O mês de agosto é todo ele dedicado às vocações.
Assim estão distribuídas as homenagens e chamados às vocações:
1ª semana: Vocação para os ministérios ordenados
2ª semana: Vocação para a vida em família
3ª semana: Vocação para a vida consagrada
4ª semana: Vocação para ao ministérios e serviços na comunidade e na sociedade.
Conhecido como dia do padre, que coincide com o dia de São João Maria Vianney, a Igreja inicia sob o título de “Semana da vocação para os ministérios ordenados”, homenageando os bispos, presbíteros e diáconos, apesar de displicentemente, na prática, esquecerem-se dos diáconos fixando-se na figura do padre.
Não existe Igreja sem o bispo, o presbítero e o diácono já dizia Santo Inácio de Antioquia, assim reconhecido no Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1593..
Segundo o mesmo parágrafo, “Desde as origens, o ministério ordenado foi conferido e exercido em três graus: os bispos , os presbíteros e os diáconos”, hierarquicamente representando respectivamente, como 3º grau, superior, 2º grau, e 1º grau, inferior para fins das suas funções, já que todos recebem o mesmo Sacramento da Ordem. Sacramentalmente falando não há a hierarquia.
Nas suas funções, o padre e o diácono são auxiliares do bispo, estando o diácono ligado diretamente ao bispo e na sua função é colaborador do presbítero.
Cf dizia Clemente de Alexandria, Stromata 6,13;202 dC: "Então, segundo minha opinião, os graus dos bispos, presbíteros, diáconos aqui na Igreja, são imitações da glória angélica, e daquela providência que - as Escrituras dizem - espera aqueles que, seguindo as pegadas dos apóstolos, viveram na perfeição da retidão de acordo com o Evangelho"
(Veritatis Splendor - http://www.veritatis.com.br/patristica/87-extratos/671-sobre-a-estrutura-hierarquica-da-igreja).
Todos os ministros ordenados atuam In Persona Christi, isto é, na pessoa de Cristo.
Ao se referir expressamente aos ministérios ordenados no mês vocacional e não somente ao padre, corrige-se uma distorção, pois que antes o ministério ordenado diaconal não se encaixava no mês vocacional oficial. Embora o bispo seja um sacerdote como presbítero que também é, agora fica mais claro a homenagem aos três graus do ministério ordenado: aos bispos, presbíteros e diáconos, faltando apenas uma melhor conscientização daqueles que na Igreja anunciam as vocações.
Mas reconhecendo que o brasileiro conhece mais os bispos e presbíteros do que os diáconos, e em que pese o bispo reunir a plenitude dos poderes ministeriais da Igreja Católica, realmente são os padres que estão presentes em todas as comunidades cumprindo os seus maravilhosos ministérios ordenados, servindo a Igreja de Cristo com poderes para Consagrar, ouvir confissões e conceder em nome de Deus a absolvição dos pecados, e os outros Sacramentos a Exceção da Confirmação ou Crisma e da Ordem, e graças a eles, Jesus torna-se conhecido e se faz presente sacramentalmente em todas as comunidades do mundo.
Portanto, parabéns aos meus irmãos no ministério ordenado, bispos, padres e diáconos, pela vocação assumida em resposta ao chamado de Jesus.
Diac. Narelvi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário