Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 25 de agosto de 2013

SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM?



 
REFLEXÃO DOMINICAL
21 DTC – Ano C – 23.12.2013
Is 66,18-21; Hb 12,5-7.11-13; Lc 13,22-30

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.



Para entender a mensagem de Isaias, precisamos nos situar com os israelitas que se julgavam os únicos bons, justos e fiéis a Deus. Os outros eram os estrangeiros olhados como diferentes,  inferiores no relacionamento com Deus.

Entretanto, os israelitas foram exilados em Babilônia e no exílio puderam refletir sobre seus valores questionando se realmente eram pessoas dotadas das virtudes que imaginavam ter. E a oportunidade do exílio permitiu que conhecessem outras pessoas, outras culturas, os estrangeiros e puderam perceber que eles também tinham seus valores morais e justos, e até muitas vezes melhores do que os seus.  

Nessa época começa a surgir a ideia de que o Senhor não é Deus apenas de Israel, mas de todos os povos, o que se reconhece pelo v. 18: Eu que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória”.

O Senhor disse que colocaria no meio dos estrangeiros um sinal e enviaria mensageiros para dar a boa noticia de um único Deus, alguns até escolhidos dentro dos próprios estrangeiros, para anunciar aos que  conheciam e aos que não conheciam Deus a fim de reunir povos e línguas diferentes num só povo de Deus partindo de Israel “Para terras distantes de além-mar, aos que nunca ouviram falar de mim” porque para a salvação precisa crer num único Deus.  

Observe irmãos, que Isaias escreveu o texto numa época em que o conceito de deus dependia de cada grupo de civilização que pelas suas índoles adotavam  um deus segundo suas tendências e faziam suas adorações ou praticas religiosas com idolatria.

Prezados irmãos e irmãs. Aqui ainda não se trata das religiões cristãs que obviamente não existiam, pois que nem mesmo Jesus havia se revelado. Mas havia um propósito de ensinar ao mundo que existe UM SÓ DEUS a quem deveriam prestar culto.   

Sem ensinamentos é aceitável compreender o porquê de tantos deuses na antiguidade. Por isso que Isaias registrou a vontade do Senhor, “para aquelas que ainda não ouviram falar em mim”. Daí o importante papel dos profetas na apresentação de um único e verdadeiro Deus. A lição principal desses profetas era ensinar que a ninguém é permitido criar para si deuses particulares, diferentes, segundo suas imaginações como se Deus fosse um ser amoldável à vontade, critério e ansiedade de cada um

2ª PARTE

            De uma forma ou de outra, acredito que todos os seres humanos sentem dentro de si a presença de um deus. Até mesmo aqueles que por circunstâncias como os indígenas, por exemplo, ou povos habitantes de pontos longínquos de nossa terra aonde a evangelização não chegou, e que sem culpa não conhecem o Deus verdadeiro.

            Mas agora vamos falar dos cristãos.    Deixamos de lado o antigo testamento para adentrarmos no novo testamento com a presença de Jesus.

            Se no passado somente DEUS PAI era revelado, com a vinda de JESUS como segunda pessoa da Santíssima Trindade, passamos a conhecer mais profundamente Deus.

            São Paulo sem deixar de lado DEUS PAI vai a fundo levando a doutrina cristã anunciando o mesmo Deus agora encarnado na pessoa de Jesus que veio a este mundo justamente para fazer a vontade do PAI.

            Se antes invisível, agora com Jesus Deus tornou-se visível e mais fácil de ser compreendido. O Novo Testamento nos traz uma nova aliança, um novo tempo de conversão convidando os pecadores a renunciarem o pecado para uma vida de graças seguindo os passos de Jesus cujo desejo é de colocar a humanidade no mesmo Plano da vontade de Deus Pai.

            Para isso ensinou e escolheu seus representantes, os apóstolos que ensinaram e converteram pecadores em bons   cristãos.   

            Mas São Paulo inicia na carta de hoje já chamando a atenção dos cristãos desanimados lembrando-lhes das palavras de encorajamento que lhes foram ditas. São Paulo na sua admoestação pede para que tudo o que Deus ensinou seja no AT ou no NT por Jesus seja aproveitado para uma vida santa e feliz, e que aceitem dos legítimos ministros ordenados bispos, presbíteros e diáconos sob a orientação do Papa, a educação na Palavra, encorajamentos, ânimos para alcançar os objetivos  cristãos, e sem revolta ouçam desses Ministros de Deus também as advertências e conselhos quando necessários para a correção fraterna conforme diz Paulo: “O Senhor corrige a quem ele ama e castiga alguns de seus filhos  para que sejam fortalecidos na fé e não sofram mais, assim como os pais fazem com os filhos cuja correção verbal severa e forte mesmo que doa no momento depois transformar-se-á em premio, paz, justiça e gratidão”.

            No versículo 13 Jesus manda que acertemos nossos passos não apenas para nós, mas também para que possamos interagir com outros não com o espírito de disputa ou condenação, sem rejeitar o que é manco, mas para que seja curado.

3ª PARTE

O Evangelho nos leva a refletir sobre a SALVAÇÃO. Seremos todos salvos?

            Não podemos fechar os olhos para relativismo entre os cristãos, sobre o que nos espera depois da morte. A pratica religiosa vem sendo banalizada com muitos cristãos católicos desapegando-se dos seus princípios religiosos abandonando seus compromissos de Igreja e até a fé, fazendo da religião um ponto qualquer no roteiro da sua vida preferindo viver mais o mau exemplo de tantos segmentos  da sociedade mal intencionada ou maculada pelo pecado ouvindo palpites de pessoas que aproveitando-se de seus microfones divulgam pelo radio e televisão suas opiniões descredenciadas contaminadas pelo pecado, expondo suas opiniões mundanas  estimulando aborto, a bebida, o homossexualismo, a riqueza acima de tudo, o sexo prematuro entre heterossexuais, as separações de casais, o “ficar” como modelo de relacionamento entre adolescentes e jovens, o deboche das convicções religiosas, suas opiniões religiosas sem o mínimo de instrução a respeito, enfim, pervertendo as mentes dos fracos cristãos que acabam por aderir a essas brutais perversões da moral e dos bons costumes a exemplo do que faz a novela da Globo (des)Amor à Vida.

             Estamos vivendo um tempo de iniquidade.

            O Evangelho mostra o que acontecerá a esses desviados do caminho do Senhor.

            Diz o Evangelho que alguém perguntou a Jesus: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” e Jesus respondeu: Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”.
            A esses que além de não praticarem com lealdade a religião ainda deturpam as Leis de Deus, a Igreja e Bíblia,  com suas manifestações comprometidas com o pecado, se baterem à porta do Céu sem arrependimento e perdão dos pecados,  Jesus responderá: Não sei de onde sois.” E ainda dirá: “Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!” E aponta o lugar reservado aos malfeitores: Ali haverá choro e ranger de dentes”.

            Irmãos, Deus é bondade, é misericordioso, e por Jesus quer que todos sejam salvos. Aliás, é para isso que a Igreja Católica e todas as demais religiões cristãs pregam.

Foi para a salvação da humanidade que Jesus morreu na cruz. É pela salvação que muitas freiras e religiosos oram diariamente, e que Missas são celebradas a cada minuto em todo o mundo, e que Jesus escolheu o Papa para ser o dirigente maior da cristandade.

            Mas nada, nem Deus poderá interferir na salvação de você, se você não quiser, pois a escolha é sua.

            Por isso meu irmão, não facilitemos as coisas para o demônio. Sejamos prudentes e cautelosos, sempre prontos para o nosso momento final, pois a condenação ao inferno é uma possibilidade real anunciada por Jesus e nas Sagradas Escrituras.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

domingo, 18 de agosto de 2013

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA




Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.

        Hoje a Igreja celebra o reconhecimento de que Nossa Senhora, imaculada, foi elevada ao céu sem passar pela experiência da morte. Por isso ela foi assunta ao Céu, isto é, conduzida para o Céu, diferentemente da ascensão de Jesus que significa voltar para o Céu por sua própria ação.
        A Igreja reconheceu que Maria, por ser mãe de Jesus, nascida sem pecado e assim permanecida durante toda a sua vida, que chegado o momento, sem morrer, foi chamada e conduzida ao Céu em corpo e alma conforme dogma que assim definiu solenemente: "44. Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial"[1].
        O dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950 e o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 966 ensina:  Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo." A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos”.
        Na leitura do Apocalipse de hoje sentimos a presença de Maria como uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”, que deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro”, cujo filho, diz o v. 10: "Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo".

        E de fato, Maria gerou e deu à luz seu filho Jesus e foi reconhecida por sua prima Isabel “Mãe do meu Senhor”. E foi a própria Isabel autora de parte da oração Ave Maria que devotamente recitamos sempre, v. 42 Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" e Maria entoou o lindo canto do Magnificat conforme está no Evangelho, Lc 1,39-56.

        São Paulo narra a grandiosidade de Jesus como o primeiro a ressuscitar e que, se por um homem, Adão, veio o pecado, por um homem, Cristo, veio a redenção.
        Cristo, segundo o apóstolo, é o Rei que destruiu a morte e todos nós, por Ele, seremos entregue ao Pai “para que Deus seja tudo em todos”.

        Queridos irmãos e irmãs.
        Maria é partícipe do maior gesto de amor de Deus Pai por nós, pois com o seu SIM permitiu a Deus Sua encarnação na segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho Jesus.
        Não duvidamos do dogma da assunção, primeiramente porque assim devemos crer, e porque reconhecemos em Maria a mais digna de todas as pessoas, homens ou mulheres de todos os tempos  inclusive dos patriarcas e profetas que antecederam visto que esses apenas anunciaram enquanto que Maria gerou, criou, cuidou, educou e serviu ao anunciado por vontade de Deus.
        Bendita és tu, Maria! Nossa Igreja e toda a humanidade são felizes e seguras porque têm a Senhora como Mãe, até mesmo em favor daqueles que ofensivamente a repudiam em desrespeito ao próprio Jesus, seu filho.
        Maria assunta ao Céu, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. AMÉM.
Com Jesus e Maria.
Diac. Narelvi.


[1] CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII - MUNIFICENTISSIMUS DEUS

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ABORTO - COMO EVITAR LEGALMENTE.

 Pró-vida Anápolis
Domingo, 14 Julho 2013 03:11

Dilma só

(o dano causado pelo terceiro governo petista)
— De quantas pessoas o PT precisa para destruir o Brasil?
— Dilma só ("de uma só").
Uma anedota semelhante a essa tem circulado pelo país nas últimas semanas. Abstraindo de todas as questões administrativas, é impressionante o avanço da cultura da morte e a imposição da ideologia de gênero durante o governo Dilma. O sucesso da presidente (ou "presidenta") tem sido tão grande, que até pode parecer que ela fez tudo sozinha. Na verdade não foi assim. Seu governo, o terceiro da Era Petista, está atingindo o cume de uma montanha cuja encosta foi escalada com grande esforço nos dois anteriores governos Lula.
Durante oito anos, Lula tentou inutilmente a liberação total do aborto por meio do Projeto de Lei 1135/91, que acabou sendo derrotado e arquivado pelo Congresso[1]. Nem sequer foi obtida a liberação do aborto de criancinhas anencéfalas (ADPF 54) pelo Supremo Tribunal Federal. O máximo que Lula conseguiu foi sancionar, em 24 de março de 2005, a Lei de Biossegurança (Lei 11.105/2005), que permitiu a destruição de embriões humanos, e defender sua constitucionalidade diante da Suprema Corte (ADI 3510)[2].
Foi somente no governo Dilma que o Supremo Tribunal Federal declarou não ser crime o aborto (ou "antecipação terapêutica de parto") de bebês portadores de anencefalia[3].
Durante oito anos, Lula empreendeu grandes esforços e gastou vultosas verbas públicas para promover o homossexualismo, tanto dentro do país quanto diante da comunidade internacional (ONU e OEA). Mas parecia impossível obter a aprovação das uniões homossexuais e menos ainda a equiparação destas ao casamento.
Pois o impossível aconteceu logo no início do governo Dilma. No julgamento ocorrido em 4 e 5 de maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal, contrariando texto expresso da Constituição, reconheceu por unanimidade a "união estável" entre duplas homossexuais[4]. E mais: em 14 de maio de 2013, o presidente do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Joaquim Barbosa, emitiu uma resolução[5] obrigando as autoridades competentes a celebrarem o "casamento civil" e a "conversão de união estável em casamento" entre pessoas do mesmo sexo!
Quanto estrago feito durante o governo de uma única pessoa! Lembremos, porém, que nada disso teria ocorrido se os Ministros da Suprema Corte não tivessem ousado atuar como legisladores positivos ou até como reformadores da Constituição. Lembremos ainda que é o presidente da República quem nomeia os ministros do Supremo Tribunal Federal (art. 84, XIV, CF) e que o Senado Federal sempre tem sido subserviente à indicação presidencial.
Dos atuais onze Ministros do Supremo, quatro foram nomeados por Dilma e quatro por Lula. Somente Celso de Mello, Marco Aurélio e Gilmar Mendes escaparam da nomeação petista (no entanto, os três têm sempre votado em favor da ideologia do PT). Dois nomes merecem destaque: Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. O primeiro é um veterano militante do Partido dos Trabalhadores, escandalosamente nomeado por Lula em 2009. O segundo é o advogado que atuou no STF em defesa do aborto de anencéfalos, da destruição de embriões humanos e da "união estável" entre pessoas do mesmo sexo. Foi nomeado por Dilma e tomou posse em 26 de junho de 2013. O governo petista, portanto, dispõe de um Supremo feito à sua imagem e semelhança. Dispõe ainda de um Congresso Nacional incapaz de defender-se diante da crescente invasão de competência da Suprema Corte. O caminho parece aberto para todas as aberrações possíveis: a punição para os opositores do homossexualismo ("homofóbicos"), a proibição do uso de qualquer palmada pelos pais, a liberação da maconha, a permissão do aborto por simples solicitação da gestante, a legitimação das uniões incestuosas, da poligamia e do abuso sexual de crianças. Não se veem limites para o avanço da cultura da morte e da ideologia de gênero.
Nos últimos dias, o governo tem apresentado propostas ousadas, como a convocação de uma nova Assembleia Constituinte ou de um plebiscito para uma reforma política. Convém lembrar que, na América Latina dominada pela ideologia socialista, a elaboração de uma nova Constituição tem sido usada por nossos vizinhos para instaurar um regime totalitário (veja-se o caso de Hugo Chavez, na Venezuela). Além disso, o uso pelo Brasil da urna eletrônica de primeira geração (sem voto impresso) compromete a confiabilidade do resultado de um plebiscito ou de qualquer outra eleição[6].
Falou-se também em trazer 6 mil médicos (ou aborteiros?) cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes[7]. Por que justamente de Cuba, a ilha da ditadura comunista e do aborto em série?[8]
Diante de tudo o que vem ocorrendo, fica cada vez mais evidente o dever de todo cristão de negar seu voto a qualquer candidato do Partido dos Trabalhadores e de convidar os outros a fazerem o mesmo, pois o futuro de nosso país passa pela derrota do PT.
Anápolis, 14 de julho de 2013
Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
Presidente do Pró-Vida de Anápolis
USE O DISQUE CÂMARA - 0800 619 619

Envie uma mensagem ao deputado Alberto Filho (PMDB/MA) designado como relator da PEC 164/2012, que pretende incluir em nossa Constituição Federal as palavras "desde a concepção" logo após a inviolabilidade do direito à vida (art. 5º, caput). A proposta está atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e aguarda o parecer do relator. Eis uma sugestão: SOLICITO A VOSSA EXCELÊNCIA QUE, NA QUALIDADE DE RELATOR, DÊ UM PARECER FAVORÁVEL À PEC 164/2012, QUE ESTABELECE O DIREITO À VIDA DESDE A CONCEPÇÃO".


[1] O PL 1135/91 foi rejeitado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara por 33 votos contra zero no dia 7 de maio de 2008. Depois, foi rejeitado por 57 votos contra 4 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) em 9 de julho de 2008.
[2] Em 29 de maio de 2008, o STF terminou o julgamento da ADI 3510, considerando constitucional a destruição de embriões humanos permitida pelo artigo 5º da Lei de Biossegurança.
[3] O pedido da ADPF 54 foi julgado procedente pelo STF por oito votos contra dois, nos dias 11 e 12 de abril de 2012.
[4] Foram julgadas em conjunto duas ações: a ADPF 132 e a ADI 4277.
[8] Cf. O aborto está fora de controle em Cuba. ACI Digital, 17 mar. 2011, in: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=21363

domingo, 11 de agosto de 2013

FELIPE e GABRIEL NO DIAS DOS PAIS



 MENSAGENS DE FELIPE PARA SEU PAI MARCOS E IRMÃO GABRIEL PELO DIA DOS PAIS 11.8.2013

Felipe para
Marcos Flavio Malucelli

Mesmo estando longe, nunca te esqueço, e sinto sua falta.
E nesta dada especial, eu pensei em lhe dizer o quanto
você é importante para mim, e o quanto eu te amo.

Acima de tudo pai, eu gosto de você, e quero lhe dar os parabéns
pelo seu dia.

Sei que sua presença é importante, pois eu sinto a necessidade
da figura paterna comigo. Sinto falta da amizade, das conversas e
das pescarias, enfim, de tudo que posso fazer apenas com você.

Pai, apesar de estar longe, penso em você a todo instante, e vivo
me gabando do paizão que eu tenho, que sempre me ensinou.

Contudo, quero lhe agradecer por mim, pois tenho objetivos,
e um deles é claro, é ter você e poder ser constante presença.

Parabéns pelo seu dia, e apesar de separados, quero que receba
meu abraço verdadeiro com amor.

Feliz Dia dos Pais.
De quem veio ao mundo, por você.
Te amo paizão!

Felipe para
Gabriel Malucelli

Hoje quero te desejar toda felicidade do mundo e dizer o quanto é amado. Hoje no dia dos pais, como uma amigo e irmão quero parabenizá-lo por esse grande dia. E mais que isso, quero te dizer o quanto sinto importante fazer parte da sua vida. Quero comemorar com você suas conquistas e vitórias. Quero também que todos os seus projetos se tornem reais. Que a sua caminhada seja de muita luz e que seu amor seja a base de sua vida. Continuo torcendo por você e pedindo a Deus que o ilumine e o proteja de todos os males. O melhor presente desse mundo é ter você como irmão. Que Deus o proteja meu irmão. Que o sorriso e a fraternidade sejam um elo de amor em sua jornada, edificando seus passos e os tornando visíveis e alcançáveis. Deixo então o meu abraço forte e fraterno e os meus sinceros votos de um... Feliz Dia dos Pais!

RESPOSTA DE GABRIEL PARA FELIPE:
 
Gabriel Malucelli Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.

Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste!!

Um beijo, um abraço, um aperto de mão.
União de irmão, nada é em vão.
Alegria e prazer, sensação de bem-querer.
Reflexões do passado, nada de errado.
Futuro incerto, esperança, sonho de criança.
Felicidade e gratidão, amor no coração.
Carinho e solidariedade, frutos da dignidade.
Um Laço desmedido!!

TE AMO BROTHER!!

FICAI PREPARADOS!



REFLEXÃO DOMINICAL
19 D.T.C – Ano C – 11.08.2013
Sb 18,6-9; Hb 11,1-2.8-19; Lc 12,32-48
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE
         O Antigo Testamento quase sempre nos traz narrações de difícil interpretação ao pé da letra, como a de hoje, fazendo-nos recorrer a trabalho de teólogos que nos ajudam na reflexão[1].
         Assim podemos situar a passagem com o povo de Israel que lembrava dos momentos difíceis que passaram pela exploração e opressão, mas que sempre tiveram Deus por protetor e libertador da escravidão. Isso era lembrado e servia de estimulo para o que viesse pela frente conforme diz o versículo 6.
         No v. 3, revela que enquanto os egípcios se encontravam envoltos pelas trevas, os israelitas eram acompanhados por uma coluna de fogo guiando o caminho desconhecido, conduzindo-os seguramente.
         Fatos como esse de tão importante na vida dos israelenses eram lembrados e festejados todos os anos numa celebração de comemoração lembrando a historia dos antepassados para fazer dela animo, encorajamento para enfrentar as dificuldades futuras sempre acreditando no poder de Deus.
         O v. 9 revela gestos de agradecimentos e de louvor manifestando a mesma confiança que tiveram seus antepassados. 
         A lição para nós cristãos está no acontecimento que comemoramos todos os domingos nas Santas Missas. Também tivemos um consolador, salvador, guia para sempre que é Jesus Cristo que por nós se entregou para  dar uma vida nova cheia de esperanças e certezas, um rumo certo a seguir.        
         O momento de Jesus presente como homem e Deus entre nós trouxe um novo alento cujas graças se estenderam aos antepassados e perpetua-se até o final dos tempos.
         Então, por Deus nos ter dado seu próprio Filho revelando quão grande é o seu amor, e ressuscitando, nos garantiu que igualmente seremos ressuscitados, razão pela qual comemoramos esse acontecimento nas Missas onde o próprio Jesus é o sacerdote celebrante que se oferece ao Pai, e nós com Ele também nos apresentamos como oferenda.
         Por isso que Missa não é um passa tempo, ou celebração que o católico deve comparecer somente quando tem vontade, mas um ato celebrativo divino de agradecimento e comunhão com o Senhor que deve ser levado em consideração como um ato de livre vontade e também de reunião com os irmãos em Cristo ao redor do Altar do Senhor e justamente no DIA DO SENHOR que é o DOMINGO.
2ª PARTE
         A  comemoração que refletimos na primeira leitura implica no exercício da fé.
         O v. 1 nos fornece um conceito de fé simples de ser entendido: A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem”.
         Você já imaginou como seria a nossa vida sem fé?
         Embora possamos usar de sinônimos como esperança, certeza, expectativa, é  algo maior porque implica em confiança não nas coisas materiais, mas espirituais.
         Quando se trata de esperar por algum acontecimento religioso ou espiritual que interfira em nossa espiritualidade, nosso relacionamento com o Sagrado, é a FÉ que entra em AÇÃO.
         Essa fé meus irmãos, é um dom de Deus que penetra em nossa alma no batismo como um sinal impresso que não se remove mais.
         Contudo, apesar disso, a fé pode enfraquecer ou adormecer se ela não for mantida, exercida pelos nossos atos e ações cristãs.
         Obtida a pela graça de Deus, exige um compromisso dos pais e padrinhos com relação à criança batizada até que chegue ao uso da razão e possa caminhar com seus próprios pés, a partir de quando o exercício da crença deve ser mantida pelos estudos bíblicos, catequéticos, formações, e principalmente pela SANTA MISSA E DEMAIS SACRAMENTOS.
         A fé meus irmãos, DEVE SER DESPERTADA DIARIAMENTE sob pena de morrermos na fé e corrermos o risco de perder a salvação.
         Por Jesus e pela fé, chegaremos a PÁTRIA CELESTE.
3ª PARTE
         São Lucas em nome do Senhor Jesus passa o recado: NÃO TENHAIS MEDO.
         Pertencemos ao rebanho de Cristo que como bom pastos zela por todos nós a ponto de reservar a cada um, um lugar no Reino.
         A grande lição está na dedicação pelas coisas de Deus, muito mais do que pelas coisas terrenas. Juntar tesouro para o céu aonde o ladrão não chega nem será corroído.
         Jesus fala em parábola apresentando uma relação entre patrão e empregado.
         O bom empregado, quando o patrão sai, fica atento ao seu retorno, pronto para recebê-lo. Mas se estiver dormindo e o patrão bater à porta e não for atendido demonstrará desleixo e causará aborrecimentos e desagradará o patrão.
         Portanto, comporta-se mais adequadamente aquele que está sempre pronto para acolher a qualquer hora, seja à meia noite ou às três da madrugada diz o Evangelho.
         Na parábola Jesus se refere a uma relação entre o homem e Deus, e principalmente o ultimo momento de nossa vida, A MORTE.
         A morte é o limite que separa a nossa vida terrena da celeste. É o momento mais decisivo pelo qual passamos porque é nesse instante que nos apresentaremos diante do Tribunal do Senhor para seguirmos o caminho ou no CEU ou no INFERNO.
         E quando será esse momento, ninguém sabe. Daí a advertência de Jesus: ESTAI PREPARADOS, sempre de prontidão para responder ao chamado final de Deus.
         Por isso o v. 37: Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar”. Assim como o ladrão não avisa quando irá chegar, a morte também.
         E para que ninguém duvide da possibilidade real de perder sua alma para o inferno o v. 48 é esclarecedor: Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”, isto é, será chicoteado muito mais.
         E desse destino ninguém escapara, e todos, religiosos, ministros ordenados, comprometidos com movimentos e pastorais, leigos, cada um tem uma medida de compromisso com a vida religiosa, familiar, social, e acima de tudo com DEUS que saberá julgar cada um segundo seus merecimentos.
         Sabemos que Deus é misericordioso. Mas o católico deve levar mais a sério o compromisso que assumiu já no batismo.
         Podemos ver pela experiência quantos cristãos católicos chegam ao final do seu tempo sem uma participação efetiva na vida da Igreja, dos Sacramentos, e até mesmo no seu leito de enfermidade sem que ninguém da família ou por si mesmo lembre de chamar o sacerdote para o Sacramento da Unção dos Enfermos.
         Como disse, Deus é misericordioso e tudo fará, por Jesus, para que ninguém se perca e todos estejam juntos no Céu. Contudo, mesmo assim não estamos dispensados de fazer a nossa parte.
         Irmãos: Viver a religiosidade com responsabilidade cristã e participando das Missas, manter a fé, estar sempre pronto para o final do tempo terreno atento para o momento em que o Senhor virá bater à nossa porta, isto tudo é o que Jesus quer dizer com FICAI PREPARADOS.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi


[1] Celebrando a Palavra – Ano C – Fernando Armellini, pág; 348

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

QUEM ADORA, NÃO NEGA - IMAGEM DE DEUS, IMAGEM DE SANTOS





QUEM ADORA, NÃO NEGA - IMAGEM DE DEUS. IMAGEM DE SANTOS

Diac. Narelvi

             O sucesso da presença do Papa Francisco no Brasil trouxe aos inconformados um dos instrumentos de ataque contra a Igreja Católica: As imagens.

            Tenho comigo que o assunto é tão pobre de cultura e formação religiosa, pois é inadmissível que em pleno século XXI alguém possa continuar vomitando a ideia de que os CRISTÃOS CATÓLICOS adoram imagens.  

            É uma teima que de certa forma se compreende, pois no momento em que esses acusadores reconhecerem que não adoramos imagens (e eles sabem disso), praticamente todos deverão retornar à Igreja Católica já que outros argumentos e teses contrárias também são inconsistentes. Então, o negócio é continuar o enfadonho papo da idolatria.  

            Algumas considerações para ilustrar sobre imagens.


A BÍBLIA, DESDE QUANDO?

             É preciso lembrar que a palavra escrita na Bíblia evidentemente surgiu depois da invenção da imprensa atribuída a Johannes Gutenberg que teria sido o primeiro a imprimir 180 exemplares da Bíblia entre os anos de 1425 e 1456. Existem informações de outras quantidades de exemplares com 42 linhas em duas colunas, etc. etc.

            A intenção aqui é demonstrar que os primeiros cristãos não tinham acesso à Bíblia tal como hoje, visto que Gutenberg imprimiu seus pouquíssimos exemplares entre 1425 e 1456 e a primeira bíblia em português data de 1748. Sendo assim, perfeitamente compreensível, então, porque os primeiros cristãos não possuíam bíblia.

            Note-se que o Novo Testamento foi completado por volta do ano 100 d.C com o Apóstolo João Evangelista que escreveu o Apocalipse, escritos em papiro e pergaminho.

Bem, não precisa aprofundar para entender que os primeiros cristãos não tinham como fazer leitura bíblica, mesmo porque, tenha-se em conta o analfabetismo e espaçamento das comunidades e outras dificuldades próprias daquelas épocas.  

Quanto tempo do Antigo Testamento então, nem se fala!

            Aqui no Brasil, se considerarmos o ano de 1748 como do surgimento da primeira bíblia em português, reforça mais ainda o porquê da impossibilidade da sua distribuição, dos pouquíssimos volumes existentes e escassos leitores.

            Afinal, este resumido comentário histórico será muito mais ilustrado em pesquisas e por historiadores mais especializados no assunto, mas já é suficiente para apagar a impressão que querem fazer passar de que os livros sempre existiram e estiveram a disposição de todos e que os “católicos rejeitavam a Bíblia”.

            Algumas datas importantes:

O movimento da Reforma Protestante aconteceu no século XVI, ano de 1517. O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 e a primeira missa celebrada já no dia 26. Portanto, quando o Brasil foi descoberto nem mesmo protestantes (denominados mais tarde aqui de evangélicos),  existiam.

            Agora eu pergunto: quantas bíblias, principalmente o NT circulavam por este mundo, e aqui no Brasil no ano do seu descobrimento? Pelas informações e deduções é bem fácil imaginar. Pode-se dizer que praticamente ninguém lia a bíblia, a não ser  clero e alguns católicos.

            Pois bem. Então como se desenvolveu a evangelização, senão mais oralmente e tradicionalmente?


IMAGENS.

             Bem, estamos quase chegando às imagens, e vamos nos fixar no Brasil.

            Sabemos que a catequese (evangelização) iniciou com os padres jesuítas no ano de 1549.

            Certamente que dentro dos princípios doutrinários e culturais da Igreja, para que os indígenas e quem mais fossem compreendessem o ensinamento religioso, tinham que aprender a ler e escrever. E os jesuítas foram os responsáveis por essa alfabetização tão difícil de alcançar a todos, tanto que até hoje encontramos analfabetos.

            Como a meta evangelizadora era prioritária, a educação religiosa se firmava por outros meios além da escassa escrita, principalmente oralmente e com criatividades e recursos didáticos que incluíam estampas, figuras, desenhos, e IMAGENS sempre retratando coisas e personagens sagradas que por séculos se tornou costume seus usos SEM JAMAIS CONSIDERARA-LOS OJETOS DE ADORAÇÃO.

Muitos de nós nos lembramos do tempo em que os padres sempre andavam com seus bolsos cheios de “santinhos” que distribuíam para a garotada, guardados que eram com muita satisfação e respeito.

Por muitos séculos então, as imagens de santos, de Nossa Senhora, do crucifixo, do presépio, de anjinhos, bandeira do Divino, serviam não apenas de adornos nas casas, mas enriqueciam as Igrejas Matriz, as Capelas, os oratórios particulares, e eram úteis como material didático para gravar na memória boa parte da História Sagrada por aqueles aproximadamente 1.500 anos sem exemplares bíblicos.

E como as imagens e estampas contribuíram para o crescimento do cristianismo! Era olhando para as imagens de Nossa Senhora, de Jesus, de Santo Antonio, São João, Santa Rita, e tantos outros desenhos de papas, padres e bispos (o padrinho padre Cícero, por exemplo), de crucifixos,  que as pessoas ricas e pobres, cultas e simples, escravos e analfabetos, mantinham através desses retratos artísticos  seus contatos com o sagrado e faziam concentradamente as suas devoções com todas as rezas conhecidas, com seus corações e olhares voltados a Nosso Senhor Jesus Cristo e toda sua comunidade celeste.  E como as imagens contribuíram para a espiritualidade daqueles nossos irmãos de outrora, de uma época em que bispos e padres tinham que dar conta do rebanho de Cristo que se formava e crescia quando igreja protestante nem existia.

Meu desafio: ALGUÉM SERA CAPAZ DE AFIRMAR QUE ESSES CRISTÃOS CATÓLICOS FORAM PARA O INFERNO POR CAUSA DAS IMAGENS? E se algum protestante de hoje tiver a coragem de dizer que sim, então que pena, porque teriam que conviver com a ideia de que seus ascendentes estariam todos no inferno porque também foram católicos e veneravam imagens.    

            Até a reza do terço tão combatida pelos protestantes, mas que até hoje resiste como ato devocional (como as imagens) que surgiu no século IX  para facilitar aqueles queriam acompanhar os salmos mas não tinham acesso ao estudo e poucos sabiam ler e decorar todos os 150 poemas, o que levou os monges substituírem a recitação pelas 150 saudações angélicas (Ave-Maria) em dezenas, intercalando entre cada dezena um Pai-Nosso. O Rosário, 150 Ave Maria, o terço (1/3), 50 Ave Maria.

            Bem, meus irmãos, as imagens são instrumentos de devoção e catequéticas e jamais a Igreja as endeusou. Se naquela época dos primeiros séculos do cristianismo católicos já beijavam uma imagem ou até faziam genuflexão diante delas, e muitos ainda hoje repetem o gesto,  nunca significou adoração  à imagem ou a outros deuses, mas adoração ao Deus uno e trino, e veneração, amor, carinho, aos santos conhecidos, pessoas que viveram intensamente a fidelidade ao Evangelho, a Cristo, a Igreja,  e sua vocação, modelos que devem ser imitados por todos os cristãos no seguimento de Jesus.  Pessoas que estão no Céu como nossos amigos e intercessores. 
              Portanto, as IMAGENS nas Igrejas não representam algo imaginário, mas alguém que realmente existiu e são devotamente lembrados como santos moradores do Céu.


BIBLIA, IMAGEM.

             A Bíblia é um conjunto de textos escritos contendo informações sobre Deus Pai, Jesus, Maria, profetas, santos, enfim, as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos. Portanto, a BÍBLIA NÃO É DEUS embora a consideremos inspirada por Deus conforme interpretação dada antes pela Igreja Católica. Por isso pode-se dizer que a BIBLIA também é uma IMAGEM, IMAGEM DO SAGRADO. Muito mais perfeita do que as imagens de santos, mas ainda assim, imagem que no seu contexto refletem a IMAGEM DE DEUS.

            A propósito, quando você segura nas mãos ou olha para uma Bíblia estará segurando ou enxergando Deus, ou através da imagem de tudo o que a Bíblia representa estará sentindo a presença de Deus, aprendendo sobre Ele e até chegando a Deus?

            E justamente por lembrar Deus a Bíblia é amada, venerada, respeitada. Nenhum crente em sã consciência é capaz de destruir uma bíblia. Por adoração? Evidentemente que não, senão seria idolatria.

            Mutatis mutandis[1], assim são também as imagens dos santos.

Ninguém adora a Bíblia, assim como ninguém  adora imagens de santos.

Quando tomamos uma imagem em nossos braços, a carregamos em andor, a expomos em Igrejas ou em outros locais, estamos nos unindo espiritualmente aos Santos de Deus que estão no Céu, imitando seus valores cristãos, homenageando-os pelas suas virtudes, assim como abraçamos e beijamos fotos de nossos amigos e entes queridos

Irmãos e irmãs. Usem de um raciocínio lógico e inteligente: Quem adora, não nega. Logo, se todos os católicos afirmam categoricamente que não adoram imagem, e todos os protestantes afirmam que não adoram a Bíblia, já é suficiente para terminar com essa besteira de adoração de imagens. Manter imagem, fotos, estampas, esculturas e outras representações como um  dos caminhos para levar a Deus, NÃO É IDOLATRIA.

1. Diz-se de dois fatos que, com pequena alteração das circunstâncias, são iguais. Mude-se o que deve ser mudado