REFLEXÃO DOMINICAL
19º DTC – ANO A – 10.08.14
Evangelho: Mt 14,22-33
CORAGEM! SOU EU. NÃO TENHAIS MEDO!
Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Estamos no evangelho de hoje, experimentando outro grande momento de Jesus depois da multiplicação dos pães.
Terminada a sua celebração eucarística, podemos dizer assim, Jesus manda seus discípulos seguirem à frente, num barco, em direção ao outro lado do mar enquanto Ele se despedia das multidões.
Antes de também embarcar, Jesus sobe ao monte para orar e pelas três horas da manhã, diz a bíblia, como a barca estava longe foi ao encontro dos discípulos à pé, caminhando sobre as águas.
De repente os discípulos enxergam um homem flutuando sobre o mar e assustam-se, e gritam. Jesus os acalma: “CORAGEM! SOU EU. NÃO TENHAIS MEDO!”
Pedro ao ouvir a voz daquele homem, o desafia: “SENHOR, SE ÉS TU, MANDA-ME IR AO TEU ENCONTRO, CAMINHANDO SOBRE A ÁGUA”. E o Senhor respondeu: “VEM!”.
Pedro encorajou-se e iniciou sua caminhada sobre a água em direção a Jesus. Porém, o vento do mar fez Pedro sentir medo e começou a afundar. Socorro, foi sua voz.
JESUS estende sua mão e salva Pedro do risco de afogamento, mas não dispensa o puxão de orelha: “HOMEM FRACO NA FÉ, POR QUE DUVIDASTE?”. Aos outros discípulos que a tudo assistiam foi mais um momento de reconhecimento de que Jesus, verdadeiramente, é o Filho de Deus.
Gente, aproveitemos deste evangelho para um exame de consciência. Jesus está o tempo todo na Eucaristia, repousando no Sacrário e numa grande barca que se chama Igreja Católica. Quantas vezes estivemos lá ouvindo sua Palavra, comungando seu corpo e sangue, conversando, rezando ou orando com ele, cantando “Eu confio em Nosso Senhor...” recitando o “Creio” e tantas outras manifestações de confiança e, no entanto, quando chamados para uma missão, para testemunhar nossa fé, damos os primeiros passos e por um simples vento nos acovardamos e duvidamos da fé que insistentemente proclamamos. E afundamos!
Aprendemos hoje que mesmo naufragando na fé, Jesus sempre está a nos estender a mão. Não é à toa que costumamos recitar a jaculatória: “CREIO SENHOR, MAS AUMENTAI MINHA FÉ!”.
Seja esta a nossa mensagem de hoje, confiar plenamente em Jesus, fortalecendo nossa fé com as práticas religiosas na Igreja de Cristo e testemunhando nossa crença suplicando sempre ao Pai Eterno, firmeza e constância como crentes em Cristo.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Dc Narelvi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário