* 1937 + 13.02.2012
Tristeza para a Igreja terrena, mas alegria para a Igreja celeste. Faleceu ontem, Dom Ladislau Biernaski um homem de origem simples e que na simplicidade viveu e jamais portou-se com soberba apesar da sua excelente formação em todos os níveis dos conhecimentos humanos, principalmente dentro da sua maior vocação: a religiosa.
Dom Ladislau foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba-Paraná de 1979 a 2006 tendo sido nomeado Bispo da Diocese de São José dos Pinhais em 06 de dezembro de 2006 e teve o privilégio de ter recebido a ordenação episcopal das sagradas mãos do hoje beato João Paulo II, em Roma.
Um homem de Deus que teve a sua vida toda cheia de virtudes e como bispo soube liderar o povo como verdadeiro pastor conduzindo-o com muita humildade e compreensão sempre com seus olhos voltados para os irmãos necessitados, premiando a Igreja Católica com os seus méritos.
"Ele é a nossa paz" |
Conforme disse o Pe. Carlos Alberto Chiquim em sua mensagem, “Dom Ladislau era Lazarista e conhecido pela sua atuação junto às pastorais e movimentos sociais. O Paraná perde o seu maior profeta, homem simples, identificado com o povo e o grande defensor dos pobres, pequenos e injustiçados. “Ele é a nossa paz” era o lema de Dom Ladislau, lema este que vivenciou durante toda a sua vida de padre, bispo auxiliar e bispo diocesano. Atuante junto à Comissão Pastoral da Terra, da qual foi seu presidente até 2011, Dom Ladislau não media esforços para intermediar questões políticas e sociais, quando a vida dos mais simples estava em jogo. Fundador de pastorais sociais e entidades de defesa da vida, Dom Ladislau foi o secretario da CNBB, Regional Sul II para o quadriênio2007-2011”, além de outros infindáveis serviços.
Para nós diáconos permanentes, Dom Ladislau demonstrou sempre respeito e amizade, e reconhecia o tripé clerical: Bispos, presbíteros e diáconos sem os quais a Igreja não existiria.
Desde o seu tempo de bispo auxiliar de Curitiba, a sua participação pela instituição do diaconato permanente, ao lado de Dom Pedro Fedalto e Dom Mocyr José Vitti, inegavelmente foi decisiva para tornar realidade a Escola Diaconal São Filipe de Curitiba inclusive na condição de responsável pelo acompanhamento dos candidatos e diáconos, sempre presente, portanto, com suas palestras e orientações.
Ao assumir a diocese de São José dos Pinhais, continuou confiando nos diáconos permanentes sob sua jurisdição atribuindo-lhes tarefas importantes na administração da diocese. Sempre foi amigo e acessível formando e ordenando novos diáconos permanentes.
Lamentamos a sua morte porque nos faz falta. Mas nos sentimos confortados porque tivemos um líder e dirigente espiritual, amigo de coração aberto, que hoje goza no Céu o prêmio merecido dos justos.
Que o seu exemplo, Dom Ladislau, fortaleça a nossa fé.
Diac. Narelvi
Nenhum comentário:
Postar um comentário