O sentido da quaresma está na preparação para a Páscoa e com esse objetivo foi que surgiu aproximadamente há duzentos anos d.C o costume de reservar três dias dedicados a oração, meditação e jejum em memória da morte de Jesus. Pelo ano 350 d.C esse tempo foi aumentado para 40 dias, daí a expressão quaresma.
Na Bíblia, muitas vezes os números são simbólicos. O numero 40, por exemplo, era empregado para indicar um período como os 40 dias e 40 noites de Moisés na montanha, a duração do dilúvio, etc. Enfim, servia para indicar um tempo de algum acontecimento importante.
Naturalmente que a mais importante data da cristandade é a que comemora a Ressurreição de Jesus, a Páscoa, quando Ele mostra sua vitória sobre a morte e demonstra a sua divindade.
Para um momento tão importante, nada mais oportuno do que dedicar um tempo especial prévio para que o homem medite e se reencontre com o Senhor através do arrependimento, da penitencia e do perdão. Não que nos outros dias sejam dispensados os atos penitenciais, mas realmente se torna a quaresma um tempo forte e especial para a reconciliação e conversão.
O roxo do tempo da quaresma é para significar que devemos concentrar as nossas ações religiosas e cotidianas num constante exercício de penitencia, voltando os nossos pensamentos para o nosso interior lembrando o quanto Jesus sofreu por nossa causa, pelos nossos pecados, até a morte na cruz para que pudéssemos alcançar a Salvação.
É um tempo de reconciliação plena, entre amigos, irmãos, maridos, esposas e filhos, de acabar com as inimizades, com os preconceitos sociais e religiosos. É um momento de retomada da PAZ.
Para enriquecer esse momento quaresmal a Igreja promove diversos atos litúrgicos voltados ao arrependimento e ao perdão, com Missas, confissões, cultos, vias sacras, procissões, até chegar a Semana Santa com comoventes celebrações como a via sacra, trasladação do Senhor dos Passos, Benção dos Ramos, Lava-pés, Missa da Ceia do Senhor (Instituição da Eucaristia), Celebração da Paixão e Morte do Senhor, Procissão do enterro do Senhor, do encontro de Jesus com sua Mãe, o canto da Verônica, e outras atividades religiosas dependendo dos costumes e do ânimo da comunidade, até chegar ao tríduo Pascal terminando com a solene Missa da Páscoa no domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário