Reflexão dominical - 26º DTC - Ano B - 30.09.2012
Nm 11,25-29; Tg 5,1-6; Mc
9,38-43.45.47-48
Queridos amigos e
irmãos em Jesus Cristo.
1ª PARTE
No livro de Números é narrado sobre a
ação do Espírito Santo nas pessoas crentes em Deus. Moisés tem em
si o Espírito de Deus e esse mesmo Espírito é distribuído aos setenta anciãos.
Primeiramente, o Espírito de Deus é
único dentro da Trindade, e por isso não se debulha. Mas pode, sem dividir-se,
estar presente em cada pessoa.
Foi assim que o Senhor agiu quando o
versículo fala que “retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos
setenta anciãos”. Por isso mesmo estimados leitores, também possuímos dentro de
nós o mesmo espírito de Deus. Aliás, não somos Templos do Espírito Santo?
No caso presente, o Espírito foi
entregue a todos os setenta anciãos, embora presentes naquele momento, setenta
e oito, pois dois deles se encontravam ausentes.
O grupo maior dotado do Espírito de
Deus saiu a profetizar, enquanto que o grupo dos dois profetizava no próprio
acampamento. Isto causou inveja e alguém foi até Moisés reclamar sob o pretexto
de que eles não estavam juntos quando da
unção do Espírito, e o desejo de seu ajudante Josué era de que os dois anciãos
fossem calados.
A reação de Moisés foi própria de um
bom profeta: “Tens ciúme por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse
profeta”.
Mais uma vez o assunto ciúme atrapalhando a
missão profética já no Antigo Testamento.
2ª PARTE
E do que vemos no Evangelho, continua
depois de Cristo o insensato ciúme.
Até João demonstrando que ainda não
havia compreendido bem a universalidade do direito de anunciar os ensinamentos
de Jesus repete o erro do ciúme garbosamente contando que havia proibido um
homem de expulsar demônios em nome de Jesus.
E Jesus sentencia: “Quem não é contra nós é a nosso favor”. E ainda defende os que
são impedidos de receber um copo de água, ou são escandalizados só porque são
de Cristo, advertindo os perseguidores de condenação ao inferno citando
exemplos no sentido de que é melhor ir para o Céu com deficiências físicas do
que ir para o inferno tendo o seu corpo fisicamente perfeito.
Na citação acima não
podemos deixar passar sem observar a Carta de São Tiago que faz uma ressalva sobre a
questão da riqueza com dureza em suas palavras contra os ricos, porém,
considerados destinatários aqueles que formam suas riquezas às custas da
desonestidade e que idolatram o dinheiro e a sua fortuna como algo melhor e
superior ao próprio Deus e a Igreja como se não precisassem de religiosidade.
A esses é que a carta é
dirigida lembrando-lhes que a vida material termina com a morte e nesse momento
as suas riquezas e fortunas desaparecerão, “suas roupas serão carcomidas pelas
traças, vosso ouro e prata estarão enferrujados”. Nada da riqueza material levarão
à presença do Senhor.
É mil vezes preferível entrar
no céu pobre, do que rico avarento e
desonesto no inferno.
Essa teoria de São Tiago
não se aplica aos que tenham conseguido suas riquezas com o seu honesto
trabalho sem nunca ter se afastado das lições de Jesus.
3ª PARTE
Afinal, será que os textos
bíblicos de hoje levam a crer que falando sobre Jesus, qualquer segmento
religioso serve? Ora, nem todo aquele que diz "Senhor, Senhor", entrará no Reino do Céu. “Só entrará aquele
que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu” Mt 7,21.
Você é um cristão católico, apostólico.
Acredita na Eucaristia, no purgatório, nos santos, no juízo particular e no
juízo final, na Santíssima Trindade, ama Maria, aceita o Papa, os Sacramentos,
a Missa dominical, o domingo como o Dia do Senhor, etc. etc., verdades que as numerosas
seitas e denominações protestantes não aceitam. Será que quando Jesus falou “Quem não é contra nós é a
nosso favor”, liberou ou relativizou a religião cristã? Evidentemente que não,
pois “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” Ef. 4,5.
Veja irmão, irmã e meus
jovens, as contradições daqueles que seguiram o catolicismo uma vida inteira
para de repente, de um dia para o outro, jogar todas essas verdades na lixeira.
Cuidado, portanto, ao
interpretar a mensagem deste domingo. Quando Jesus falou assim, essas
denominações descendentes do protestantismo ainda não existiam. Somente os
cristãos liderados pelos Apóstolos, depois pelos bispos, diáconos e presbíteros
sob a chefia do Papa que surgiram pela vontade de Jesus estavam presentes logo que Jesus fundou a sua Igreja, mais tarde denominada de Católica,
Apostólica.
Porrtanto, Jesus
recriminava aqueles que, dentro do cristianismo primitivo (catolicismo) faziam
discriminações entre si, disputando lugares e posições.
E você, meu amigo e irmão
não católico, não considerem esta reflexão como investida agressiva contra a
sua fé que assim como a nossa estará sob o julgamento de Deus. Mas tem por
finalidade principal o cuidado que devemos ter em preservar o que temos por
verdade e até mesmo chamar a atenção para os ciúmes, invejas, perseguições que
ainda existem infelizmente dentro parcelas do nosso próprio clero e católicos
em geral.
O que Jesus quis dizer é
que todos devem professar a mesma fé, o mesmo
amor a Cristo, numa só Igreja, e que todos devem ser mensageiros da Palavra,
mas não sob os seus próprios critérios e interpretações, e sim seguindo a
orientação da Igreja de Cristo. É o que acredito com inspiração na Igreja, na Bíblia e no
Catecismo da Igreja Católica cujos textos apresento em separado para quem tiver
interesse em conferir, sob o título de IGREJA SEGUNDO O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.
Diácono,
ResponderExcluirLi a reflexão dominical e dei uma lida no texto do CIC sugerido, e compreendi que a Salvação mesmo vindo de Jesus passa pela Igreja Católica.
Gostaria de entender melhor a salvação fora da Igreja Católica.
Agradecida.
Aparecida Lopes.
Prezada Aparecida.
ExcluirA salvação é oferecida a todos, cristãos e não cristãos, e até para os ateus. Não fosse assim, o que pensar dos índios que vivem nas selvas, de outros povos, raças e nações que nem mesmo ouviram falar em Jesus nem no cristianismo ou na Igreja Católica?
Ora, considerando que foi o próprio Cristo que quis continuar representado nesta terra por uma Igreja e para isso a criou na pessoa dos Apóstolos, escolheu um chefe (o Papa), dando-lhes plenos poderes, mantidos nas pessoas dos bispos (Mt 16,18-19) que contam com o auxilio dos presbíteros e diáconos, pois que se assim não fosse, com a morte do último dos apóstolos a Igreja de Cristo teria desaparecida. Esta Igreja é a Católica, Apostólica, Romana escolhida como intérprete e depositaria da fé deixada pelos Apóstolos, para cujos ministros ordenados Jesus disse: “Eu estarei convosco até o final dos tempos” (Mt 28,20).
Portanto quis Jesus que o projeto de salvação passasse pela Igreja.
Embora o Salvador seja sempre Jesus Cristo, é pela santidade e unicidade da Igreja Católica que a salvação é propiciada a todos indistintamente, independentemente da fé que professe desde que manifeste antes de morrer conversão e arrependimento profundos e sinceros, e até mesmo aos que por circunstâncias outras, sem culpa, não tiveram oportunidade de conhecer sobre Deus será possível a salvação pelo julgamento e misericórdia Divina. A Igreja Católica tem sua doutrina, mas jamais retira de Deus os atributos da Onisciência e Onipotência.
Agora dá para entender também o que Jesus disse no Evangelho de Mateus, 12,31 que todo o pecado será perdoado, menos a blasfêmia contra o Espírito Santo. Portanto, pecar contra o Espírito Santo significa não pedir perdão, não querer o perdão. Somente a esses não será possível o perdão e a Salvação.
Na paz de Cristo
Diac. Narelvi