6ª-feira - 15.06.2012 – Ano B
Evangelho - Jo 19, 31-37
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
MOMENTO DIÁRIO DE PAZ
Irmão e irmã em Cristo.
Continuamos seguindo no Evangelho de João o sofrimento de Jesus na cruz.
Vivia-se ainda naquele dia da sexta feira, os costumes judaicos. Portanto, véspera de sábado que teria o seu inicio no por do sol de sexta feira e no sábado havia proibição de trabalhos e outros preceitos. Como então deixar os corpos crucificados ali, pregados durante todo o dia de sábado?
A morte para os crucificados viria naturalmente com a asfixia causada pela dificuldade de respiração. Havia então necessidade de antecipar as mortes de Jesus e dos dois ladrões. Quebraram-lhes as pernas provocando a falta de apoio do corpo e com isso, mais rapidamente deixaram de respirar e morreram antes do sábado. Mas com Jesus não foi preciso quebrar-lhe as pernas porque já estava morto. Mesmo assim, uma lança foi cravada em seu peito jorrando sangue e água.
Essa atitude carrasca de ferir Jesus com a lança serviu para provar que efetivamente Jesus verdadeiramente morreu na cruz.
Não lhe quebrarão os ossos porque havia uma profecia a esse respeito que se pode retirar da fusão de Ex 12,46 e Sl 34,21:
Jesus está vivo. Mas a realidade do seu sofrimento e morte é narrativa bíblica e faz parte da história de Jesus que precisa ser lembrada inclusive por respeito ao que Ele passou para que nós pudéssemos chegar à reconciliação com Deus.
Para os cristãos, principalmente católicos, o sangue e a água tem um significado que faz refletir sobre duas fontes de vida da igreja: os sinais da Eucaristia e do Batismo, dois Sacramentos indispensáveis para os cristãos para que o sacrifício de Jesus na cruz não tenha sido em vão.
Muita paz pra você.
Diac. Narelvi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário