Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 2 de março de 2014

OPÇÃO E CONFIANÇA EM DEUS





Reflexão dominical

8ª DTC – Ano A

Is 49,14-15; 1Cor 4,1-5;  Mt 6,24-34

 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo:
        Quantas vezes não nos perguntamos: “Será que Deus esqueceu de mim?
        O profeta Isaias em nome de Deus confirma que Deus nunca se esquece da criatura mais importante no cenário da criação: Os homens e as mulheres.
        E que belo exemplo apresenta ao perguntar se seria possível a uma mãe que carregou por nove meses seu filho em seu ventre, esquecer-se dele? A resposta moral e cristã imediata é: Não!
        E prossegue assegurando que se a mãe esquecer, Ele, Deus, jamais esquecerá.
        Vejam irmãos e irmãs que com essa afirmação Deus admite a possibilidade de que algumas mães possam esquecer sua gestação, seus filhos . . .   E aqui, um momento muito importante para reprovar aquelas mães aborteiras, que conscientemente rejeitam, reclamam e até odeiam o pequeno ser que está em seu ventre e os matam brutalmente,  e até formam grupos feministas em movimentos pro-aborto disputando espaços políticos para convencer legisladores a aprovar leis favoráveis ao ato criminoso conforme já está acontecendo, demonstrando que Deus estava certo na sua previsão.  
        Mas Deus afirmou a essas mães e a outras que de outras maneiras também abandonam e matam seus filhos: “EU NÃO ME ESQUECEREI DE TÍ”, afirma Deus aos rejeitados.
Deus não se manifesta somente às mães,  porém as usa como exemplo do seu amor infinito por todos nós, a todos que se sentem rejeitados pelos homens e pela sociedade, e até pelo próprio Deus: DEUS NÃO ESQUECE DE NINGUÉM.

         São Paulo fala em seu nome como apóstolo, servidor e administrador de Cristo.
        Certamente que os destinatários da carta são os povos de Corinto, mas ecoa até hoje servindo a cada um de nós cristãos, e de uma maneira muito especial, aos que fizeram opção pelo ministério ordenado, bispos, padres e diáconos e a outros ministérios extraordinários.
        Esses são os administradores diretos da Igreja de Cristo a quem até o próprio Papa Francisco recomenda a mesma fidelidade e responsabilidade.
        A palavra destaque é FIDELIDADE. Fidelidade no exercício do ministério ordenado não significa apenas recitar Missas, fazer homilias bonitas, enfeitar e cuidar do patrimônio da Igreja, mas revestir-se do próprio Cristo, agir como Cristo, viver como Cristo, amar e perdoar como Cristo, acolher os fiéis e os próprios irmãos no ministério com o mesmo carinho de Jesus.
        Quando vivemos segundo Jesus, é a nossa consciência que deve medir os acertos e os erros, mas com sinceridade, pois Deus é o Senhor que julga e a ele ninguém tapeia.  E quando se procede corretamente, não se deve importar com as reações alheias. Os que não servem a Deus conforme deveriam, vivem nas trevas e cada um receberá de Deus o prêmio que merecer.

        Outra questão que a reflexão de hoje nos leva, é a preocupação sobre o futuro, o que precisa ser bem entendido.
        Primeiro, Mateus é bem claro no sentido de que ninguém pode servir a dois senhores e esses que assim procedem nunca serão leais.
        No versículo 24 fala em servir a Deus e ao dinheiro. Aqui que fique bem entendido: não se pode colocar o dinheiro, a riqueza, acima de Deus, mas o homem pode ser rico sem deixar de servir a Deus, afinal, riqueza honesta não é pecado.
        O que Mateus em nome de Jesus prega, é justamente a confiança em Deus. Os exemplos da preocupação com o corpo, com o comer ou beber, faz parte das necessidades humanas, mas sem jamais tornar essa preocupação um empecilho para as atividades humanas ou espirituais, visto que Deus, realmente, premiou a todos com a capacidade de superação pela capacidade, inteligência e trabalho e quando não dá certo, a falha é do próprio homem ou da sociedade em que vive.
        Quando Deus formou a natureza o fez com perfeição, daí o exemplo dos pássaros e dos lírios. E veja que Jesus ensina que essas preocupações com o futuro não prolongou a vida de ninguém e quando o final chegar ninguém levará consigo as suas conquistas materiais, mas apenas as espirituais. 
        Termina com o versículo 34 com uma sugestão que se vê aplicada, por exemplo, entre os alcoólicos anônimos, e num programa da TV Canção Nova (PHN): Viver o dia de hoje sem vício, sem pecado, e assim venceremos todas as etapas dos dias seguintes.
        Irmãos e irmãs, podemos resumir a reflexão no versículo 33:  buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo”, cujo hino cantamos sempre nas celebrações litúrgicas.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário