Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 12 de junho de 2016

CRISTO VIVE EM VOCÊ?



Gl 2, 16,19-21 – Liturgia da Palavra do 11º DTC - 12/06/2016.

 Estimados irmãos em Cristo.
A quem você segue? Você é religioso devido antes de tudo a Lei, ou por amor a Jesus Cristo.
Certamente para que caminhamos na busca da perfeição religiosa Jesus tem prevalência sobre todas as leis. Porém, não as rejeitamos como regra, disciplina, norma que nos orientam.
São Paulo deixa muito claro que ninguém é salvo somente por observar a Lei de Moisés porque antes, é preciso crer em Jesus Cristo.
Mesmo nós cristãos, devemos ter consciência de que devemos seguir os dez mandamentos, os mandamentos da Lei da Igreja, as Sagradas Escrituras, e ai acrescentem-se outros documentos da Igreja. Tudo vale, tudo é importante, não sem antes aceitar Jesus em seu coração.
Podemos até conhecer de cor a bíblia, os mandamentos, porém, de nada adiantará se não vivermos e assumirmos intimamente Deus na Trindade, e colocar Jesus como Deus Salvador.
Os apóstolos abraçaram a fé não por causa das Lei, mas por causa de Jesus Cristo.
Essa aceitação de Jesus chega ao ponto de sentir-se pregado na cruz com Cristo. De viver não somente como ser humano vazio, mas viver sentindo que é Cristo que vive em mim.
Quando todos os homens passarem a viver sua vida humana com a naturalidade com a qual Deus criou, mas comportando-se ou conduzindo-se de tal modo que sinta que dentro de si está Jesus vivendo sua santidade, então teremos alcançado a plenitude da santidade que será coroada no Céu. 
Dc Narelvi

Livremo-nos da acusação: “ESSE HOMEM É VOCÊ!” - 12.6.16





2Sm 12,7-10.13 – Liturgia da Palavra do 11º DTC - 12/06/2016
Irmãos em Cristo.

Davi aprontou das suas. A mais conhecida proeza foi mandar um comandante colocar Urias bem na linha de frente da batalha para que assim fosse logo morto e pudesse ficar com sua mulher Bate-Seba. Acostumado com seus pecados, não percebia o mal que havia em si. Mas indignava-se com as maldades alheias.

Precisou que o profeta Natã, a mando do Senhor, falasse com ele e com sabedoria criou uma historia de um rico proprietário de um enorme rebanho de ovelhas, e um pobre que tinha uma só de estimação dentro da sua casa. O rico recebeu uma visita e precisava servir-lhe uma refeição, mas por a avareza e prepotência mandou matar a ovelha do pobre homem e serviu como alimento, para economizar as suas.

Davi, após ouvir isso, respondeu: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!”.

Natã disse a Davi: “ESSE HOMEM É VOCÊ!”.

Irmãos, quantos praticam atos pecaminosos como esse de Davi, e também outros como de corrupção, tráfico, roubos, assaltos, tramas, desamor, e não querem assumir os erros, e questionados respondem: “Eu não!”, “Não sei de nada”. Mas são afinados para transferir a culpa aos outros. 

Deus está mandando pessoas como o profeta Natã que nas homilias pregando o Evangelho citam passagens e passagens bíblicas transmitindo os ensinamentos de Jesus fazendo chegar aos ouvidos dos pecadores exemplos e orientações para a conversão.

Antes que nos apontem o dedo: “esse homem é você”, fujamos sempre das inconveniências do mal e nos arrependamos dos nossos erros buscando força e luz do Espírito Santo, nas Santas Missas e nas orações.
Dc Narelvi

QUAL SEU GESTO DE ADORAÇÃO DIANTE DE JESUS?





Evangelho - Lc 7,36-8,3 -11º DOMINGO Tempo Comum  - 12/06/16




Jesus faz refeição na casa de um fariseu, e enquanto ceava, entra uma mulher em prantos levando em suas mãos um perfume. Com suas lágrimas banhou os pés de Jesus e enxugava-os com seus cabelos. E com profundo amor e respeito beijava Jesus e o ungia com o perfume. O fariseu conhecia a mulher e sabia que ela era pecadora e em pensamento disse: “ah, se ele soubesse...”. 

Jesus que sendo Deus é onisciente viu o pensamento do fariseu e fez-lhe uma provocação: “Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta, Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois”.


Qual dos dois foi o mais perdoado? Simão o fariseu, acertou na resposta: “o que devia mais”.


A primeira lição de Jesus foi de que todos os pecados podem ser perdoados, mas o pecador maior quando perdoado, fica, sim, muito mais agradecido.


Será, irmãos e irmãs, que não estamos algumas vezes sendo tentados a reclamar porque alguns pecadores são perdoados por faltas gravissimas?

Pois é! Jesus observou bem.


A mulher lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e enxugou com seus cabelos, em saudação beijou Jesus.  E você, perguntou Jesus a Simão, quando entrei em sua casa não ofereceu água para lavar os pés, nem me saudou com um beijo. 


Vamos pensar um pouco sobre como é que recebemos Jesus em nossos lares, ou quando vamos à Missa ou simplesmente entramos numa Igreja onde está Jesus. Que atitude tomamos: dobramos nossos joelhos em sinal de adoração? Fazemos o sinal da cruz? Oferecemos-lhe um beijo fraterno? Ao menos, o procuramos no Sacrário?   
Deus esteja com você.
Dc Narelvi.