3ª-feira da 10ª Semana Tempo Comum- Ano B - 12.6.12
Momento Diário de Paz - Mt 5,13-16
Irmão em Cristo. Muita paz pra você.
Quem somos nós neste tão grande mundão de Deus? Talvez alguém se sinta um João ninguém perdido na imensidão.
Mas se perguntarmos quem somos nós dentro dos nossos lares, da nossa cidade, da nossa sociedade, enfim, num espaço mais limitado que é onde vivemos, com certeza a resposta será mais fácil porque neste caso nos incorporamos a um grupo mais intimamente ligado, onde todos somos testemunhas de todos. E nos tornamos todos importantes!
Você já pensou que é sal da terra? Luz do mundo? Sim, nos o somos! Jesus nos brinda com esses dois valores extraordinários.
Algumas vezes motivos nos levam a inibição. Temos medo de falar, de denunciar, de ensinar, de aprender ...
Na narrativa de São Mateus, Jesus nos provoca a assumirmos a nossa posição e condição de viventes. A sair do anonimato, da covardia, ou da falsa modéstia para desempenharmos o nosso papel de membros ativos de uma comunidade.
Ser sal da terra e luz do mundo são desafios para os fortes e corajosos, para aqueles que têm fé, que tem ideal.
O homem somente consegue viver bem em sociedade, e isso exige participação.
Pense meu irmão no exemplo dado por Jesus: De que vale uma cidade ficar escondida atrás de um monte, ou ascender uma lâmpada e escondê-la debaixo de uma mesa, de uma vasilha, ou de um candeeiro? De que adiantará o sal se não for para salgar?
A cidade somente será enxergada se estiver no tope da montanha onde será vista por todos. A Luz somente iluminará se estiver sustentada num ponto bem alto.
Você pode. Você é capaz. Não sufoque a luz dos seus conhecimentos e sabedorias, nem o amor ao próximo e a justiça que existem dentro de você. Fale! Denuncie! Defenda! Sustente a sua tese! Anuncie a todos a sua fé!
Jesus quer que você faça brilhar a vossa luz diante dos homens para que as vossas boas obras sejam conhecidas e sirvam de exemplo e de estímulo aos seus próximos. E se cada um fizer a sua parte, todo o mundo será alcançado.
Acima de tudo, seja sal da terra e luz do Mundo como Filho de Deus, como Cristão Católico, fazendo valer a suas vocações leigas e religiosas. Tome-se apenas e antes de tudo, o cuidado de certificar-se na sua consciência se as suas ações estarão de acordo com a vontade de Deus.
Diac. Narelvi
Nenhum comentário:
Postar um comentário