Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 12 de outubro de 2014

Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Solenidade

REFLEXÃO DOMINICAL
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

SOLENIDADE: 12.10.2014 – ANO A

Prezados irmãos e filhos de Maria.
Talvez vocês estranhem a introdução, mas vou começar a anunciar Maria, para quem não a conhece bem.
Maria é filha de São Joaquim e Santa Ana (apócrifos) teria nascida pelo ano 20 aC, considerando-se que por questão de erro de cálculo do  calendário solicitado pelo Papa,  Jesus então teria nascido pelo ano 7 da nossa era.
Mas, mantendo o calendário tal qual se encontra hoje, Jesus nasceu, então, no inicio da nossa era já que o calendário inicia com o seu nascimento. E Maria teria 16 anos de idade.  
Pela tradição oral, Maria teria deixado este mundo com aproximadamente 72 anos de idade sem passar pela experiência da morte porque não tinha pecado, era imaculada, e foi assunta ao Céu em corpo e alma. Por isto que a Igreja prega que no Céu apenas duas pessoas estão em corpo e Alma, Jesus e Maria, enquanto que os demais falecidos e salvos encontram-se apenas com suas almas.
Desde o inicio do cristianismo Maria foi homenageada sob diversos títulos, como, v.g. Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Rocio, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, etc. etc.  MAS SEMPRE É A MESMA E UNICA MARIA.
Hoje a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Maria recebeu esse nome porque no ano de 1717 muitos pescadores estavam a pescar no rio Paraíba, vila de Guaratinguetá, São Paulo, e três deles, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, lançavam suas redes, e nada de peixe.
Em dado momento,  Joao Alves ao recolher sua rede percebeu um pequeno volume e viram que se tratava do corpo de uma pequena imagem de barro, faltando a cabeça.
Lançaram a rede mais abaixo e o mesmo pescador ao puxar sua rede veio nela a cabeça da imagem.
Pela semelhança com a representação da imagem de Nossa Senhora da Conceição a imagem foi recomposta e passou a ser venerada sob o titulo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida porque ela foi “aparecida” no rio, e negra. Inicialmente a imagem ficou guardada na casa de um dos pescadores Felipe,  por cerca de 15 anos, mais tarde construído um rustico altar e a imagem colocada à devoção pública onde se ajuntavam devotos para a reza do terço e outras devoções[i].
Milagres foram acontecendo até que em 1.745 foi inaugurada a primeira Igreja pobremente construída, e as romarias eram constantes.
Em 1743 Dom Frei João da Cruz, Bispo do Rio de Janeiro aprovou a nova Igreja e culto. A data da festa passou por datas diferentes, 8 de dezembro, 7 de Setembro, e a partir de 1953 definitivamente passou a ser 12 de outubro.
No local formou-se um povoado chamado de Aparecida (distrito). Por volta de 1734 foi construída a Capela do Morro dos Coqueiros, inaugurada em 1745. No ano de 1955 iniciou-se a construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e no ano de 1984 foi declarada pela CNBB Basílica de Aparecida Santuário Nacional[ii].
Portanto, Nossa Senhora Aparecida é um título atribuído à Maria Mãe de Jesus, detestada por muitos protestantes que extravasando seus ódios e ignorâncias como fez o pastor Sergio Von Helder da Iurd (Igreja Universal de propriedade de Edir Maceno) no dia santo de N.Sra. Aparecida, feito um doido possesso, passou a surrar a imagem. Vejam irmãos, se não é coisa de louco. Dizem que depois se arrependeu e que até teria sido curado por intercessão dela. Não sei se é verdade, mas ficou registrada a ridícula maneira de pregar o evangelho, além de tantos outros infieis delinquentes que entram nas Igrejas para quebrarem imagens católicas, sob os efeitos da doutrina do ódio e da ignorância.
Mas o que importa para nós católicos é o que a imagem lembra e representa. Respeitamos as imagens dentre elas a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. A fúria dos tentados pelo demônio podem quebrar o barro, mas jamais destruirá a fé em Cristo e nos seus ensinamentos.
Nossa Senhora, sob qualquer título, vem intercedendo por todos nós, inclusive pelos protestantes hoje chamados de evangélicos ou crentes, cujos atributos já pertenciam antes de Lutero criar o protestantismo, aos católicos. Ressalvamos que felizmente nem todos eles agem assim, pois temos irmãos evangélicos dignos e que vivem sua fé com equilíbrio e sinceridade.  
Mas hoje é dia de alegria. DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, MÃE DE JESUS CRISTO E  QUE POR RAZÃO DESSA MATERNIDADE NINGUÉM PODE SE ATREVER A FALAR MAL DA MÃE DE JESUS.
Continuemos, irmãos católicos, a venerarar imagem de Nossa Senhora.
A reflexão dominical que apresentarei em separado falará sobre a intercessão de Maria Junto a Jesus.
E viva Nossa Senhora.
Com as bênçãos de Maria
Diac. Narelvi




[i] Rainha do Brasil, edição 1995
[ii] http://www.portalvale.com.br/cidades/aparecida/historiadeaparecida.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário