Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

MESTRE, É BOM ESTARMOS AQUI


Reflexão dominical
2º Domiongo da Quaresma – Ano C – 23.02.2013
Gn 15,5-12 17-18; Fl 3,17-4,1; Lc 9,28b-36

1ª PARTE

Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!”. Assim inicia o Gênese deste domingo.
Leitura difícil de interpretar, mas que nos leva a confiar na promessa de Deus.
Deus prometeu a Abrão uma descendência enorme e uma terra para nela habitarem.  Abrão acreditou, mas queria saber como isso aconteceria.
Aqui entra um costume dos antigos povos da Mesopotania[1]: Quando se fazia uma promessa selava-se o compromisso com um ritual. Animais eram esquartejados e as pessoas que prometiam passavam por entre os pedaços de carne e como forma de juramento diziam: “Se eu quebrar a aliança, aconteça-me o mesmo que aconteceu com este animal!”.
Abrão adormeceu, mas ao acordar testemunhou a passagem de Deus por entre as carnes em forma de um braseiro fumegante e uma tocha de fogo”.
Deus fez a promessa e mostrou que a cumpriria. Por outro lado, Abrão apenas confiou e esperou acontecer. Deus nada exigiu nem impôs a Abrão.
Irmãos e Irmãs, É assim que devemos encarar nosso Deus. Precisamos Dele, e somente Ele é capaz de realizar as obras necessários para que nossa vida seja uma vida plena, justa e conforme os próprios desejos de Deus. Não somos nós que mandamos nem determinamos. A nossa posição é de espera, de confiança, de fé. E a promessa de Deus se cumpriu.

2ª PARTE

Foi a confiança de Abrão que nos conduziu por vontade de Deus ao mundo de hoje. Agora não mais somente com o PAI, mas também com o FILHO.
Nesta quaresma sofremos as dores de Cristo, mas com a certeza da sua vitoria sobre a morte com a ressurreição. E ressurreição significa  ressurgir novamente como éramos antes: corpo e alma. Não mais um corpo corruptível, mas um corpo glorificado, transformado, um corpo espiritual. Corpo e alma novamente. Bendito seja Deus!
Mas para que isso aconteça existe uma caminhada de sacrifício, de renuncia, e também de um trabalho em mutirão cristão para que o mundo de hoje não sofra mais pelos desajustes sociais que levam aos crimes, às drogas, à pobreza, à miséria, à destruição da família moral e religiosamente  constituída, ao aborto, à banalização religiosa e tantos outros desvios que o pecado alimenta.
Esse caminho que transforma as pessoas e as leva para a conversão, apesar do peso que o maligno tem, se torna mais leve e fácil de ser percorrido pela fé em Jesus Cristo.
São Paulo é um exemplo do poder de Jesus. Conhecemos senão tudo, muitas coisas maravilhosas que Paulo fez não como fosse um anjo eterno, mas como um homem que errou e se converteu e sem deixar de ser humano colocou acima de tudo a missão evangelizadora, a religiosidade e a espiritualidade sincera e indestrutível tornando-se um dos pilares da Igreja.     
“Sede meus imitadores”.. “Observai os que vivem segundo o nosso exemplo e os que vivem segundo os costumes terrenos, apenas, conquistando pessoas pelo estomago”.
Jamais se dispôs que a vida terrena com seus costumes e culturas, não possam fazer parte dos nossos habitats sociais e familiares. Afinal, tudo foi feito para o homem.
Entretanto, a advertência de Paulo é para aqueles materializados  que adotaram o mundo como o único bem do homem, esquecendo que acima de tudo, o que gera e movimenta tudo, é Deus que por Jesus Cristo nos trouxe uma nova aliança. E quem despreza o que vem de Deus, a vivência em oração, a vida sacramental, comportam-se como “inimigos da cruz de Cristo e o fim deles é a perdição”.
Portanto é Jesus Salvador que pelo Pai Criador transforma o nosso corpo corruptível em corpo incorruptível.  De um corpo humilhado num corpo glorificado.
E como São Paulo sente-se feliz por aqueles que adotaram Cristo como caminho, verdade e vida. Paulo faz a sua declaração de amor fraterno demonstrando a sua satisfação quando vê no irmão recompensa como resultado da sua evangelização. “Minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor”, é o arremate da sua carta de hoje.

3ª PARTE

Jesus mostrou a Pedro, João e Tiago um pouco a experiência do Céu. A Oração levou Jesus à montanha. La se encontra pela visão apresentada, Moisés e Elias. “O rosto de Jesus mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante”.
Enquanto Jesus orava Pedro e Paulo adormecem. Mas ao despertarem puderam ver e sentir a glória de Jesus.
Podemos imaginar irmãos e irmãs, a beleza daquele lugar e os três apóstolos extasiados com a beleza e paz daquele pequeno pedaço do Céu. O entusiasmo tomou conta deles e Pedro toma a iniciativa de propor:  Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. E mais uma vez a revelação que vem do Pai: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”
Queridos amigos. Vocês já perceberam quantos paraísos temos à nossa disposição para contemplarmos Deus e contarmos com a presença de Jesus?
Experimentem olhar para as estrelas do céu, as montanhas, os pássaros, as flores, a natureza toda enfim e recolha-se no seu silêncio. Experimente entrar numa Igreja e contemplar o Sacrário, as imagens dos santos, a cruz, as velas, as artes estampadas nas janelas, os bancos ... Quem sabe até nem precise orar em palavras bastando permitir que sentimentos floresçam de dentro do seu coração e que a cada batida um pensamento te faça renascer deixando-se levar pela brisa suave do Senhor e estender as mãos para o infinito na certeza de que ela tocara nas mãos de Deus. E perceber que Jesus está ali com suas vestes brancas e brilhantes na Hóstia Consagrada a te  dizer: AQUI VOCÊ ENCONTRA A EXPERIENCIA DO CÉU. E você certamente respónderá: SENHOR, É BOM ESTAR AQUI!
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.


[1] Celebrando a Palavra – Fernando Armellini – Ano C, pág. 102

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PALESTRA DE FORMAÇÃO - GUARAQUEÇABA

Fotos da palestra de formação
 "SER CATÓLICO - FÉ E SALVAÇÃO", 
dias 2 e 3 de fevereiro de 2013 - GUARAQUEÇABA PR.













segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DIGO EITA, CATÓLICOS & CIA.



Diácono Narelvi.

Tenho lido e ouvido críticas até de católicos contra o clero e contra a Igreja por conta da renúncia do Papa. Sei que nem todos são perfeitos, mas o exagero e a injustiça ferem. O que o Sr. Diz?.

Augusta Maria (pseudônimo)

Digo eita, católicos & Cia.
         É verdade, se fizermos busca pelo Google ou acompanharmos as redes sociais encontraremos assuntos e informações interessantes, verdadeiras, educativas, inteligentes, sempre bem-vindas e que muito nos ajudam. Mas também encontraremos asneiras, papagaiadas, parecidas com aqueles programas de TV   abertos ao público tipo “Boca no Trombone”. Mas não são somente nesses. Noutros meios de comunicações também acontecem. Só que nas redes sociais a liberação é total.
          E quando acontecem fatos de repercussão, notadamente como, no momento, a noticia da renuncia do Papa, aí em alguns o instinto intriguento aflora. 
          Em que pese a ausência de credibilidade de alguns comentários maldosos e isolados do que pensa a grande maioria dos cristãos,  feitos por quem se acha especialista em Catolicismo,em Direito Canônico,Teologia e afins não deixa de chamar a atenção e de servir de munição para os anti-católicos. Comentaristas cheios de maledicências aproveitam da oportunidade para dar azo às suas frustrações ou ressentimentos pessoais  para denegrir a imagem da Igreja, do Papa, aproveitam o embalo para lançar duvidas  sobre o Vaticano, aí misturam as pessoas dos fiéis, dos clérigos com insinuações e irreverências, sem poupar ninguém, sem nenhuma ressalva,  como se eles não estivessem cumprindo com seus misteres religiosos e todos fossem comprometidos com alguma falta. . Sabemos e até o Papa bem recentemente falou chamando de hipocrisia religiosa e alertou sobre divisões internas no meio eclesiástico, porém, falou como católico autentico e com sua autoridade sem nenhuma intenção de desonrar a instituição divina católica reconhecidamente como “santa e pecadora”. Falou para corrigir fraternamente, diferente da conduta dos alheios à fé cuja intenção é zoar e por isso falam à toa. E o pior  é que quase com certeza, esses se indagados sobre sua religião responderão “católico!”. São os “católicos” que prejudicam a Igreja Católica, não cumprem suas obrigações religiosas e nada fazem por ela.
Mas afinal, a tribuna é livre. E nesses assuntos resta-nos aproveitar o que presta separar o que for reciclável e jogar fora o lixo.
Mas como disse Jesus: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Ou sabem!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

UMA TERRA ONDE CORRE LEITE E MEL


REFLEXÃO DOMINICAL – 17.02.2013
1º domingo da Quaresma
Dt 26,4-10; Rm 10,8-13;   Lc 4,1-13

 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Introdução:

Neste primeiro domingo da Quaresma tenhamos em conta que Quaresma é um tempo de reflexão, penitencia e reconciliação. Lembra 40 dias. Quarenta dias antes da festa da Páscoa (Ressurreição de Jesus). Começa na 4ª feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Quarenta é um número simbólico tantas vezes citado na bíblia e que a Igreja escolheu para determinar um tempo antes da Páscoa justamente para a preparação pascal.
         Depois virá o tríduo pascal, 5ª feira, 6ª feira e sábado, com a Ressurreição no domingo.
                   Os católicos devem nesse tempo aproveitar para fazer retiros e mais orações preparando o coração para a acolhida do Cristo vivo, Ressuscitado no dia da Páscoa. A Igreja veste-se de roxo para lembrar a tristeza e a dor pela Paixão de Cristo.  

1ª PARTE
         No  Deuteronômio, quem escreveu narra um episódio comovente de uma família que vem de fora com algumas pessoas, ocupam um espaço na cidade e nela vivem como comunidade inexpressiva e mesmo assim  superam as dificuldades e crescem embora maltratadas e escravizadas  pelos moradores que lá já se encontravam. 
                   Apesar da discriminação esse povo mantém a fé e jamais deixou de clamar ao Senhor, o mesmo Deus de outrora, de seus pais, de sempre. E o Senhor ouviu seus pedidos e sensibilizou-se com a opressão, angustia e miséria em que viviam.
                   O Senhor os tirou daquela cidade e mesmo com a dor dos sofrimentos deixaram-se conduzir para outro lugar, outra cidade, para uma terra “onde corre leite e mel”. E com seus trabalhos a terra produziu bons frutos e veio a gratidão. Os primeiros frutos foram colhidos, colocados numa cesta entregue ao sacerdote que a colocou diante do altar do Senhor. Uma atitude firme de fé tomou conta deles e com mais força ainda “inclinaram a cabeça em adoração a Deus”.
                   Podemos nos colocar no lugar desse povo. Muitas vezes também somos como estrangeiros em nossa própria cidade. Também passamos por momentos de angustia e de rejeição. E lembramo-nos de nossas origens e de nossos pais como “arameus errantes”, não no sentido moral, mas de quem procuravam algo, um lugar que os satisfizessem, e também sofreram.
Na dificuldade, é o Senhor Deus quem nos conduz.  
                   Hoje não precisamos ser levados para outras terras. Aqui mesmo Deus saberá como nos mostrar de onde partem as discórdias e um lugar especial será reservado. Deus favorece aqueles que o procuram e permitirá que o leite e mel corram onde estivermos. Cada um que confia no Senhor encontrará um lugar especial para viver, e principalmente para viver a religiosidade e a espiritualidade.
                   A quaresma é o tempo litúrgico apropriado para ensinar que devemos oferecer ao Senhor as nossas mãos para que Ele nos conduza para uma terra nova mesmo que seja no mesmo lugar, para, então, conhecermos melhor o Cristo Ressuscitado a quem devemos oferecer os frutos das nossas vidas, assim como fazemos no Ofertório das Missas.

2ª PARTE
Estamos no tempo de recordações dos sofrimentos de Jesus. Mas acima de tudo, do que virá depois, a sua vitória como Ressuscitado.
                   No Deuteronômio vemos que aqueles homens curvaram suas cabeças em adoração ao Pai. Hoje São Paulo destaca as Sagradas Escrituras lembrando que a Palavra está perto de cada um, perto dos nossos corações como palavra de fé pregada primeiramente por Jesus, depois pelos Apóstolos e atualmente pelos servos da Igreja e pelo Povo de Deus em nome do Senhor Jesus.
                   Espera-se de nós cristãos católicos que fortalecidos pela fé proclamemos Jesus a todos como nosso Deus e Senhor, pois está escrito que se revelarmos nossa identidade cristã seremos salvos.
Irmãos e irmãs, também se assumirmos a nossa fé católica não seremos confundidos com os infiéis e com os que escondem  sua crença. 

3ª PARTE
         Não raramente nos encontramos com irmãos que afirmam não haver necessidade de “ficar falando sobre Jesus e nossa religião”. Cuidado!
                   São Lucas narra no Evangelho as tentações sofridas por Jesus. Se a ele a tentação chegou, imagine a nós.
                   As tentações atiradas contra Jesus e que estão no Evangelho de hoje foram derrotadas pelas respostas simples, mas sábias. “Não só de pão vive o homem”, “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás”, “Não tentarás o Senhor teu Deus'.
                   A lição, portanto, é viver a espiritualidade, adorar, servir e não tentar o Senhor nosso Deus.
                   O diabo não é nosso imperador. Jesus mostrou e nós católicos sabemos que podemos derrotar o maligno bastando colocar Deus acima de tudo. Assim são os bons católicos. Não precisam de expulsões teatrais do demônio nem fora nem dentro dos Templos porque de quem ama a Jesus, vive os Sacramentos, tem Maria como defensora, e a Eucaristia como alimento de vida, o demônio afasta-se tal qual fugiu de Jesus.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A RENUNCIA DO PAPA




            Que o Papa pode renunciar, todo o mundo sabe, principalmente os católicos (ou deveriam saber). Mas tão rara é a decisão que nem sequer imaginávamos que iríamos testemunhar a renuncia de um Papa.

            E agora? Nada! Tudo continua.

            Afinal, não estamos tratando de uma entidade qualquer que não sobrevive por muito tempo, que inicia suas atividades hoje e pode encerrar amanhã. Nem de uma igreja particular que nem mesmo um chefe mundial soberano tenha, ao menos que represente Jesus aqui na terra.

            Estamos tratando de uma entidade religiosa que não por acaso foi fundada por Jesus Cristo há 2.013 anos (ou 1.980 se contarmos a partir dos 33 anos de Cristo, ou 1.986/1.987 se levarmos em conta o erro do calculista monge Denis).

Estamos testemunhando algo que há séculos não acontecia, pois que o último Papa a renunciar foi Gregório XII em 1415. O Brasil nem existia.

Somos, portanto, testemunhas de um fato histórico e religioso extraordinário que embora venha a ser ratificado no próximo dia 28, já é um fato consumado.

Deixa o pontificado o bispo de Roma Joseph Alois Ratzinger, o Papa Bento XVI, e outro sucessor teremos já em seguida mantendo a sucessão apostólica e a  cadeia sucessória dos papas desde São Pedro que ocupará o mesmo trono como o 265º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana, e ininterruptamente.

Falar aqui sobre o homem extraordinário que é Bento XVI torna-se desnecessário porque sua história, suas virtudes e destaque como um dos maiores teólogos do mundo, e como chefe e dirigente espiritual  dos católicos todos conhecem mundialmente e hoje, então, amplamente noticiado em todos os meios de comunicações.

O sentimento é de apego à pessoa de Joseph Alois Ratzinger pelo que fez como Papa Bento XVI e não de medo ou de recuo, afinal Jesus mesmo disse ao seu antecessor Pedro “NÃO TENHAS MEDO! DORAVANTE SERÁS PESCADOR DE HOMENS”. A mesma coragem se transmitiu a Bento XVI que honrou todas as afirmações de Jesus a respeito da chefia de sua Igreja.

Por que a Igreja Católica sobrevive há tantos séculos? Por que a renuncia não nos intimida e nos mantém tranquilos?

PORQUE TEMOS A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO. PORQUE JESUS ATESTOU: “EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ O FIM DO MUNDO”.

Alegremo-nos, portanto,  e coloquemos nossas orações para que os cardeais reunidos em conclave decidam pela Luz Divina dando-nos um novo Papa que traga novas idéias e iniciativas para a nossa Igreja segundo o Evangelho de Cristo, com coragem, sem medo, esforçando-se pelo crescimento espiritual dos cristãos e para que haja um só pastor, um só rebanho. 

E a Joseph A. Ratzinger, nossos agradecimentos e nossas orações para que continue firme na sua pastoral catequética como Luz do Mundo.

Diac. Narelvi

domingo, 10 de fevereiro de 2013

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS - ENCONTRO DE FORMAÇÃO - GUARAQUEÇABA PR.

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FORMULADAS POR ESCRITO PARA O ENCONTRO DE FORMAÇÃO “SER CATÓLICO – FÉ E SALVAÇÃO” REALIZADO NA PARÓQUIA DO SENHOR BOM JESUS DOS PERDÕES EM GUARAQUEÇABA PARANÁ NOS DIAS 2 E 3 DE FEVEREIRO DE 2013.

1. POR QUE ESTA IGREJA NÃO TEM UM GRUPO DE JOVENS? SERÁ QUE ESSE POVO NÃO PERCEBE QUE A NOSSA COMUNIDADE PRECISA? DEPOIS NÃO ADIANTA COBRAR DOS JOVENS. (DIÁCONO, O SR. PODERIA DIRIGIR O GRUPO). 
RESPOSTA: Pelo que vejo, existe grupo de jovens. Não sei como eles se organizam na Igreja. A comunidade deve, sim, preocupar-se com eles. Mas os jovens, de um modo geral, também devem fazer a sua parte tomando iniciativas. Quanto a sugestão para a minha participação, seria um prazer e agradeço, mas dependeria de outros fatores como a minha permanência em Guaraqueçaba trabalhando como advogado (no momento estou afastado), escolher datas, etc. sem esquecer da necessidade de permissão do padre.

2. O QUE É SACRAMENTO? 
RESPOSTA: Sacramento é o sinal visível de Cristo. “ Os sete sacramentos são os sinais e os instrumentos pelos quais o Espírito Santo difunde a graça de Cristo, que é a Cabeça, na Igreja, que é seu Corpo. A Igreja contém, portanto, e comunica a graça invisível que ela significa. É neste sentido analógico que ela é chamada de "sacramento" (§ 774 do CIC). 

3. POR QUE A IGREJA ANULA O MATRIMONIO DE UNS E DE OUTROS NÃO, SE ELE É INDISSOLUVEL (Mt 19)? 
RESPOSTA: A Igreja não anula casamento porque como Sacramento, de fato é indissolúvel. Logo, o casamento validamente realizado NÃO SE ANULA. Para que o casamento seja válido, existem condições que devem ser respeitadas. Sem essas condições, então O CASAMENTO NÃO EXISTIU. Alguns exemplos: a) Os noivos não queriam casar e casaram por pressão ou conveniência social; b) Quando existiu erro de qualidade da pessoa, isto é, somente depois do casamento é que foi descoberta personalidade diferente daquela quando solteira; c) Quando o cônjuge não assume o matrimônio e não acredita no sacramento do matrimônio nem em sua indissolubilidade (simulação); d) Quando o casamento ocorreu sob pressão psicológica e familiar (medo grave); A lista dos exemplos é bem maior de acordo com o Código de Direito Canônico. Ora, se o casal realizou o casamento conscientemente ou inconscientemente em desacordo com a fé, ou em conflito com as normas, sem a livre vontade de casar, enganado, ou outras situações impeditivas do casamento, ENTÃO O CASAMENTO NÃO SE REALIZOU apesar da celebração. Nesse caso, o casamento NÃO EXISTIU SACRAMENTALMENTE. FOI UM CASAMENTO NULO. Em sendo assim, a Igreja apenas DECLARA QUE O CASAMENTO FOI NULO, NÃO EXISTIU, visto que se NULO não foi, a Igreja nada pode fazer e o casamento continua. É por isso que alguns conseguem o reconhecimento da NULIDADE enquanto que outros, NÃO. 

4. POR QUE OS CASADOS NÃO PODEM CONSAGRAR SE NO COMEÇO ERA ASSIM? 
RESPOSTA: Primeiro, somente os Bispos e os Presbíteros consagram porque receberam o Sacramento da Ordem. O Diácono também recebeu o Sacramento da Ordem, mas não pode consagrar. Quanto a questão de ser casado, é uma norma da Igreja que o Papa pode mudar, e, de fato, no inicio do cristianismo os bispos e os presbíteros podiam ser casados e consagravam (celebravam a Missa). Hoje, o diácono (permanente), isto é, o que não será presbítero, pode ser casado ou solteiro. 

5. O DILUVIO FOI NO MUNDO INTEIRO OU SÓ EM UM LUGAR? 
RESPOSTA: Não foi no mundo todo, mas apenas numa determinada região da terra.

6. FALTAR A MISSA É PECADO?
RESPOSTA: Faltar a Missa nos domingos e dias santos de guarda é pecado grave. É o 1º mandamento da Igreja. O católico está desobrigado da missa somente em circunstâncias especiais, plenamente justificáveis (motivo de força maior). A Missa deve ser participada inteiramente (do inicio ao fim). Quem chega à Missa atrasado, depois da Consagração, ou sai antes da Consagração, PERDE A MISSA e comete pecado, salvo for por necessidade sincera e justificável.
        Nesses dias, na falta de Missa, o católico deve participar do Culto Católico ou Celebraçã da Palavra que é presidido pelo diácono e na sua ausencia por leigo. . 
7. NA ORAÇÃO “POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO”, SÓ O PADRE REZA OU AS PESSOAS REZAM JUNTOS.
RESPOSTA: Existem orações na Missa que são exclusivas do celebrante. A doxologia “Por Cristo ... “ deve ser feita exclusivamente pelo celebrante da Missa (cf. § 151 da Instrução Geral do Missal Romano). 

8. “SR. DIÁCONO. ´CANSEI` DE PEDIR SE POSSO AJUDAR OS JOVENS DESTA IGREJA. TEMOS QUE FAZER ESTUDO BÍBLICO. PREZAR MAIS PELOS JOVENS”. 
RESPOSTA: Todos podem ajudar. Precisamos de lideres que assumam essa missão com disposição forte e descontraída. Precisamos de lideranças jovens para conquistar jovens, sob a orientação do pároco ou de alguém (não necessariamente jovem) por ele autorizado. Mas a resposta principal deve vir dos próprios jovens.

9. OS EVANGÉLICOS ORAM E OS CATÓLICOS REZAM. QUAL É A DIFERENÇA? 
RESPOSTA: Praticamente nenhuma. Entende-se por ORAR, a manifestação da prece de improviso, segundo sua inspiração, e por REZAR, fazer a prece repetindo orações decoradas. O católico, portanto, tanto ORA como REZA. Embora os “evangélicos” digam que somente oram, na ORAÇÃO DO PAI NOSSO ELES TAMBÉM REZAM. 

10. A IGREJA FALA SOBRE OS PADRINHOS, A RESPONSABILIDADE, MAS ONDE NA BIBLIA FALA EM PADRINHOS? 
RESPOSTA: Padrinho é o nome que se dá à pessoa que vai falar em nome de seu “afilhado”. É o caso do batismo de criança, onde o padrinho é quem fala por ela e acompanha o batizando em sua vida cristã. No casamento, não são padrinhos, mas testemunhas do ato. Na bíblia nada consta expressamente sobre padrinhos, mas a sua origem vem desde o inicio da Igreja Católica “quando os pagãos se convertiam e recebiam o Batismo, e, com ele, a vida espiritual. Eram também denominados de pais espirituais, porque cuidavam da formação espiritual de seus afilhados” 

11. POR QUE JESUS É DEUS? QUEM É JESUS? É AQUELE QUE MORREU POR NÓS. E QUEM É DEUS? EU FICO EM DÚVIDA.
RESPOSTA: Para entender é preciso compreender o mistério da Santíssima Trindade, de um só Deus em três pessoas: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Portanto, não são três deuses, mas UM SÓ DEUS. A “Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação. É o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo”. Os protestantes (ao menos a maioria) aceitam a Trindade e reconhecem que foi a Igreja Católica quem afirmou que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma só pessoa conforme concluiu da Bíblia e do Magistério da Igreja. Foi reconhecido pela Igreja Católica desde o inicio do Cristianismo, e consolidou-se através de dogma como resultado de Concílios. Quando fazemos o sinal da cruz, reverenciamos um ÚNICO DEUS em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

12. COMO FAZER LEITURA ORANTE? 
RESPOSTA: É aproveitando de uma leitura para dela tirar proveito espiritual, aprofundar o que Deus quer da minha vida dia após dia, é um exercício que ajuda, aos poucos, a melhorar as atitudes e comportamentos fazendo-nos imitadores dos ensinamentos de Jesus. 

13. SR. PADRE. POR QUE É COBRADO PARA AS PESSOAS SE BATIZAR E CASAR, POIS NÃO ENTENDO ISSO. POIS CASAMENTO SER COBRADO UMA UNIÃO, QUE VERGONHA! RESPOSTA: A pergunta foi feita ao padre, mas respondo: Primeiro, você pegou pesado, como se diz, ao acusar de vergonha. Pois bem. Nada se cobra pelos sacramentos. Tudo é gratuito. Entretanto, como você deve saber, a Igreja depende de manutenção: água, luz, telefone, consertos, reformas, pinturas, viagens missionárias, subsistência do padre, etc. etc. e de todas as igrejas da paróquia. Até este curso de formação foi dado gratuitamente com almoço e lanches. A Igreja não é subvencionada por ninguém. Deve sobreviver a expensas dos próprios paroquianos. O DIZIMO tem exatamente essa finalidade: Formar um fundo para cobrir as despesas da paróquia. Mesmo sendo o DIZIMO bíblico, de 10 % do salário, na Igreja Católica é tratado como uma contribuição voluntária e cada um contribuiu COM A QUANTIA QUE PUDER E QUISER. Não precisa aprofundar muito no assunto, pois você deve saber que o numero de dizimistas aqui é muito pequeno e além de contribuírem com pouco A GRANDE MAIORIA DOS CATÓLICOS NÃO CONTRIBUEM COM NADA. Por isso a diocese estipula valores para ofertas nos serviços sacramentais para não deixar sem critério as contribuições. Esses valores são baixos E NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS. Quem não pode contribuir, terá o atendimento do mesmo jeito. Se todos os católicos contribuíssem com o dizimo mensalmente (Não precisaria ser 10%. Poderia ser, por exemplo, R$ 5,00 ou R$ 10,00 por mês), então a Igreja não precisaria recorrer a esse modo de oferta. Aliás, até no momento do ofertório as ofertas são mínimas. A propósito, VOCÊ É DIZIMISTA? Ajude-nos a formar uma nova consciência católica de contribuir com o dizimo. 

14. POR QUE NA IGREJA NÃO TEMOS ESTUDO DA BÍBLIA? EM OUTRAS IGREJAS ISSO TEM. 
RESPOSTA: Você tem razão. Necessitamos muito que os católicos intensifiquem o estudo bíblico. A questão é primeiro você acostumar os fiéis a dedicarem mais tempo para a Igreja. Não ficar somente com as Missas dominicais. Precisamos descobrir porque, por exemplo, não é costume dos paroquianos participarem de missas em outros dias, principalmente aos sábados e às 4ª feira em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como fazem nas outras paróquias que lotam as Igrejas. As reuniões de interesse pastoral poucos comparecem, às vezes nem as chamadas forças vivas como catequistas, MECES, etc. Temos em outras paróquias exemplos maravilhosos a serem imitados, e o estudo bíblico das “outras igrejas” devem servir também de desafio para os católicos. A realidade é que o padre é um só com diversas comunidades distantes para atender. Muitas vezes ele convoca, mas nem sempre encontra resposta. É preciso, então, que os próprios fiéis da nossa Matriz peçam apoio ao padre e tomem a iniciativa de formar grupos e trabalhar mais pela Igreja e pelo Reino. A idéia é maravilhosa e necessária. Quem sabe se, com a boa vontade dos fiéis, logo se forme um grupo para estudos bíblicos. 

15. AS PESSOAS PODEM DIVORCIAR E CASAR DE NOVO? 
RESPOSTA: No religioso, não. Somente no civil. 

16. QUANTAS VEZES AO ANO É O IDEAL PARA EU CONFESSAR? 
RESPOSTA: O 2º mandamento da Lei da Igreja recomenda a confissão ao menos uma vez por ano. Entretanto, a confissão deve ser feita sempre em que se encontrar em pecado grave, e tantas vezes quantas forem necessárias, visto que em estado de pecado não se pode comungar. Para os pecados veniais, não depende de confissão e pode ser aproveitado o momento do ato penitencial. 

17. POR QUE O PADRE NÃO CASA? 
RESPOSTA: Por uma norma da Igreja ele deve ter uma vida celibatária. 

18. QUAIS SÃO OS PECADOS APÓS O CASAMENTO? 
RESPOSTA: Pecado é ofensa a Deus, o descumprimento dos mandamentos cuja avaliação é a mesma antes ou depois do casamento. O que se pode dizer é que após o casamento chama-se à responsabilidade familiar, para uma vida a dois com os filhos. Qualquer conduta desonrosa familiar, desvios dos compromissos morais e religiosos após o casamento podem ser considerados pecados. Em caso de dúvida o padre, como dirigente espiritual e confessor saberá esclarecer. 

19. POR QUE QUARESMA? 
RESPOSTA: Quaresma é um tempo de reflexão, penitencia e reconciliação. Lembra 40 dias. Quarenta dias antes da festa da Páscoa (Ressurreição de Jesus). Começa na 4ª feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Depois vem o tríduo pascal, 5ª feira, 6ª feira e sábado, com a Ressurreição no domingo Os católicos devem nesse tempo aproveitar para fazer retiros e mais orações preparando o coração para a acolhida do Cristo vivo, Ressuscitado no dia da Páscoa. A Igreja veste-se de roxa para lembrar a tristeza e a dor pela Paixão de Cristo. Quarenta é um número simbólico tantas vezes citado na bíblia que a Igreja escolheu para determinar um tempo antes da Páscoa justamente para a preparação conforme retro exposto. 

20. E A INIMIZADE ENTRE CATÓLICOS? O QUE DIZER? 
RESPOSTA: A isso posso dizer: VERGONHA, pois onde se prega o amor, o perdão, não pode acontecer inimizades, separações, invejas, desaforos, etc. etc. etc. Quem ama de verdade, assim como JESUS ensinou, não cria inimizade. 

21. POR QUE NOSSA IGREJA FAZ FESTAS DOS PADROEIROS USANDO DE BEBIDAS ALCOOLICAS E BAILES COM FINALIDADE DE ARRECADAR DINHEIRO, E NÃO INCENTIVA COM RIGOR O DIZIMO QUE É BIBLICO? NÃO É UMA FALHA NOSSA? 
RESPOSTA: Os padroeiros devem ser festejados. Mas o comércio de bebidas alcoólicas e bailes como em alguns lugares fazem, realmente é lamentável que aconteça Não faz parte da vontade da Igreja e muitas vezes tenta-se impedir, mas algumas Comissões desobedecem e insistem nesse costume feio e impróprio para uma festa cristã. Diferente é um encontro de confraternização com almoço e algumas comemorações que unam as famílias católicas em torno da Igreja, MAS TAMBÉM QUE PARTICIPEM DAS CELEBRAÇÕES LITURGICAS, pois o que acontece em muitas festas externas com bebidas e bailes é o encontro de pessoas não religiosas, que nem entram na Igreja e ainda transformam o espaço em diversão mundana. Devemos, sim, incentivar o dizimo como forma de sustentação da igreja, e realmente a falha é nossa. Aproveito para responder outra parte da pergunta para dizer que os cursos para batismo, crisma, casamento, são importantes, e para a PASTORAL DO DIZIMO, de fato alguns encontros seriam ótimos. Faço uma ressalva para dizer que o Estatuto da diocese não proíbe o baile, mas desde que seja exclusivo para as famílias católicas participantes da Igreja e sem bebidas alcoólicas. 

22. SE FAZEM HOMILIAS, PALESTRAS, AVISOS LONGOS E POUCO SE FALA DA FINALIDADE DA VIDA E DA ETERNIDADE. DEVERIA SE MEDITAR MAIS SOBRE O NOSSO FIM. 
RESPOSTA: A questão pra mim não é se são longos ou não desde que se fale com objetividade e o necessário. Quanto à outra parte do comentário, entendo que tudo o que se fala, principalmente nas homilias, o seu alcance é justamente sobre o viver aqui a vida justa segundo o Evangelho, para alcançar a eternidade com Deus que é o nosso fim, e certamente, aproveitar para aconselhamentos e orientações para a nossa vida segundo as leituras bíblias do dia. 

23. DEVERIA A IGREJA QUE PREGA A LIBERDADE NÃO SÓ CENSURAR OS ERROS MUNDANOS - HERESIAS, PIERCING, TATUAGEM – MAS SEM CONDENAR, PARA EDUCAR OS POVOS. 
RESPOSTA: A liberdade que a Igreja prega não deve ser entendida como liberalidade ou libertinagem ou como direito de fazer o que bem entender. Tudo tem seus limites. Com relação a alguns costumes como o uso de piercing e tatuagem nunca ouvi nas pregações ou comentários alguma condenação ou proibição. Mas até que caberiam alguns conselhos, pois está evidente que é inconveniente para alguns ambientes, prejudicial para a saúde, higiene e até para a própria aparência física.. 

24. POR QUE NA IGREJA CATÓLICA NÃO TEM UM DIA SO PARA OS JOVENS? EX. UM DIA DE LOUVOR? PAREM DE PENSAR NOS VELHOS E PENSEM EM NÓS. 
RESPOSTA: Vide perguntas 1 e 8. A Igreja não pensa somente nos “velhos” porque ela é de todos. Os velhos são tão importantes quanto os jovens. Se um dia vocês jovens assumirem a Igreja local, formarem um grupo coeso e com a responsabilidade de assiduidade e cumprimento dos preceitos doutrinários cristãos católicos, a proposta de um dia especial para celebração de louvor para jovens é apenas uma questão de tempo e de resultado. Pode ter certeza que a Igreja está aberta aos jovens. Aliás, já contamos com alguns que participam das Missas fazendo leituras e da equipe de música, e até participaram lindamente no encontro de formação. Seja bem vindo e auxilie para que os jovens já em atividade cresçam e aumentem de número. Espaço existe. 

25. IR A MISSA É OBRIGAÇÃO? 
RESPOSTA: De certa forma sim, principalmente aos domingos por ser o Dia do Senhor e é o 1º mandamento da Lei da Igreja. Pensar o contrário seria admitir que o católico somente devesse ir à Missa quando quisesse. E aí como ficaria o vínculo e o compromisso do católico com sua Religião? E a questão do pecado? O respeito ao Dia do Senhor? Mas essa obrigação, na verdade, para o bom católico transforma-se em voluntariedade, prazer, alegria, por estar participando de um encontro com Deus por Jesus quando o Cristo se faz presente, em comunhão e amizade com todos os irmãos.

26. POR QUE TANTO SANTO NA IGREJA? 
RESPOSTA: Não sei se você se refere a imagens ou aos Santos propriamente ditos. Como a pergunta tem cheiro de influencia protestante, as imagens de santos na Igreja servem apenas para representar e lembrar os santos que estão no Céu e para inspiração dos testemunhos desses homens e mulheres que em vida foram exemplos de bons cristãos e morreram na graça de Deus e por isso conseguiram a Salvação eterna. Agora, não convém superlotar a Igreja de imagens para não desviar a atenção principal que é Jesus Cristo na Eucaristia abrigado no Sacrário. 

27. COMO PROCEDER PARA TRAZER MAIS PESSOAS À NOSSA IGREJA? 
RESPOSTA: Pela fidelidade dos católicos, pela frequência assídua nas Missas e Cultos dos que já participam, pelo exemplo familiar, pela colaboração nas atividades religiosas e pastorais, pelo estudo bíblico, pela formação religiosa, pela obediência aos mandamentos, pelo respeito aos Sacramentos, pela conduta e exemplo das forças vivas que são os catequistas, Ministros Extraordinários da Eucaristia, as Diretorias, as Equipes litúrgicas e de canto, pela presença de jovens, etc. e um grande amor por Jesus e sua Igreja que deve fazer de cada um, um missionário motivador da fé e cativador dos ausentes para que retornem à Igreja, e todos juntos com o padre organizando e desenvolvendo uma celebração viva, forte na espiritualidade devocional e no louvor, com criatividades que sem se desviar do que é litúrgico motive os presentes para uma participação mais ativa e alegre. São apenas algumas idéias que poderão ser multiplicadas por tantas outras de acordo com a responsabilidade católica de cada um. 

28. PRESBÍTERO É O MESMO QUE PADRE OU TEM DIFERENÇA? 
RESPOSTA: O correto é PRESBÍTERO, mas padre identifica a mesma pessoa e surgiu como derivação da palavra PAI que em latim é PATER, vinculado a palavra PADRE. Tornou-se costume chamar o clérigo de PAI na comunidade, daí ter passado a ser chamado de PADRE. 

29. COMO LER A BÍBLIA QUANDO TEM OS NUMEROS E LETRAS AO LADO? 
RESPOSTA: A bíblia é dividida em capítulos e versículos. Mas creio que você quer saber sobre citações bíblicas que aparecem à margem dos textos e/ou as letrinhas que às vezes aparecem ao lado de alguma palavra ou texto. As “referencias marginais” apontam para leituras de outros versículos ou capítulos semelhantes, e as letrinhas ao lado de uma palavra levam a “notas explicativas” que estão ao pé da página. 

30. QUEM FAZ SEXO COM O NAMORADO PODE COMUNGAR? 
RESPOSTA: Trata-se de uma pergunta de foro intimo dirigida ao Padre e ele é quem está em melhor condição para esclarecer porque ele é um confessor. Muitos farão leitura desta resposta e não posso nem devo estabelecer aqui uma regrinha que sirva para todos sob pena de causar confusão ou conflito de consciência. . A pergunta traz uma situação somente sua que não se satisfaz respondendo-se apenas SIM ou NÃO. Como você é católica, recomendo falar com o padre da sua paróquia ou qualquer outro em forma de pedido de aconselhamento ou de confissão. 

31. FALE SOBRE O CASAMENTO GAY 
RESPOSTA: Vamos separar as coisas. Casamento religioso e casamento civil As regras do direito civil não pertencem a nenhuma Igreja ou Religião, mas ao Estado, embora as religiões possam e devam manifestar os seus argumentos doutrinários a favor ou contra um projeto de lei se julgá-lo injusto, imoral, contra os direitos das pessoas ou quando conflita com a fé e a moral do ponto de vista cristão. De qualquer forma, mesmo que eu como advogado entenda como ilegal e inconstitucional, já se decidiu judicialmente sobre o direito ao casamento entre homossexuais. No aspecto religioso, o casamento gay nem se cogita. Impossível! Pessoalmente não vejo sentido no casamento entre homossexuais principalmente porque a situação resolver-se-ia mediante simples contrato particular de convivência. Biblicamente falando, existe somente o macho e a fêmea (homem e mulher) que na teoria e na pratica afastam a possibilidade de procriação entre pessoas do mesmo sexo impossibilitando o conceito de casamento e família conforme tradicionalmente conhecido. Mas o que rege a matéria no Estado são as normas legais e a interpretação atual da lei que abriu espaço para o casamento entre homossexuais criou um novo conceito de família civil. Tenho respeito e até amizade com alguns homossexuais, dignos, mas não consigo assimilar a idéia do casamento civil. Mas dura lex sed lex (a lei é dura mas é lei). E se a Igreja não pode interferir diretamente contra uma lei ou decisão judicial, a recíproca deve ser verdadeira, facultando-lhe defender, anunciar e pregar o Evangelho segundo os seus princípios e consciência religiosa, e no que se refere aos homossexuais continuarão a ser, na Igreja, respeitados e admitidos como pessoas e nossos irmãos enquanto que a questão de como encarar as conseqüências desse “casamento” continua a ser discutida e analisada internamente.

32. SE SAIU UM BISPO DA IGREJA CATÓLICA FUNDANDO OUTRA IGREJA CATÓLICA COLOCANDO COISAS ERRADAS, PORQUE O PAPA NÃO MANDA FECHAR ESSA IGREJA, POIS PREJUDICA A VERDADEIRA, PRINCIPALMENTE AS CRITICAS QUE TEMOS DE NOSSOS IRMÃOS EVANGELICOS. 


RESPOSTA: O Papa tem o seu poder papal somente para a Igreja Católica Apostólica Romana. Ele não pode impedir a ninguém de criar ou fundar uma religião ou seita e menos ainda de mandar fechar. Quando muito ele poderá orientar o católicos romanos a  não aderirem a essa nova igreja. Alias, segundo a constituição federal “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. Qualquer um pode fundar uma igreja  (ou religião) bastando regularizar a documentação junto ao cartório de Títulos e Documentos e outros órgãos públicos e a igreja estará formalizada. O bispo (assim como o padre ou diácono) que se afasta da Igreja Romana (perde o estado clerical)  não perde o sacramento da ordem nem seus poderes ministeriais, ficando apenas impedido pela disciplina da Igreja (código canônico) de exercer o ministério com a ressalva para os padres e bispos que poderão, pelo código canônico, conceder o sacramento da Penitência em perigo de morte. Quanto ao que possam criticar os nossos irmãos evangélicos, eles não estão preocupados “com outras igrejas católicas”, mas com o catolicismo romano. De qualquer forma, eles continuam protestando até hoje contra a Igreja Católica Apostólica Romana.

Responsável pelas respostas: 
Diac. Narelvi Carlos Malucelli

LANÇAI VOSSAS REDES PARA A PESCA




REFLEXÃO DOMINICAL

5º ֻDomingo do Tempo Comum – Ano C – 10.02.13

Is 6,1-2a.3-8; Cor 15,1-11; Lc 5,1-11

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

         Não existe nada mais maravilhoso do que sentir-se escolhido por Deus e aceitar o chamado.
         Quem era Isaias? Ele dá a resposta apresentando-se como um homem perdido, de lábios impuros. Mesmo assim Deus o escolhe.
         Com todos os seus defeitos e pecados, Isaias contemplou a Deus enxergando anjos ao seu lado glorificando-o: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra esta repleta de sua glória”. Dessa visão foi que Isaias reconheceu-se pequeno.
         Foi uma atitude corajosa de humildade e de confissão como pessoa que não somente vivia em pecado mas também que  não sabia pronunciar palavras de amor, de justiça, daí porque chamou os seus lábios de “lábios impuros”.
         Um dos Serafins aproxima-se dele com uma brasa na mão e com ela tocou sua boca cicatrizando a ferida dos lábios impuros. O anjo mostrou a Isaias que com esse gesto a sua culpa desapareceu e seus pecados foram perdoados.
         Nós somos também como Isaias. Somos convidados para estar a serviço de Deus e teimamos em não aceitar porque não nos consideramos dignos.
         Nós também continuamos ouvindo nas Missas a invocação aos Santos “Santo, santo, santo .... “.  Um ótimo momento para refletirmos sobre as nossas fraquezas humanos e pedirmos perdão. Hoje Deus não toca com uma brasa, mas toca com o seu perdão e com a Eucaristia que nos transformam num homem novo, e assim renovados podemos ouvir a voz do Senhor: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”
         Isaias soube dar a resposta: “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!
         Meu irmão e  minha irmã. Você também é capaz de se colocar a serviço da família, da sociedade, enfim, do Reino. É só responder como Isaias fez.

2ª PARTE

         São Paulo testemunha o seu diálogo com  seus ouvintes.
         Primeiramente Paulo manifesta a sua satisfação por ter pregado o Evangelho aos irmãos e por terem eles assimilado as mensagens assegurando-lhes que pelo Evangelho serão salvos, condicionando, entretanto, à fidelidade naquilo que lhe foi ensinado.
         O Apostolo argumenta sobre o que ele mesmo havia aprendido, isto é, sobre a morte de Cristo pelos nossos pecados e a sua ressurreição no terceiro dia,  e aparições a Cefas, aos doze apóstolos, a mais de quinhentos irmãos, a Tiago e aos apóstolos juntos, e por ultimo ao próprio Paulo que se reconhece indigno assim como Isaias, porque ele fora um perseguidor da Igreja de Deus.
         De Paulo podemos tirar a lição, mais uma vez, de que aos chamados por Jesus são derramadas muitas bênçãos fortalecedoras da missão justificando a eficiência das suas ações evangelizadoras na graça de Deus: “É pela graça de Deus que sou o que sou”.  

3ª PARTE
         
         Compreendemos melhor, então, como Jesus conseguiu formar a sua primeira turma de evangelizadores.
         Vejam que havia uma multidão ouvindo-o à margem do lago de Genesaré. E muitos pescadores.
         Como primeira atitude de quem conhece, observou pescadores desanimados recolhendo suas redes sem peixes. Não titubeou e determinou: “AVANÇA PARA AGUAS MAIS PROFUNDAS E LANÇAI VOSSAS REDES PARA A PESCA”.
         Pedro, a principio, não acreditou mas fez o que Jesus mandou. E o resultado da pescaria foi fabuloso. Tanto peixe que as rendes se rompiam e precisaram da ajuda dos colegas para recolhê-los.
         Vejam irmãos, que Pedro ao reconhecer o poder de Jesus, assim como aconteceu com Isaias e Paulo, assumiu a sua condição de pecador e pediu: 'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”, reação que atingiu também a Tiago e João, seus sócios. Mas Jesus transmite-lhes confiança: “NÃO TENHAS MEDO! HOJE EM DIANTE TU SERÁS PESCADOR DE HOMENS.”  E eles deixaram tudo e seguiram a Jesus.  

         É meus irmãos e irmãs. Hoje a nossa Igreja vive com a mesma força de Jesus conduzida por aqueles que disseram “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!” E encorajados pelo Mestre: “NÃO TENHAS MEDO!”.
         Pescadores de homens são não apenas os ministros ordenados como os bispos, presbíteros e diáconos, mas todos os fiéis seguidores de Cristo.
         Portanto, você, irmão leigo, também pode e deve fazer a sua parte.
         Bispos e padres, a responsabilidade maior está nas mãos de vocês.
         Que ninguém cometa o desatino de cercear os vocacionados. Permitam que os diáconos permanentes desempenhem os seus ministérios e que os fiéis leigos cresçam cada vez mais como apoio indispensável para o crescimento da Igreja.
         AVANÇAR PARA AGUAS MAIS PROFUNDAS significa sair da mesmice, fazer muito mais do que antes, é sair das águas rasas das rotinas da  vida para crescer em todos os sentidos, e na religião, buscar novos desafios, tolerâncias, novos métodos de evangelização, adaptar-se, enfim, ao tempo em que vivemos.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi