porque fez a sua parte. Resta-nos dar continuidade com Jesus e Maria.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diác. Narelvi

Um comentário:

  1. Narelvi, boa noite,
    Pode paracer que não. Porém, já sinto falta das reflexões que me manda. Elas têm sido minha Missa Dominical. Por algum tempo elas não vieram. Achei que você tinha ficado chateado pela falta de resposta ou comentário. Mas tenha certeza de que foi muito grande minha alegria quando hoje, ao abrir o e-mail encontrei Nossa Senhora enviada por você,
    Como você sabe, também sou Congregado Mariano, iniciado por meu avô e meu pai. Assim, tenho já por costume venerar e amar a Imaculada. Ela tem sim, sido minha fortaleza. Tenho a certeza de que por ter fé na pessoa de Alguém que foi tão fiel e se entregou a Deus, tenho tido sempre frieza e força nos momento em que sou chamado a intervir em situações dificeis.
    Obrigado meu primo e irmão pelo apoio que me tem dado. Todas as dificuldades que tenho passado têm se desvanecido sempre em prol da felicidade dos meus mais próximos. Com certeza você tem tido participação especial neste sentido.
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Salve Maria.
    Um abraço,
    Neto

    ResponderExcluir