Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 9 de agosto de 2020

DIA DOS PAIS.

 

Dia dos pais.

 

Festejado o dia da MÃES, hoje são os PAIS os homenageados. E no entusiasmo dessa homenagem dividem a figura paternal de forma abrangente com todos aqueles que de uma forma ou de outra assumem esse papel cuidando dos filhos, sejam eles pais biológicos, de criação ou adotivos, e até às mães que circunstancialmente são obrigadas   a exercer a dupla função: de mãe e de pai.

Mas hoje o dia é DOS PAIS. Não gostaria de, pelo fato de que alguns pais efetivamente não cumprem a sua obrigação e dever familiar, moral, social e religiosa, rejeita-los colocando-os em um patamar desprezível substituindo-os pelas outras formas de paternidade. 

Somos frutos de uma concepção biológica e de amor entre UM HOMEM E UMA MULHER, e como PAI compete-nos primordialmente assumir o filho desde a sua concepção, nascimento, e assumi-los, respeita-los e ama-los durante toda a vida. Assim ensina o Senhor Deus e a formação cristã aceita.  Porém, nem sempre essas premissas se mantém inquebrantável por “N” motivos, advindo daí as outras formas de paternidade já conhecidas e que o Senhor Deus também aprova.

Contudo, não se pode afirmar que em todos os casos de abandono do filho ou afastamentos do pai biológico   sejam resultados de suas próprias culpas ou irresponsabilidades, assim como não se pode dizer que o pai substituto igualmente não erra nos seus procedimentos e condutas. Cada caso é um caso.

Não é difícil imaginar quantos pais biológicos sofrem neste mundo por estarem afastados dos filhos. O pensamento de que Pai não é somente aquele que faz, mas o que cria, que participa e que dá amor e carinho” é verdadeiro na medida em que não exclui o pai biológico seja ele quem for. Errado é exaltar a paternidade somente ao pai que cria.

         Por isso queremos que este dia seja entendido como um dia de conclamação ao respeito, gratidão e amor por todos os pais biológicos, de criação e adotivos com nossos aplausos pela disponibilidade paternal.

Parabéns, amigos pais lembrando especialmente aqueles que já partiram deste mundo, como o meu. Deus os abençoe.

 

       


Gn 1,27Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou.  Gn 1,28 28Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra...”

 

 Gn 2,7 - O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente. Gn 2,22-24:  E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne

Prov. 4,1-3: 1Ouvi, filhos meus, a instrução de um pai; sede atentos, para adquirir a inteligência,2porque é sã a doutrina que eu vos dou; não abandoneis o meu ensino.3Fui um (verdadeiro) filho para meu pai, terno e amado junto de minha mãe. Prov. 10,1:O filho sábio é a alegria de seu pai; o insensato, porém, a aflição de sua mãe.

Eclo. 3,2 : Ouvi, meus filhos, os conselhos de vosso pai, segui-os de tal modo que sejais salvos. Eclo. 22,3:  O filho mal educado é a vergonha de seu pai, a filha semelhante não gozará de nenhuma consideração.

Sl 77,3: O que ouvimos e aprendemos, através de nossos pais

Ef. 6:1- Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário