Reflexão dominical – 23 DTC – Ano B – 09.09.2012
Is 35,4-7ª; Tg 2,1-5;
Mc 7,31-37
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
1ª PARTE
Isaias profetiza um tempo maravilhoso. Por isso nos entusiasma: NÃO TENHAIS MEDO!
Quando Isaias fala em abrir o olho do cego, o surdo ouvir, o coxo andar e o mudo falar, naturalmente que se pode entender como curas físicas que para Deus não é impossível. E isso acontecerá senão neste mundo, na vida celeste.
O importante neste momento é entender que Deus é justo e não quer ver ninguém deprimido, desanimado, sofrendo, entregue à derrota, mas que confiemos Nele que de uma forma ou de outra, curados ou não fisicamente, o Senhor vencerá todas as aflições e derramará em cada pessoa sentimentos de felicidades tão forte capaz de elevar o homem a um nível de alívio espiritual suficiente para que nada neste mundo o abale.
2ª PARTE
Para esse plano de tranquilidade Deus, por Jesus Cristo, não privilegia uns em detrimento de outros, mas alcança a todos, sem nenhuma distinção. Isto é confortante, meu irmão e minha irmã, porque nos permite sentir que também você e eu somos amados por Ele. Essa regra de amor também devemos adotar em relação aos nossos irmãos.
São Tiago se expressa muito bem quando recomenda tratamento igual a quem quer que seja, colocando como vértice do exemplo a pessoa do pobre.
O Apóstolo já no inicio do cristianismo sentia a discriminação entre ricos e pobres. E hoje não é diferente, lembrando do vergonhoso tempo da escravidão e da separação de classes que atingia a sociedade, até mesmo dentro das Igrejas com lugares separados para ricos e pobres. Felizmente na Igreja isto já foi superado, mas ainda encontramos em nosso meio quem escolha “amizades” e companhias pelo critério da ostentação de riqueza em menosprezo aos pobres “de roupa surrada”.
São Tiago mostra a diferença de tratamento: ao rico se diz, “Vem
sentar-te aqui, à vontade”, e ao pobre, “Fica aí, de pé', ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”.
Talvez muitos não percebam o comportamento, mas seria bom, por exemplo, que cada um em sua família prestasse atenção se a sua empregada faz a refeição junto, sentada na mesma mesa ...
3ª PARTE
No Evangelho São Marcos destaca Jesus curando os enfermos e deficientes físicos assemelhando-se à profecia de Isaias. Mostra a bondade de Deus e sua Onipotência.
O principal de toda a mensagem evangélica não é a cura física, mas a cura espiritual. A missão de Jesus como Messias é a conversão dos homens, salvar almas (se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo. Mc. 9,47).
Irmãos e irmãs, meus jovens, que Jesus continue operando milagres curando fisicamente segundo a sua vontade aqueles que O suplicam. Entretanto, o que Deus quer realmente e por isso veio Jesus e a força do Espírito Santo, é a perfeição da nossa alma. Que cada um tenha dentro da comunidade dos Filhos de Deus, muita paz, alegria, harmonia na família formando uma sociedade humana de justos, perfeitamente possível para todos os que com coragem rejeitam o mal e praticam o bem, que amam seus irmãos e acima de tudo Deus, mesmo que continue pobre, coxo, cego ou surdo, pois Deus ama a todos indistintamente e reserva para cada um desses, felicidade nesta terra
e um lugar muito especial no Céu.
Seja você como for, CORAGEM, NÃO TENHAIS MEDO!
Louvado seja N.S.
Jesus cristo.
Diac. Narelvi
Nenhum comentário:
Postar um comentário