Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 30 de julho de 2017

REINO DOS CÉUS - Mt 13,44-52



Irmãos em Cristo.

Como todas as outras, que parábolas esclarecedoras.

Todos queremos buscar o Reino dos Céus mas muitos não sabem como e nem fazem por merecer. “Intelectuais da midia” e outros segmentos mais para palpiteiros do que conhecedores dos princípios cristãos, inventam uma crença toda particular para justificar e transformar suas peraltices morais e religiosas em méritos para alcançarem o Céu que por não entende-lo substituem por “lá em cima”, “outro andar”, “onde estiver”...

Quando se encontra algo importante, útil, se desfaz de outros bens improdutivos  para adquiri-lo, como o tesouro escondido no campo ou a perola preciosa segundo Jesus Cristo. E complementa comparando uma pescaria com resultado abundante separando os peixes grandes dos pequenos que são jogados fora.

Assim seremos julgados. Se não soubermos aplicar na espiritualidade acima da materialidade, nos bons propósitos, nos ensinamentos de Jesus, acontecerá no julgamento que os maus serão lançados na fornalha onde haverá choro e ranger de dentes, cujo significado poderá ser entendido como o inferno. 

Somente se alcança o Céu segundo o projeto de Deus confiado a Jesus e sua Igreja, e não segundo nossos critérios  ou entendimentos pessoais, como se fossemos donos de uma “igrejinha particular”.

Deus é nosso Senhor. Jesus é nosso Senhor e Salvador. Devemos nos comportar como seus servidores e seguidores, e não atrevidamente achar que nós é que devemos ser servidos. 
Dc Narelvi.

DÁ-ME SABEDORIA 1Rs 3,5.-712



Irmãos em Cristo. 1Rs 3, 5.-712
Que lição de humildade Salomão deu entre os anos 970-930 AC.  Consta que ele teria apenas 20 anos de idade quando substituiu seu pai Davi como terceiro Rei de Israel.

Aproveitando de uma aparição do Senhor em sonho, não pediu riqueza, muitos anos de vida, vingança contra inimigos, mas sabedoria e humildade para governar seu povo e praticar a justiça.
Lição que parece ter sido projetada também para os dias de hoje quando governantes de todos os Poderes esquecem-se dos seus compromissos com o povo para procurar conseguir benefícios próprios, riquezas e poder fazendo de seus reinados lugar de corrupção e vergonha. 

Mas esse mal se estende muitas vezes até a alguns cristãos de hoje que mesmo  não governando a nação governam de uma forma ou de outra a sociedade dentro da família, comunidades e religiões pecando e desonrando pela cegueira que os impedem de reagir contra a maldade.

Portanto, a primeira leitura bíblica de hoje nos leva a meditar sobre nossas atitudes chamando principalmente à responsabilidade Cristã.
Dc Narelvi.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

DROGAS! É ISTO QUE VOCÊ QUER? - SÉRIE 1



Meu caro jovem.
Talvez diga que ninguém tem nada com isso! Mas será que essa liberdade estará fazendo bem pra você? Enfim, não custa refletir, e o resto é por sua conta, afinal, não conheço o vício mas tenho experiência como religioso e advogado acostumado a ouvir a vós de arrependimento dos processados e condenados.
Como foi que você iniciou nessa sofrida vida?  Tenho certeza que você não nasceu assim. Não importa como você tenha sido gerado e criado, se por um homem e mulher ou nasceu e foi criado somente pela mãe ou somente pelo pai, ou se era pobre ...  O que importa é que você existe e é um cidadão deste mundo, um Filho de Deus que com certeza foi batizado, aprendeu as orações comuns do Pai Nosso, Ave-Maria, o sinal da cruz, frequentou uma escola. E, por favor, não culpe os outros, não culpe seus pais .... pois você tem inteligência, sabe pensar, sentir, avaliar e é  capaz.  
Talvez o início tenha sido uma simples dose de bebida alcoólica, um cigarrinho de fumo, depois um  simples cigarrinho de maconha mas forte o suficiente para ter te levado a mais outro, e outro, depois o craque, cocaína ...
Aí você não consegue mais sustentar teu vício e passa, então, a roubar,  vender drogas para arrumar um dinheirinho e vai se afundando cada vez mais na miséria do vício até se tornar mais um outro traficante de carreira vivendo na ilusão do crime. E um dia será preso, morto ou desprezado.   Aparentemente um destino até merecido pela burrice e pelo mal que causa a muitas famílias,  aos outros...
Mas seus pais não te querem assim, nem teus amigos de verdade.  Deus e a Igreja não te querem assim.  Por isso deixe de fazer mal a si mesmo e aos outros. Procure ajuda, pense e saia dessa enquanto é tempo para voltar a ser UMA MULHER OU UM HOMEM digno, decente e FELIZ.  
Deus te vê!

Dc Narelvi.

terça-feira, 25 de julho de 2017

AFINAL, CACHORRO VAI PARA O CÉU?




Amigos.
        Hoje vamos trazer à baila um tema curioso que eu já vinha pensando. Embora o assunto pareça desinteressante não deixa de ser algo até sério na medida em que envolve a graça da Salvação concedida por Jesus Cristo e religiosidade consciente segundo a Igreja Católica.
        O apego a cães é uma realidade atual que vem passando dos limites a ponto de se pretender humanizar os cachorros às vezes até prejudicando a sua própria natureza.  
        Antes que alguém sinta-se indignado, ressalvo que dou parabéns e apoio a todos os que estimam e dão bom trato não apenas aos cães, mas a todos os animais. O respeito aos animais domésticos ou não faz parte da moral cristã e tem a ver com a criação divina, e até conta com legislação que estabelece como crime maltratar animais.
Compreende-se que a lealdade de um cão existe e sua perda como a de qualquer bicho de estimação possa causar tristeza em seu dono, porém, não deve chegar a uma  “dor profunda” como se fosse seu filho, pai ou mãe que tivesse morrido. Sem duvida há quem exagere nessa dedicação.
        Embora raramente em alguns cristãos católicos chega-se, aí sim, à insensatez de cismar que o “falecido” cachorro tem um “merecido” lugar no além (entenda-se, céu), e até a bíblia é citada para justificar essa ideia. O versículo que me foi apresentado é o seguinte:
“O justo importa-se com a ALMA do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis” Prov. 12,10.
É um assunto interessante! Vamos lá. CACHORRO QUANDO MORRE VAI PARA O CÉU? ENTÃO, TAMBÉM PODERÁ IR PARA O INFERNO!
Inicialmente, verifiquei que as bíblias católica e a protestante  trazem o versículo nos seguintes termos. Compare: “O justo cuida das necessidades de seu gado, mas cruéis são as entranhas do ímpio” (Bíblia católica Ave Maria); “O justo conhece as necessidades do seu gado, mas as entranhas dos ímpios são cruéis.” (bíblia católica Bíblia de Jerusalém); “O justo olha pela VIDA dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis” (Bíblia protestante THOMPSON tradução de João Ferreira de Almeida).  Não falam em ALMA.
        Então procurei na bíblia das Testemunhas de Jeová e encontrei a versão apresentada pela pessoa que citou o versículo bíblico. E encontrei exatamente como o original: “O justo importa-se com a ALMA do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis” Prov. 12,10.
        Só que como as Testemunhas de Jeová fazem revisão da tradução da sua bíblia, o versículo acima corresponde à bíblia edição de 1986, portanto, desatualizada já que pela revisão feita em  2015 o versículo passou a nova redação retirando a palavra “alma”: “O justo cuida dos seus animais domésticos. Mas até a misericórdia dos maus é cruel”.
        Portanto, o versículo bíblico na sua primeira parte na verdade chama a atenção para o zelo, cuidado, carinho, estima que se deve ter pelos animais sem nenhuma conotação com a “alma” humana que para os cristãos é imortal, isto é, continua existindo mesmo depois da morte do corpo, passando para a eternidade,  sendo que a parte final do versículo recrimina, chama de cruel o homem que não trata bem os animais.
        O homem é diferente dos animais porquanto que criado à imagem e semelhança de Deus com todos os sinais de uma vida plena como consciência, raciocínio, inteligência, vontade própria e outras qualidades inerentes ao ser humano, e é o único que tem uma alma imortal, transcendente porque é espiritual e não material, tem noção do bem e do mal.
        Em termos de existência poderíamos considerar os reinos animal, vegetal e mineral. Fiquemos no momento somente com o reino animal.  
        Bem! Se considerarmos que “alma” é o principio da vida e vem do latim anima, nesse sentido podemos dizer, então, que os animais têm alma, isto é, tem VIDA.
        Contudo, essa “alma animal” por pertencer a VIDA MATERIAL termina, deixa de existir no momento em que o animal morre.
        Já a alma humana, VIDA ESPIRITUAL, uma vez colocada por Deus no homem no momento da fecundação, dá vida e imortalidade ao ser humano. Imortal porque o homem, ao morrer, tem sua alma separada do corpo cuja alma não morrerá jamais. Essa alma é quem prestará contas a Deus e será merecedora ou do céu ou do inferno.
        Portanto, os animais desaparecem do mundo no momento da sua morte porque não possuem vida espiritual, mas somente material, diferente, portanto, dos homens.
        O Catecismo da Igreja Católica nos parágrafos 2415 a 2457 descreve sobre os animais e os homens destacando o respeito por essas criaturas de Deus, e coloca o homem segundo a vontade de Deus,  como administrador dos animais que não podem ser levados a sofrimentos, mas ressalva no § 2418 que É contrário à dignidade humana, fazer os animais sofrerem inutilmente e desperdiçar suas vidas. E igualmente indigno gastar com eles o que deveria prioritariamente aliviar a miséria dos homens. Pode-se amar os animais, porém não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoa”.
 Logo, quem quiser estabelecer “alma” como inicio de vida pode até dizer que animais têm alma, mas material, que não se confunde com alma no sentido espiritual, de imortalidade que somente os homens têm.
        Dessa forma convém tomar cuidado para que ao manter animais, destacadamente o cão, não se descuide dos nossos irmãos que sofrem e pedem nossa ajuda e misericórdia.
Aliás, um parênteses galhofa: para que não se discriminem os animais uns dos outros, quem acreditar sinceramente na possibilidade de o cachorro ir para o céu, então admita que os elefantes, leões, tartarugas, lagartixas, baratas, escorpiões, gatos, baleias e tubarões também possam ir, assim como as galinhas, bois e leitões que por respeito “espiritual” nem deveriam servir de alimento.    
        Concluindo. Aos que exageram a ponto de querer atribuir alma imortal e céu para cachorros (ou inferno?) me faz afirmar sob os fundamentos doutrinários cristão-católico e assim acredito, que nem cachorro nem bicho algum tem alma espiritual, pois que ao morrerem morre ao mesmo tempo o corpo e a alma-vida-material, sem nenhuma probabilidade de alcançar o Reino Celeste que Deus reservou e Jesus preparou para moradia dos homens. 

Nota. Essa posição é minha e católica e não interfere na crença contrária de outros credos e religiões.
Dc Narelvi.

domingo, 16 de julho de 2017

O SEMEADOR




Resultado de imagem para o semeador 
Mt 13,1-9 
Dc Narelvi.











Jesus aponta alguns resultados de semeaduras:
a)  Sementes lançadas à beira do caminho e comidas pelos pássaros;
b) Sementes lançadas em terreno pedregoso com fina camada de terra superficial. Algumas brotaram, mas por não agarrarem-se ao solo falta-lhes alimentação e acabam queimadas pelo sol;
c)              Sementes lançadas dentre espinhos e sufocadas pelos espinheiros.
d) Sementes lançadas  em terra boa.

Na ordem,
a) são os que ouvem a Palavra, mas não a compreende, falta-lhes a capacidade para assimilar, entender, e tornam-se vulneráveis aos desafios e investidas do maligno e de outras crenças;
b)  são os que ouvem a Palavra e se alegram, porem,  como fogo de palha, e por faltar-lhes estrutura, isto é, força interior ou boa formação desistem de perseverar e deixam de praticar sua  religiosidade;
c) são os que deixam de se dedicar à espiritualidade, à Palavra de Deus, para preocuparem-se com as coisas mundanas;
d) São os que não apenas ouvem mas põem em prática a Palavra de Deus, dedicam-se à Igreja, são justos, perseverantes, fiéis a Cristo e por sua vez também produtores de frutos.

Irmão, VOCÊ É SEMEADOR? COM QUAL SEMENTE VOCÊ SE IDENTIFICA?