Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 25 de outubro de 2015

OH, SEU LULA, PARA COM ISSO!

Oh, seu Lula, para com isso!
        23.10.15, Lula parte em defesa de Dilma em Salvador e apela para acusação de preconceito contra mulher... Sem duvida ele é um ardiloso.  E profano também!
Primeiro estado de exceção é uma medida extrema decretada pelo presidente da república em situações de ameaça a soberania de um Estado.  Comparar as ações policiais e judiciais que apuram as falcatruas do lava jato e mensalão, por exemplo, com investigações em documentos oficiais, testemunhas e delações premiadas que descobrem os corruptos e ladrões do país nas pessoas de muitas lideranças parlamentares, setores empresariais, partidos e dirigentes de partidos principalmente do PT jamais podem ser desclassificados sob a pecha de “estado de exceção”, “golpe”, ou “quanto pior melhor”.
Não importa Lula, se a corrupção não foi criada pelo PT, e sabemos disso.  Mas também não se justifica abonar essa péssima e criminosa conduta da atualidade governamental petista apoiando-se nos corruptos anteriores à sua posse presidencial de 2003.  
O governo PT desde 2003, portanto, já completados mais de 12 anos, já teve tempo suficiente para reparar as diversas necessidades do país e não o fez a não ser manter um governo populista e propiciar o governo mais corrupto do mundo, com paliativos que não resolveram as reais necessidades do povo brasileiro colocando no caos as finanças do Brasil e causando descaso absoluto nas áreas da Segurança, Saúde Pública e Educação.
Sim, usando da sua própria expressão, “nunca, jamais em tempo algum” o Brasil testemunhou tamanha montanha de corrupção.  E é ridícula a sua afirmação de que eles (os seus adversários) corromperam o país por 500 anos, o que coloca como primeiro da lista D. Manuel I no ano 1500.
Lula e Dilma, discípulos e colegas de pessoas da índole de Maduro, Morales e Castro é que estão fora do contexto democrático do Brasil.
Diga-se também que delação premiada é um instituto legal cuja etimologia Lula demonstra desconhecer, e que somente é considerada se provada ficar a delação. E a delação não isenta de pena, mas oferece atenuante.  E graças às delações premiadas foi que se conseguiu a maioria e consistentes provas da corrupção e gatunagem petista e de outros partidos e quadrilhas.
O desabafo de Lula em Salvador contou com seleta plateia do PT, CUT, MST, não mais do que 800 militantes segundo o Jornal Gazeta do Povo, abaixo do esperado o que levou os serventes a retirar 200 cadeiras não ocupadas do auditório.
Do jeito que está não dá mais.  Nosso país precisa criar VERGONHA e expulsar do cenário politico, sejam do PT ou de outros partidos, os ladrões que roubaram milhões (ou bilhões) dos brasileiros. Expulsar, prender e fazer com que devolvam o dinheiro para a nação.
E para concluir, o Brasil é um país cristão e não pode permitir que Lula continue debochando e brincando com o nome de Jesus Cristo. O homem que não respeita Deus, não respeita o homem.

Dr. Narelvi

O QUE VOCÊ PEDIRIA A DEUS? 25.10.15

REFLEXÃO DOMINICAL

30º D.T.C – Ano B – 25.10.2015
Jr 31,7-9;  Hb 5,1-6;  Mc 10,46-52
O QUE VOCÊ PEDIRIA A JESUS?

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Jeremias.
        A narrativa de Jeremias se passou entre os anos 650 a 586 aC quando testemunhou um dos momentos mais dramáticos da caminhada da historia de Israel quando o povo parecia sem liberdade e sem expectativa melhor de vida. Contudo, Deus estava presente e preocupava-se com eles. Queria conduzi-los pela mão e com amor de pai leva-los para uma vida plena
Por isso o chamado para a alegria, por Jacó e pela nação. Tocai, cantai e dizei “SALVA, SENHOR, TEU POVO, O RESTO DE ISRAEL”.
O Senhor assegura que acolherá os cegos, aleijados, grávidas isto é, todos, e que mesmo que cheguem entre lagrimas, o Senhor os acolherá com preces e alegria e os conduzirá para um lugar seguro.
        O Povo de Deus hoje não é mais somente Israel, mas todas as nações do mundo. E nós fazemos parte dessa enorme comunidade. E mesmo numa proporção bem menor passamos por dificuldades e muitas vezes não enxergamos nenhuma luz para iluminar nossos caminhos. E desesperamos!
        É preciso então que nos lembremos ou que alguém nos faça lembrar de que Deus é infinitamente bom e está bem junto de cada um estendendo sua mão e como luz guiando nossos passos. Nesse momento de encontro com Deus, o convite é para a alegria porque o calor amoroso do Senhor nos colocará a salvos assim como a todos os homens deste mundo.
  
São Paulo.
O apóstolo São Paulo falando aos hebreus faz ecoar seus ensinamentos ao mundo todo.
Para nós crentes cristãos, não vemos separação entre o Senhor do AT e o JESUS contemporâneo porque é o mesmo DEUS.
Agora, por Jesus Cristo, encontramos muito mais fortemente a luz que faltava aos povos antigos. Jesus é o sumo sacerdote que dirige e celebra todas as ações da humanidade.
São Paulo nos fornece ainda uma catequese que todos os católicos deviam saber: Temos os nossos sacerdotes a quem chamamos de presbíteros ou padres. Porém, o sacerdócio por excelência é exercido pelo próprio Cristo. Esses devem estar revestidos de imensas graças para exercerem seus ministérios em favor dos homens nas coisas de Deus, esforçarem-se para que os pecados sejam dissipados da face da terra. O exercício do sacerdócio pelos homens deve ser nutrido pelo amor, pela caridade, pela compaixão para que os sofridos possam chegar à conversão e ter uma vida digna e repleta de santidade.
Aqui irmãos, não posso deixar de aproveitar dos vv. 4-5 para advertir que a ninguém é permitido atribuir para si a honra do sacerdócio senão aos que foram chamados por Deus.
Destarte, para o exercício do ministério episcopal, presbiteral e diaconal, além do verdadeiro chamado de Jesus é preciso que o vocacionado ore bastante e submeta-se ao arbítrio da Igreja (católica) para que, sob as luzes do Espírito Santo, possa ele ver concretizado o chamado e receba o Sacramento da Ordem que é ministrado pelo bispo imprimindo no candidato um caráter que fica impregnado no íntimo do homem que dele jamais será removido.
É o ministério ordenado que classifica o vocacionado para o exercício do sacerdócio que nasceu pessoalmente de Jesus quando ordenou seus apóstolos e estes os presbíteros e diáconos.
Portanto, a validade do sacerdócio tem sua confirmação somente na Igreja Católica e pela sucessão apostólica.
Significa irmãos, e respeitosamente me refiro que ninguém fora da Igreja Católica pode autodenominar-se bispo, presbítero ou diácono, por faltar-lhes a presença viva de um ordenante que seja sucessor legitimo de Jesus Cristo e dos Apóstolos.   
E assim mesmo, o sumo sacerdote sempre é e será Jesus Cristo, o único e principal celebrante em nome de quem exercemos nossos ministérios. Logo, quando se celebra a Santa Missa e os Sacramentos, na verdade é Jesus quem celebra usando da pessoa física do bispo, padre ou diácono para expressar ou visualizar sua ação celebrativa.

Evangelho:
No Evangelho narrado por São Marcos nos ensina o quanto é importante ter fé, não se deixar abalar pelos infortúnios que atingem nossas vidas.
Bartimeu, cego e mendigo, portanto, portador de imenso sofrimento, bastou ouvir falar na presença de Jesus e começou a gritar pelo seu nome e a suplicar: “JESUS, TEM PIEDADE DE MIM!”. Mesmo barrado pelos que estavam juntos, insistia na suplica até que Jesus mandou chama-lo.
E Bartimeu, ouvindo o recado CORAGEM, LEVANTA-TE, JESUS TE CHAMA, jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.  Aproximando-se Jesus pergunta: “O QUE QUERES QUE EU FAÇA?”. “QUE EU VEJA!”, pediu. E Jesus imediatamente o curou.
Irmãos e irmãs.
Jesus curava os enfermos, disto não temos dúvida. Porém, as Sagradas Escrituras não se destinam a revelações de milagres de curas físicas, mas tem um propósito bem mais profundo, que é a cura da alma, a conversão das pessoas para que sejam levadas à salvação como meio de viver a eternidade com Deus.   
Bartimeu foi curado, sim. Mas algo mais profundo deve ser destacado para a nossa espiritualidade.
A cegueira e a pobreza físicas de Bartimeu devem ser comparadas com a cegueira e pobreza espiritual dos homens.
Pode ser que Bartimeu estivesse acostumado a esse tipo  de vida. Mas bastou saber que alguém poderia muda-la para melhor, despertou-se e passou a pedir ajuda em Jesus. E quando é chamado, atira longe sua manta como quem quer se despojar da vida antiga, pecaminosa, das lembranças do mal e ter uma vida nova digna e santa. Suplica e é atendido. Mostra sua fé e pela fé foi curado.
De certa forma irmãos, também somos como Bartimeu. Se estivermos enfermos fisicamente, Jesus de alguma maneira saberá como curar ou confortar.  Mas se nossa enfermidade está na alma, ferida pelas dores do pecado, da fragilidade, da debilidade, devemos ouvir a voz de Deus, orar e insistentemente repetir para Jesus nos escute e nos mande chamar e pedir.
Bartimeu queria ver. E você, meu irmão, qual será o seu sofrimento físico, religioso e espiritual? O que você gostaria de pedir a Jesus?
Busque a fé que está dentro de você e que de graça recebeu de Deus no batismo, tome coragem, levante-se desse chão e olhe e escute Jesus com a certeza de que você também ouvirá: “VAI, MEU IRMÃO, TUA FÉ TE CUROU”.
Amém.

Dc  Narelvi 

domingo, 18 de outubro de 2015

SERVIR OU SER SERVIDO. 18.10.15


REFLEXÃO DOMINICAL
Is 53,10-11; II Heb 4,14-16; Mc 10,35-45
29º DTC - Ano B - 18.10.2015
SERVIR OU SER SERVIDO

Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Isaias.
Isaias nos leva a refletir sobre o sofrimento.
Primeiro Deus não escalou o homem para sofrer, nem o predestinou a ser pobre ou rico, a sentir dores, a sofrer esta ou aquela enfermidade, a morrer por consequência de acidente ou morte natural, a humilhações, desgostos, perseguições...  Essas coisas acontecem desde que nossos primeiros pais desobedeceram a Deus. Portanto, tornou-se algo natural na nossa vida, embora para uns com mais intensidade, para outros, menos.
Entretanto, uma coisa nos parece bem certo: o sofrimento sempre leva a uma reflexão. Para aquele que tem fé, que é crente, que reconhece que apesar de tudo Deus tem preparado uma eternidade compensatória de paz e felicidade na vida depois da morte, e porque não reconhecer, já nesta vida, é uma oportunidade para transformação do modo de viver para uma experiência melhor.
Quanto testemunho tem-se visto de pessoas que depois de passarem por situações traumatizantes em sua vida confessam a experiência e proclamam o animo de transformar seus costumes em atitudes e ações comunitárias mais concretas e benéficas em favor de si mesmo e dos irmãos, a ter um novo rumo mais religioso, mais profundamente ligado a Deus. E realmente, passado ou não o sofrimento, a partir desse momento o sentido da vida passa a ser mais bem assimilado, melhor compreendido. O mundo passa a ser visto como presente do Criador para uma passagem rápida em direção à eternidade a ser preenchida por boas obras.
Certamente que a tudo tentamos entender mas nem sempre conseguimos porque os valores de Deus e os valores dos homens são diferentes. Por isso que na logica dos homens, muitas vezes fica difícil aceitar. Confiando então em Deus os sofrimentos como peso serão mais suportáveis.
São Paulo.
Aliás, São Paulo aponta Jesus, Filho de Deus, como sumo sacerdote, motivo pelo qual nada pode abalar a rotina da vida terrestre nem nossa fé. Como sumo sacerdote está atendo a tudo o que acontece com os homens protegendo-os nos momentos de fraqueza.
E apropriadamente lembra que o próprio Cristo passou por momentos cruéis enquanto homem passando pelo calvário com sua paixão e morte na cruz, mas que no final venceu e com ele vencemos também.
Evangelho.
Fecha a reflexão de hoje mostrando que de tudo o que se pode tirar da vida, a virtude está em servir.
Tiago e João, curiosos sobre o futuro eterno, pediram a Jesus que lhes reservasse um lugar ao lado de Jesus no Céu.
Jesus então deu uma resposta que serve a todos nós.  Podemos e devemos fazer aqui tudo o que Jesus fez e ensinou. Contudo, certas honrarias não nos cabem pedir ou conhecer. Citou como exemplo os chefes das nações e os grandes que impõem aos seus subordinados suas forças e subserviência.
Errado domínio! Como os apóstolos e discípulos, todos os crentes cristãos devem se espelhar em Jesus Cristo que veio a este mundo não para ser servido, mas para servir.
Não importa a função que ocupemos, seja de chefia, administrativa, ou como autônomo, se quiser ser grande aos olhos de Deus e do próprio homem, deve ter sua conduta norteada pela simplicidade e humildade, encarar que a virtude está em servir, principio, aliás, que é inerente à criatura humana pelo próprio principio do amor, da fraternidade e da própria vida em comunidade.
Muitas vezes procuramos Deus. Onde estará?
No rosto daqueles a quem servimos, nos pequenos gestos que dão esperança e que enchem o coração de paz, principalmente nas pessoas humildes, aí veremos Deus.  
Jesus, manso e humilde de coração, fazei
os nossos corações semelhantes ao vosso.

Dc Narelvi.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

NOSSA SENHORA DA APARECIDA - SIMPLESMENTE MARIA.

SOLENIDADE: 12.10.2015 – ANO B

Prezados irmãos e filhos de Maria.
Quem é a Nossa Senhora da Conceição Aparecida?
Maria é filha de São Joaquim e Santa Ana (apócrifos), teria nascida pelo ano 20 aC, considerando-se que por questão de erro de cálculo do  calendário solicitado pelo Papa, Jesus então teria nascido pelo ano 7 da nossa era (hoje estaríamos no ano 2008).
Mas, mantendo o calendário tal qual se encontra hoje, Jesus nasceu, então, no inicio da nossa era já que o calendário inicia com o seu nascimento. E Maria teria 16 anos de idade.  
Pela tradição oral, Maria deixou este mundo com aproximadamente 72 anos de idade sem passar pela experiência da morte porque não tinha pecado, era imaculada, e foi assunta ao Céu em corpo e alma. Por isto que a Igreja prega que no Céu apenas duas pessoas já estão em corpo e Alma, Jesus e Maria, enquanto que dos demais falecidos e salvos encontram-se apenas suas almas.
Desde o inicio do cristianismo Maria foi homenageada sob diversos títulos, como, v.g. Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Rocio, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, etc. etc.  MAS SEMPRE A MESMA E UNICA MARIA.
Hoje a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Maria recebeu esse nome porque no ano de 1717 muitos pescadores estavam a pescar no rio Paraíba, vila de Guaratinguetá, São Paulo, e três deles, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, lançavam suas redes, e nada de peixe.
Em dado momento, Joao Alves ao recolher sua rede percebeu um pequeno volume e viram que se tratava do corpo de uma pequena imagem de barro, faltando a cabeça.
Lançaram a rede mais abaixo e o mesmo pescador ao puxar sua rede veio nela a cabeça da imagem.
Pela semelhança com a representação da imagem de Nossa Senhora da Conceição a imagem foi recomposta e passou a ser venerada sob o titulo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida porque ela foi “aparecida” no rio, e negra. Inicialmente a imagem ficou guardada na casa de um dos pescadores Felipe, por cerca de 15 anos, mais tarde construído um rustico altar e a imagem colocada à devoção pública onde se ajuntavam devotos para a reza do terço e outras devoções[i].
Milagres foram acontecendo até que em 1.745 foi inaugurada a primeira Igreja pobremente construída, e as romarias eram constantes.
Em 1743 Dom Frei João da Cruz, Bispo do Rio de Janeiro aprovou a nova Igreja e culto. A data da festa passou por datas diferentes, 8 de dezembro, 7 de Setembro, e a partir de 1953 definitivamente passou a ser 12 de outubro.
No local formou-se um povoado chamado de Aparecida (distrito). Por volta de 1734 foi construída a Capela do Morro dos Coqueiros, inaugurada em 1745. No ano de 1955 iniciou-se a construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e no ano de 1984 foi declarada pela CNBB Basílica de Aparecida Santuário Nacional[ii].
Portanto, Nossa Senhora Aparecida é um título atribuído à Maria Mãe de Jesus, rejeitada por muitos protestantes que extravasando seus fanatismos, ódios e ignorâncias chegam ao vandalismo invadindo igrejas e quebrando imagens.
 Mas o que importa para nós católicos é o que a imagem lembra e representa. Respeitamos as imagens dentre elas a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. A fúria dos tentados pelo demônio pode levar a quebrar o barro e influenciar nos fracos que renegam o catolicismo, mas jamais destruirão a fé em Jesus e nos seus ensinamentos através da Igreja de Cristo.
Nossa Senhora, sob qualquer título, vem intercedendo por todos nós, inclusive pelos protestantes hoje chamados de evangélicos ou crentes cujos atributos já pertenciam aos católicos antes de Lutero criar o protestantismo. Ressalvamos que felizmente nem todos eles agem assim, pois temos irmãos evangélicos dignos e que vivem sua fé com equilíbrio e sinceridade.  
Mas hoje é dia de alegria. DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, MÃE DE JESUS CRISTO E  QUE EM RAZÃO DESSA MATERNIDADE NINGUÉM PODE SE ATREVER A  NÃO AMA-LA.
Continuemos irmãos católicos, a venerar a imagem de Nossa Senhora, figura daquela que está no Céu.
E viva Nossa Senhora!
Com as bênçãos de Maria
Dc Narelvi

domingo, 11 de outubro de 2015

QUAL É O MEU TESOURO? 11.10.15

REFLEXÃO DOMINICAL

28º DOMINGO Tempo Comum
Sb 7,7-11; Hb 4,12-13; Mc 10,17-30
QUAL É O MEU TESOURO?

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Sabedoria:
      Mais uma vez vem à tona o assunto riqueza. E nos deixa um tanto perturbados porque, afinal de contas, procuramos a riqueza material até como condição de sobrevivência nos dias de hoje também.
Acredito que isso já começou quando o próprio Deus castigou Adão em forma de desafio: “De agora em diante, com o teu trabalho tirarás da terra o necessário para o teu sustento. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto”. (Gn 3,17-20). Certamente que os anos seguintes foram de trabalho gerando economia de utilidades básicas de sobrevivência até que no futuro veio a troca, o mercado, a moeda, o patrimônio, enfim, a riqueza material em termos econômicos para o bem estar de uns e desatino de outros.
Daí então, que precisamos considerar até que ponto a riqueza pode beneficiar ou prejudicar a convivência do homem.
O autor do Livro da Sabedoria, um judeu de língua grega lá pelo século I aC, já alinhavava dois prismas norteadores: a prudência e a sabedoria.
      Não importa irmãos, se vivemos hoje a pobreza ou riqueza, ou se estamos nos preparando para a prosperidade. O que importa é que não façamos da proposta milionária um meio de vida, um objetivo principal e acima de tudo.
      Um homem prudente e sábio sabe muito bem que esses dons imateriais que vem de Deus valem muito mais do que o ouro e as pedras preciosas, pois que nunca se apagam e sobrevivem a todos os obstáculos que acontecem no cotidiano.
      A riqueza conseguida com o suor do rosto, com trabalho honesto, e até mesmo como o aproveitamento da prudência e sabedoria não é pecado nem condenado por Deus. Diferente é quando a riqueza é conseguida tendo por fonte a desonestidade, a corrupção, a exploração do irmão.
      Numa linguagem bem simples, tudo se torna fácil e possível, até a riqueza, na medida em que colocamos Deus sempre em primeiro lugar.
São Paulo:
      São Paulo nos chama, então, a confiar nos ensinamentos de Deus que pela sua Palavra ensina, aconselha, dirige nossos passos com firmeza mesmo que se caminhe às vezes por vias tortuosss.
A Palavra de Deus é eficaz diz São Paulo, e penetra em nossa alma e dirige as intenções do coração.
Quem ouve a Palavra de Deus exercita a sua conduta para o bem e consegue fazer deste mundo um mundo perfeito e alegre que aponte um só destino: o Céu.
Evangelho:
São Marcos fala de um homem que se ajoelha diante de Jesus chamando-o de “Bom Mestre”, aflito porque queria saber como conseguir alcançar o Reino dos Céus.  
Jesus lança como primeira resposta a obediência aos mandamentos da Torahnão mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe” (vers. 19) como condição para se alcançar a vida eterna.
O homem então atesta essa obediência, mas Jesus ainda recomenda desfazer-se da sua riqueza, dar aos pobres. Contudo, sua reação foi desistir de continuar ouvindo Jesus.
A conduta do homem fez com que Jesus se referisse aos ricos como uma classe daqueles que dificilmente entrariam no Reino de Deus, com uma citação que soa mal: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”.
Porém, Jesus alivia nos versículos seguintes com a ressalva de que para Deus tudo é possível.
Sim irmãos, é possível para todos, pobres ou ricos desde que amoldem suas vidas na prudência, na sabedoria, e acima de tudo na Palavra de Deus.  
Pedro orgulha-se por ter abandonado tudo por Jesus que sela uma afirmação confortando e recompensando todos aqueles que por causa do Evangelho desapegam-se de seus laços materiais e familiares sem perder o amor por eles, como uma opção de vida, preferencialmente pela vocação de servir, a exemplo dos sacerdotes católicos e tantos outros voluntários que assumem esse compromisso de fielmente levar a Palavra de Deus aos necessitados de um modo geral.
Irmãos e irmãs. Se vocês refletirem bem verão que nas suas paróquias existem muitas pessoas que muito bem poderiam ser instrumentos da Palavra de Deus sem precisar abdicar da sua família, do seu trabalho, e até mesmo da sua riqueza.
Os ricos que não se aflijam pelo provérbio do camelo passar pelo buraco de uma agulha, pois seus significados podem ser outros. O problema não está nas riquezas em si, mas no apego indevido a elas. Basta refletir sobre qual é o seu melhor tesouro.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi

domingo, 4 de outubro de 2015

INSTITUIÇÃO DO MATRIMÔNIO. O QUE DEUS UNIU ... E O DIVÓRCIO?

REFLEXÃO DOMINICAL
27º DTC - Ano B – 4.10.15
Gn 2,18-24;  Hb 2,9-11; Mc 10,2-16
Instituição do matrimônio. O que Deus uniu.... E o divórcio?

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Um tema espinhoso para nossos tempos.
Mas conforme diz a Sagrada Escritura que traduz os ensinamentos de Deus no AT e NT, São Paulo quando escreveu aos Hebreus, Jesus nos é revelado como aquele que provou a morte por nós, sofreu para nos santificar. E ainda ensina que como Jesus é o Santificador nós somos os Santificados. E como tanto Jesus como nós somos descendentes do mesmo Deus, Jesus não se envergonha de nos chamar de irmãos.
Logo, somos todos irmãos em Cristo, tendo Cristo por Salvador o que nos dá o honroso titulo de Cristãos.
Pois bem. Aqui entramos no assunto matrimônio.
Alguns querem transformar o casamento num acasalamento, “sem papeis,” dizem. E acabam também sem as bênçãos de Deus pelo Sacramento do Matrimônio.
É bom lembrar que o casamento não é criação da sociedade humana através de legislações civis ou decisões de Tribunais. CASAMENTO É UMA INSTITUIÇÃO DIVINA DE UM HOMEM E UMA MULHER.
Portanto, antes das leis humanas regia o casamento a Lei de Deus. No Brasil o Decreto nº 181 de janeiro de 1890 instituiu o casamento civil a vigorar partir de 24 de maio de 1890[1]. Na Europa o casamento civil chegou no século XVIII[2].
 Antes disso, somente os casamentos celebrados pela Igreja Católica eram reconhecidos como legítimos para todos os efeitos.
A Igreja Católica celebrava então o casamento religioso seguindo o que diz em Gn 2,18-24, como primeira Igreja Cristã do mundo, depositária e seguidora dos Apóstolos e das Sagradas Escrituras.
Logo, todos os nossos antepassados foram casados no religioso católico e deles nos descendemos.
Por isso o matrimônio é indissolúvel: Gn. “23 E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada 'mulher' porque foi tirada do homem”. 24 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. E Mt 19,6: Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu ninguém separe". É o 7º Sacramento.
Mas e o divórcio?
Na Bíblia fala e Jesus justifica: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 9 portanto, o que Deus uniu o homem não separe!' (Mc 10).
Sem duvida foi uma exceção à regra conforme os versículos 6-9.
Mas sem aprofundar no assunto, em determinados casos mesmo hoje o divórcio é aceito na religião sem constituir falta moral, em determinadas situações segundo o CDC[3] e CIC[4], quando for a única maneira possível de garantir direitos legítimos, exemplo defesa dos filhos, maus tratos domésticos, etc.
Porém, uma vez divorciados não podem casar novamente com outro sob pena de cometer adultério.
É certo também, que em qualquer caso se divórcio que ocorrer, o divorciado mesmo não podendo participar de certos sacramentos como confissão, eucaristia, e algumas funções na Igreja, não deve jamais abandonar a fé, a religiosidade, a frequência à Igreja e as Missas, e fazer sua confissão espiritual, pois Deus é misericordioso e saberá te ouvir e julgar. A Igreja acolhe os divorciados.
Aproveito agora para falar como advogado acostumado a ouvir queixas de casais e divorciados. A vida de separados é muito difícil. Tudo se complica financeiramente, socialmente, familiarmente. Os filhos são os que mais sofrem.
A experiência me diz que é preferível suportar as desavenças desde que não ultrapassem os limites do suportável, e tudo fazer para que não aconteça a separação. Diálogo, oração, perdão, renúncia, direção espiritual, encontros e reuniões de formação na Igreja ajudam muito a discernir e superar.
A família (homem, mulher e filhos) é uma dádiva de Deus e merece ser unida e plenamente vivida.
Sempre, sempre, confiar na Misericórdia Divina.
Dc Narelvi




[1] Fonte:  http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/01/historia-do-casamento-civil-no-brasil-acompanha-mudancas-da-familia.html
[2] Fonte: http://inovaglttb.blogspot.com.br/2005/07/de-onde-vem-o-casamento-civil-quem-e.html
[3] Código de Direito Canônico
[4] Catecismo da Igreja Católica

DESATINOS QUE DESMERECEM O CONHECIMENTO RELIGIOSO


Desatinos que desmerecem o conhecimento religioso
29.09.15
Dc Narelvi
Ontem, num programa de televisão cujo nome não interessa porque o que interessa é o fato, e que reúne três pastores protestantes para debates sobre determinado tema, curiosamente seguindo a mesma bíblia sempre conflitam nas suas interpretações. Levantaram algumas questões interessantes e aproveitáveis, outras lamentáveis que merecem censura. Vejam estas duas:
a) Para eles, quem esta dentro da igreja evangélica é “convertido”,  e os que estão fora, são do mundo. E quando se referem aos seus membros “convertidos” eles são cristãos a partir dessa conversão, mais exatamente, ao renegar o catolicismo.
Logo, nós católicos, no inteligente saber daqueles pastores, não somos convertidos nem cristãos, mas pejorativamente homens do mundo.
Senhor, tende piedade deles!
b) Eles não aceitam a confissão auricular como na Igreja Católica porque se satisfazem confessando em linha direta com Deus e assim pregam. Nada contra!
Contudo, um dos pastores informou de que nos encontros para noivos, um pastor fez como de regra, uma “entrevista” com um casal e especulou sobre a vida sexual dos noivos que acabaram confessando  suas intimidades contra a castidade. Isto não é uma forma de desrespeito, de extorsão psicológica de uma confissão? A fim de que?

Senhor, tende piedade deles!