Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

terça-feira, 22 de novembro de 2016

PRESERVAÇÃO DA BIBLIA PELA IGREJA CATÓLICA

Boa noite Diac Narelvi Carlos Malucelli. Qual sua opinião sobre o vídeo seguinte:

youtu.be
 
Leonardo, Salve Maria.

Já participamos de um idêntico comentário em meu blog que foi publicado no link http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2014/12/foi-igreja-catolica-que-agrupou-e.html

O comentarista Leandro Quadros fala na condição de adventista rebatendo argumentos do católico Vagner, tentando convencer de que a Igreja Católica Romana não preservou a bíblia.

Porém, esbarra implicitamente ao reconhecer que é verdade, sim, que a bíblia encontra-se à disposição de todos e todas as religiões graças a Igreja Católica que a preservou.

Reconhece de inicio, que a bíblia foi copiada por monges católicos, que estavam muito distantes territorialmente falando, da Igreja Católica e do Vaticano (clausura no deserto do Egito), monges “que se afastaram da Igreja, se afastaram do mundo e viviam para rezar, para orar, para meditar. Eles queriam ser totalmente excluídos da sociedade”. Compreensível porque é uma vocação e dom especial de Deus viver a clausura e não os exclui da Igreja Católica. Ainda hoje existem religiosos vivendo em clausura.

Acusa a Igreja Católica de no período medieval ter tentado destruir a bíblia e proibir sua leitura (sic). Portanto, a bíblica já existia. E fantasia citando imaginação da sua cabeça de que o Vaticano teria “pensado”: “Até porque o Vaticano pensava o seguinte: “bom eles (os monges) estão copiando, nada vai sair ali de dentro ninguém entra ali dentro, então isso não era motivo de preocupação”. Absurdo!

                No período medieval a Igreja Católica já contava com mais de 500 anos de existência com bíblia e tudo, e o protestantismo ainda não havia surgido (surgiu em 1517, e o adventismo bem recentemente, em 1863). Na época a Igreja Católica tomou alguns cuidados, sim, com a leitura da bíblia, mas não da maneira acusada.

                 Quero ressalvar que a tradição não é "uma autoridade", mas uma das formas pelas quais Deus fala com sua Igreja. Bíblia e Tradição são fontes que com o Magistério asseguram a estabilidade da Igreja e garantia da segurança da doutrina.

O comentarista em questão não deixa de reconhecer o vínculo profundo da Igreja Católica com a bíblia elogiando inclusive a tradução ecumênica do Novo Testamento, a Bíblia de Jerusalém e Bíblia Ave Maria (católicas) como as mais seguras, confiáveis e espetaculares.    

                De qualquer forma, a história prova e o comentarista sabe que a bíblia foi preservada pela Igreja Católica, com a intervenção dos monges e de outros integrantes e fiéis da Igreja de Cristo.
               Quanto a Hb 4,9, não destoa da verdade e do respeito ao sábado do antigo testamento. Porém, o Domingo substituiu o dia do sábado no Novo Testamento com Jesus e os Apóstolos. Mas é outro assunto.  

                Não vou me estender porque já escrevi a respeito do tema em meu blog sob o título “Foi a Igreja Católica que agrupou e preservou os escritos da bíblia?”. Convido os leitores interessados a encontrar no link  http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2014/12/foi-igreja-catolica-que-agrupou-e.html um estudo mais completo junto com outros temas provocados por adventista.

                Concluo perguntando: DE ONDE OS PROTESTANTES CONSEGUIRAM SUA BÍBLIA? E SE LUTERO FOI QUEM RETIROU LIVROS DA BÍBLIA NA REFORMA PROTESTANTE, ENTÃO A BÍBLIA JÁ EXISTIA OU NÃO? SABIA QUE LUTERO ERA PADRE CATÓLICO? PENSEM NISSO!!!

Um abraço. Na paz de Cristo.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário