Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS

 Comemoração de todos os Fiéis Defuntos, Solenidade
Quarta feira, 02.11.2011 - Ano A
Ap 7,2-4.9-14; 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a 
 
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem tornou-se um ser vivente. Frutificai e multiplicai-vos.” E assim se fez (Gn 1,26.28). Assim tudo começou e fazemos parte dessa história divina da criação.  Mas também o homem deixou-se levar à morte (Gn 2,17) e tantos já passaram por essa experiência:  “... porque és pó, e em pó te hás de tornar”(Gn 3,19).
         Portanto, nascer, crescer e morrer obedece a ordem natural do ser humano. Nascer e crescer, até ai, fácil de aceitar!  Mas morrer poderia parecer desanimador se não fosse pela fé no Ressuscitado.
          É, a morte ... 
Não  fosse por Deus a nossa vida não teria sentido. A morte seria, então, um chegar ao nada. Os crentes em Jesus sabem muito bem que por Ele a morte tornou-se a chave para a porta da vida eterna. Tendo Jesus morrido na cruz, venceu a própria morte pela sua ressurreição: “Uma vez que os filhos têm em comum carne e sangue, por isto também ele participou da mesma condição, a fim de destruir pela morte o dominador da morte, isto é, o diabo; e libertar os que passaram toda a vida em estado de servidão, pelo temor da morte”(Hb 2, 14-15).        
Assim, Deus, pela morte de Cristo, matou a própria morte conforme profetizado por Oséias, 13,14 e narrado por São Paulo em 1Cor 15,55: “Onde está, ó morte, a tua vitória?
         Jesus se nos apresenta como o pão vivo que desceu do céu. “... Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54). E de imediato nos acolhe nos Céus: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43).
         Pois é! Em conseqüência do pecado é que tememos a morte. Entretanto, libertos do pecado e alimentados pelo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, a morte deixa de ser um martírio assustador  para se transformar em esperança e prêmio para os justos. Não tenhamos,  pois, irmãos, medo da morte!
Desde o inicio do cristianismo é costume rezar pelos que morreram e a Igreja Católica instituiu o dia 02 de novembro como o dia dos fieis defuntos.
Neste dia especial os católicos costumam visitar os cemitérios para orar pelos falecidos, embora o faça também todos os dias. Mas sem dúvida no dia de finados uma grande romaria segue aos cemitérios não apenas para rezar, mas também para lembrar e matar a saudade dos seus entes queridos.
“É o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca”. Lembra a comunhão íntima com Deus para sempre. Lembra a vida eterna com a mesma alma imortal presenteada por Deus que acompanha o homem desde a sua concepção e que se juntou à multidão dos santos no céu de que nos fala São João (AP 7,9)
Finados tem um sentido muito especial também para os não cristãos ou para os cristãos que não aceitam a oração pelos mortos, pois que se não para rezar, a visitação aos túmulos é uma maneira de se fazer sentir próximos dos que se foram, de lembrar daqueles momentos fraternos e gostosos em família ou nas rodas de amigos, das boas obras praticadas em favor dos irmãos ou da coletividade, talvez até dos momentos difíceis, mas que termina pela satisfação e sensação de ter novamente reencontrado quem fez parte da sua vida. 
   Choremos sim pela saudade e pela ausência momentânea de nossos entes queridos, pois isso faz parte da nossa natureza humana. Contudo, como é morrendo que se vive para a vida eterna, conformemo-nos e alegremo-nos como pessoas de fé que somos porque todos caminhamos para a santificação na busca do céu  que São Paulo assim define: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1Cor 2,9).
Que a visitação e a paz que sentimos nos cemitérios nos coloque em comunhão com os Santos e se transforme em celebração não da morte, mas da Vida Eterna presente e real já em Jesus Cristo.

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.

Um comentário:

  1. Sempre é um aprendizado muito grande compartilhar com vc nestas postagens tão especiais para o nosso crescimento espiritual.
    A Morte e a Vida caminham juntas infelizmente estamos só preparados para a vida, começamos a morrer quando damos o primeiro suspiro e muitos morrem antes mesmo de nascer.
    Vamos nos preparar melhor nesta vida amando e perdoando e vivendo o hoje como se fosse o último dia, nada é nosso.
    Nada nos pertence somente a nossa alma, essa sim que tem que estar iluminada.
    Com carinho.

    ResponderExcluir