Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 23 de dezembro de 2012

CONCENTRAR A MOTIVAÇÃO DO NATAL EM JESUS


REFLEXÃO DOMINICAL
4º DOMINGO DO ADVENTO – Ano C - 23.12.12
Mq 5,1-4a ; Hb 10,5-10; Lc 1,39-45

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo

1ª PARTE

Ultimo domingo do Advento.
É hora de fazermos uma profunda reflexão sobre se aproveitamos ou não este tempo de  penitencia, conversão e de espera do  Senhor.
     Sabemos que muitos estão aproveitando para fazer compras, combinar viagens, passar o Natal em outras cidades do pais ou do exterior onde dizem que  “Lá o Natal é muito lindo!!!”. Esquisito, mas nada contra se colocarem Jesus em seus planos e em primeiro lugar, se buscarem a Igreja para agradecer, celebrar e adorar o Deus menino. Caso contrário, será um desperdício espiritual, religioso e familiar.
         Examinem o que narrou o profeta Miquéias. Quando Deus “pensou” em vir a este mundo visivelmente como homem tinha por objetivo tirar o seu povo do abandono e do pecado. E para isso não se preocupou de encontrar uma cidade grande, famosa. O profeta “cantou a pedra”: Deus sairá de uma pequena vila, Belém – Efrata “pequenina entre os mil povoados de Judá”. Lá nascerá aquele que dominará Israel. Tirará o povo do abandono, os homens viverão em paz. Era só esperar pela mulher que daria à Luz o Filho de Deus (sic).
         Ao mesmo tempo Miquéias faz dois grandes anúncios: os de Jesus e de Maria.
         Eu vos asseguro. Viva em grande metrópole ou em pequeno e pobre vilarejo, é no lugar em que vive que você preferencialmente deve se preparar para assumir uma vida nova em Cristo Jesus, junto com sua família, próximo aos amigos e irmãos da sua comunidade.

2ª PARTE

         Realmente irmãos e irmãs, neste advento firmem-se em suas consciências e seus corações que Jesus é Paz. Que a sua missão salvifica se opera não pelos sacrifícios cruentos dos holocaustos nem para fazer vítimas embora os homens tenham sacrificado Jesus na cruz, mas pela sua entrega espontânea para a remissão dos  pecados, cujo calvário se atualiza nas Santas Missas servindo o altar de mesa onde acontece o sacrifício incruento de Jesus milagrosamente presente na Eucaristia.
         Jesus veio fazer a vontade do Pai ganhando dele um corpo e a ele submeteu-se até o fim.  É para isso que devemos nos preparar neste advento e é assim que recebemos de Jesus graça e santificação que transformam nossas vidas de uma vez por todas.

3ª PARTE

         No Evangelho São Lucas falando em nome de Jesus nos enche de orgulho porque fala sobre a mulher mais bendita entre as mulheres, Maria. E como nós a amamos! Afinal, quem se atreveria desonrar a mãe de Jesus?
         Costumamos dizer que Maria foi a primeira missionária porque logo anunciou Jesus para sua prima Isabel, filha de Zacarias, num lugarejo da Judéia.
         E foi justamente lá, diante de Isabel cheia do Espírito Santo, que aconteceu o primeiro reconhecimento da divindade de Jesus: Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”
E não é só. Por uma reação natural das crianças no útero materno, o menino João que se preparava para nascer, sentiu a presença de Jesus e pulou no ventre de sua mãe. Não foi coincidência. Foi uma manifestação de aprovação e de alegria. E para completar aquele momento histórico da vida de Jesus, Isabel compôs uma parte da oração “Ave Maria” que hoje repetimos em louvor a Maria:  “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”
A vida em Cristo passou pelo advento.  Hoje o advento é teu. Complete-o com o coração aberto para Jesus. Reconcilie-se com Deus. Reflita sobre seus erros e pecados e liberte-se deles. Prepare o seu coração para abrigar Jesus neste Natal.
Onde você estiver, concentre toda a motivação do Natal em Jesus e terá a garantia de uma vida feliz e cheia de paz.  
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário