Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 24 de junho de 2012

DESDE O VENTRE DE MINHA MÃE ELE TINHA NA MENTE O MEU NOME

 REFLEXÃO DOMINICAL – 24.06.2012 – Ano B
Is 49,1-6 ; At 13,22-26; Lc 1,57-66
Natividade de São João Batista, Solenidade

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

Como sente o seu conceito diante dos homens? Você nasceu no seio de uma família, cresceu, conviveu com pessoas, aprendeu sobre a natureza, sobre as ciências humanas, estudou e trabalhou, formou família; coisas boas e ruins possivelmente tenham acontecido em sua vida. De um jeito ou de outro durante vida você foi acumulando conhecimentos.
Mas tudo isso nem sempre é suficiente para uma autoafirmação e não poucas vezes ficamos nos questionando: Quem sou eu? Serei para mim e também para outros luz ou treva? Tenho sido útil?
Isaias dá uma resposta maravilhosa: Você, meu irmão, é uma criatura que foi predestinada para nascer e viver em plenitude.
Já pensou quantos espermatozóides disputaram o óvulo de sua mãe, mas somente um conseguiu entrar e nascer? Já parou para pensar que entre milhões você foi o espermatozóide vencedor? Só aqui já existe motivo suficiente para sentir-se orgulhoso de si mesmo.
Mas algo mais importante ainda aconteceu: Deus já sabia que você seria a pessoa que nasceria. E no momento da concepção você ganhou de Deus uma alma.  Antes de você nascer, portanto, Deus já o conhecia até pelo nome! “o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome”.
         Você deve se considerar uma pessoa feliz mesmo que as adversidades da vida prejudiquem um pouco os seus sentimentos e suas caminhadas, afinal, foi privilegiado com o nascimento e por se tornar Filhos de Deus.
.        Por isso Deus conta com você chamado de servo através de quem Ele será glorificado, e com certeza ante suas possíveis fraquezas lembrará dos tempos perdidos mas também de que Deus é justo, acolhedor e recompensará aqueles que conhecem o caminho de volta.

 2ª PARTE

         Vejam meu irmão e minha irmã, o que aconteceu com João.
         Deus se fez Jesus  Cristo o Salvador.
         E João, filho de Isabel e Zacarias, antecipou a missão de Jesus anunciando-o e pregando um batismo de conversão procurando não se expor a fim de deixar claro que ele, João, não era o Salvador, mas sim uma outra pessoa a quem não era merecedor nem mesmo de desamarrar as sandálias, referindo-se a Jesus.  
         Portanto, João também foi um dos que Deus conhecia pelo seu próprio nome,  já antes de nascer.
 Interessante entender que Isabel escolhera o nome de João para seu filho  enquanto que outros queriam chama-lo pelo nome do pai.  Isabel teima, insiste no nome que anunciou. Invocado Zacarias, temporariamente mudo, decide escrevendo numa tabuinha: “João é o seu nome”. De imediato Zacarias recupera a fala.

3ª PARTE
Irmãos e irmãs.
Somos todos contemplados pelo amor de Deus e pelo seu paternalismo divino, e igualmente Deus sabia que você nasceria e que desde antes da sua concepção era amado e querido por Ele. E Deus não muda o nosso direito à perfeição, à felicidade, à Salvação, mas deixa a nosso critério a escolha desse destino.
         João foi escolhido por Deus, mas permitiu que Isabel testemunhasse o nome do filho, que as pessoas de seus convívios opinassem pelo de Zacarias, e Zacarias opta pelo nome de João. Algo de profundo em seu sentimento o fez assim decidir.
         Firmeza na fé e leal conduta cristã é o que Jesus ensinou com o pensamento de Deus.  
         Na escolha do nome, da educação, da formação, da religiosidade, do caráter, da fé, mesmo que Deus tenha tido os seus propósitos a respeito de tudo isso e muito mais, com certeza nossos pais quando nos viram pela primeira vez, e nos também quando vimos os nossos filhos recém nascidos, pensamos: “O que virá a ser este menino?' É o tom da incerteza!
         E de fato, se olharmos atentamente para os homens e mulheres de hoje e de todos os tempos, constataremos que apesar do desejo de Deus sempre ter sido o mesmo direcionado ao bem, os caminhos que trilhamos muitas vezes são distorcidos. Juventudes belas, formosas e exemplares conflitam com juventudes descrentes, entregues às drogas, à falta de respeito aos pais, à falta de fidelidade a Deus, o mesmo podendo se dizer de tantos adultos e famílias decadentes ...
         Mas na lição de Jesus Cristo, os princípios divinos continuam os mesmos, as oportunidades para que se caminhe nos trilhos da justiça e do bem continuam, assim como mantidas estão as oportunidades para a reconciliação e retorno àquele mesmo tempo da simplicidade e santidade que nos foi dada por Deus.
O importante é não desistir. O maligno está por ai, vestido muitas vezes de santo o que nos leva a um cuidado redobrado nos nossos procedimentos e com as coisas de Deus, mantendo a fé na certeza de que Deus é misericordioso e sua mão sempre está sobre nós.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário