2.011 - 2.012
1. Primeiro Deus criou o céu e a terra e a luz, o dia e a noite; 2. Depois o firmamento no meio das águas separando-as umas das outras, e ao firmamento chamou de céu; 3. Depois juntou as águas num só lugar que chamou de mares e apareceu a terra e mandou a terra produzir frutos; 4. . Depois fez luzeiros no firmamento, um para presidir o dia e outro para presidir a noite, e também as estrelas separando a luz das trevas; 5. Depois mandou as águas produzirem répteis animados e viventes, e aves para voar sobre a terra, segundo a sua espécie; 6. Por ultimo, disse: FAÇAMOS O HOMEM... HOMEM E MULHER para presidir tudo o que existe na terra. 7. E reservou o sétimo dia para dar como concluída sua obra da criação, e o abençoou e o santificou. (Gn 1, 1ss).
Seis dias de criação segundo a narrativa bíblica, ou bilhões de anos conforme a ciência. Não importa! À luz da fé você poderá acreditar nos números bíblicos ou científicos e não estará cometendo pecado, pois Deus nunca se utilizou de calendário visto que Ele é eterno, daí os atributos da Onisciência, Onipotência e Onipresença.
Foi assim que iniciou o nosso mundo, essa maravilha da criação divina e os nossos dias até hoje, motivos de meditação para a passagem de ano.
Mas o que festejaremos neste ano novo? Passagem de 2011 para 2012? Ou 2017?
O monge Dionísio calculou o nosso atual calendário e o Papa Gregório XIII editou uma bula papal homologando. Só que Dionísio cometeu um erro ao calcular a data do nascimento de Jesus Cristo e estabelece-la como marco zero, visto que na realidade dos pesquisadores, Jesus nascera cinco ou seis anos antes, o que, se corrigido fosse, estaríamos entrando no ano 2.017.
Meus amigos e irmãos.
Em nosso falho critério de calcular, não importa se Deus levou seis dias ou bilhões de anos para criar este nosso universo e o planeta terra. Nem se estamos entrando no ano de 2012 ou 2017.
Como o calendário vale assim como está, 2.012 será o próximo ano e o importante é refletir como seremos daqui em diante.
O Natal de Jesus chamou a nossa atenção para a espiritualidade. O ano novo deve ser reiniciado com essa espiritualidade acrescentada da prática de boas obras sociais e comunitárias, exercendo a cidadania e a fraternidade, tendo a família como o esteio e alicerce de todos os valores humanos.
Quando diz que Deus descansou no sétimo dia, não significa que deitou-se para dormir, mas inspira a idéia de que parou para olhar o que fez, e achou que tudo FOI BOM, e com certeza encontra-se tão ativo como sempre a nos espreitar esperando que também nós, coroas de toda a criação, olhemos para o ano que passou e possamos dizer: FOI BOM!
Que vocês possam olhar para trás e agradecer a Deus pelo caminho percorrido e encontrem consolo pelas aflições, e que surjam no ANO NOVO, oportunidades para melhorar no que for preciso, e que seja um tempo de novas vitórias e conquistas visando o bem estar pessoal e de outros também.
Feliz Ano Novo.
Diác. Narelvi e família.
Obrigada pela mensagem.
ResponderExcluirDesejo-lhe que 2012 seja pleno de fé, esperança, e caridade.
Grande abraço da Lúcia Ani.
Desejamos tb a vc, esposa e familiares um excelente ano de 2012. Que Deus sempre os abencoe e que tenham todos muita saúde e paz. Geraldo e Leila Sebben
ResponderExcluirDiac. Narelvi
ResponderExcluirObrigada pela mensagem maravilhosa, que nos aproxima da reflexão e do verdadeiro sentido de sermos bons cristãos, principalmente de lembrar que nossas vaidades e o apegos as coisas materiais são as mais vulneráveis e inúteis experiências do ser humano . Abraços e as bençãos de Deus para o Senhor e seus familiares. Vânia
Saudações, festivas.
ResponderExcluirQue Deus nos ilumine, com saúde, paz e boas realizações.
Humberto Bicca Júnior e família