Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 31 - NO ULTIMO DIA.

Amados amigos e irmãos em Jesus e Maria.

            Foram trinta e um dias de homenagens a Maria no seu mês. Espero que pelo menos alguns de vocês tenham acompanhado as mensagens.
            Sei que Deus é onipotente. Tudo pode. Mas quando quis se fazer Homem  escolheu uma Mulher para a sua encarnação. Essa Mulher, não por acaso, foi MARIA. E de Maria ganhamos o Filho de Deus, Jesus. Desde sempre a humanidade conviveu com a Trindade Santa do Pai, Filho e Espírito Santo. Com o nascimento do Messias, ganhamos uma outra trintade: DEUS, JESUS e MARIA.
            Quem ama JESUS é incapaz de não amar MARIA.
            Hoje quero dizer do quanto me faz falta exercer o meu ministério diaconal na minha terra natal, Morretes Pr. onde resido. Fui chamado por Jesus e junto com a comunidade da Arquidiocese de Curitiba aonde continuo incardinado respondi: SIM!  E o meu pároco Pe. Anacleto em nome da mesma comunidade do Povo de Deus comunicou ao Dom Moacyr José Vitti meu bispo ordenante (hoje, Arcebispo): “Ele foi considerado DIGNO!”
            MARIA teve muito a ver com a minha ordenação. Por isso a Ela, a minha homenagem e agradecimento. Ainda continuo precisando da sua intercessão junto a Jesus, e da Luz do Espírito Santo para me orientar.
          
  Por enquanto, fica o meu silêncio e a oração:

Ave Maria,
cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres,
bendito é o fruto em Vosso ventre,
Jesus.
Santa Maria Mãe de Deus,
rogai por nós os pecadores,
agora e na hora da nossa morte.
Amém.

DOM ALFREDO ERNEST NOVACK C.Ss.R

Dom Alfredo Ernest Novack C.Ss.R
Bispo emérito de Paranaguá-PR

         No início deste mes de maio, a serviço no fórum de Campina Grande do Sul, lembrei do Revmo. Dom Alfredo que reside e resolvi fazer o quemuito tempo me propunha: Visitá-lo.
Afinal, tivemos longos anos de convivência e de colaboração recíproca como amigos e como meu bispo quando eu ainda era leigo e paroquiano da Diocese de Paranaguá.
Foi com ele que tive a primeira conversa sobre a minha vocação para o diaconato.
Preparando para a visita, por telefone fiz contado com uma funcionária sua (a Cristina não se encontrava) que intermediou dizendo ao Dom Alfredo sobre a visita que pretendia fazer naquele momento, e a resposta foi “Diácono, o sr. Pode vir. Ele acaba de fazer a barba e está a sua espera. Ele ficou muito contente quando ouviu o seu nome
Foi ótimo ver novamente Dom Alfredo, mas ao mesmo tempo me encheu de tristeza ao olhar para ele que me aguardava na sala, e vê-lo debilitado fisicamente,  sentadinho, emagrecido,  com seu rosto um tanto diferente daquele que conhecemos no vigor do seu episcopado na Diocese de Paranaguá. Não precisou de apresentação pois ele me reconheceu de imediato  e logo que o cumprimentei percebi  dificuldade na sua fala em razão da enfermidade conhecida porMal de Parkinson”, mesmo assim entendi quando ele disse Que bom. Como você me encontrou aqui?
Foi difícil de dialogar  - pois estávamos somente nos dois na sala -  e nos limitamos a trocar rapidamente algumas lembranças com destaque aos bons tempos em que trabalhamos juntos. Ele mais ouvia do que falava pois sua dicção esta quase indecifrável e poucas palavras entendi. Muitas coisas eu gostaria de contar-lhe sobre a minha vida, principalmente a diaconal que foi ele o primeiro responsável depois de Jesus pelo meu ingresso na Escola Diaconal e pela minha ordenação que recebeu dele consentimento para ser ordenado em outra diocese frisando que não era contra o diaconato por questão de coerência com o seu episcopado. Entretanto, por respeito a sua idade e ao seu estado de saúde resolvi falar pouco e não toquei no assunto. Trocamos apenas algumas palavras e demonstrações de carinho e afeto quando me senti pequeno diante dele, ora segurando sua mão, ora o acariciando.
Mas uma coisa eu senti, que  mesmo sob os efeitos da doença, está consciente e guarda por todos enorme carinho e respeito repassados a mim naquele momento quando anunciei que precisava ir embora. Essas palavras entendi e me fizeram muito bem: vai? É cedo! Que você seja feliz na tua família, na tua profissão e no seu diaconato”. Entristecido e feliz ao mesmo tempo pelo amigo Dom Alfredo, encorajei-me e me despedi, não sem antes beijar-lhe sua mão e pedir-lhe sua benção. Até breve!
Diac. Narelvi

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 30




CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, 
eu me ofereço todo a Vós, 
e em prova de minha devoção para convosco, 
eu vos consagro neste dia meus olhos,
 meus ouvidos, minha boca, meu coração 
e inteiramente todo o meu ser. 
E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe,
 guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

terça-feira, 29 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 29



“O bom filho imita sua mãe.
Aprendamos de Maria principalmente sua vida de Fé, sua Confiança inabalável, seu Amor perseverante, sua Fidelidade.
Encantem-nos sempre sua simplicidade, sua disponibilidade.”


O Plano de Deus
J. Ribolla - CSSR

segunda-feira, 28 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 28


“A convivência dos Apóstolos com Maria não era apenas piedade sentimental, 
mas união profunda porque Maria pertence ao tesouro (depósito) da fé cristã.
No Creio vibra forte a expressão: 
“Foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria”.
É radiante a intimidade entre Deus e nós. Por Maria, Deus se aproximou da gente e se fez “igual a nós”, menos no mal.
Em Maria, nós e Deus nos alcançamos”.
Pe. Anacleto Ortigara - MS 
Livro: "Ser discípulo de Jesus" 

domingo, 27 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 27


Lutero é o fundador do protestantismo de onde derivaram as igrejas evangélicas
Vejam como ele amava MARIA.
 
“Maria é digna de suprema honra na maior medida” (Lutero)

“Maria é na cristandade inteira o mais nobre tesouro depois de Cristo, e que nunca poderemos exaltar o sufiente a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda nobreza, com sabedoria e santidade”.(Martinho Lutero)

PENTECOSTES. NASCIMENTO DA IGREJA.


Reflexão dominical - 28.05.2012 - Ano B
PENTECOSTES
At 2,1-11; 1Cor 12,3b-7.12-13; Jo 20,19-23
 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE

Pentecostes:  “é uma palavra que vem do grego e significa quinquagésima ou espaço de 50 dias.”
         Jesus ressuscitou num domingo, permaneceu com os apóstolos e demais discípulos por 40 dias e retornou ao Céu na data em que festejamos a sua Ascensão. Disse que mandaria o Paráclito e 10 dias depois, novamente num domingo, Jesus aparece aos apóstolos e o Espírito Santo desse sobre eles.  
Hoje, portanto, a Igreja Católica festeja o seu aniversário oficial  de nascimento.
         Com a subida de Jesus ao Céu, seus discípulos e apóstolos, e também Nossa Senhora, passaram a viver a angústia da separação de Jesus e do medo de serem presos e mortos,  mas ao mesmo tempo, depositando Nele toda a confiança esperaram no Cenáculo a sua aparição. Foi lá que ocorreu a efusão do Espírito Santo.
         Nove dias em oração permanente, dia e noite. Portas fechadas, escondidos. E de repente, quando chega o dia de domingo, o décimo dia, Jesus passa pelas paredes e entra saudando a todos: “A paz esteja convosco”, sopra sobre eles... Recebei o Espírito Santo ... um barulho e ventania toma conta do ambiente, e então línguas de fogo se repartiram sobre cada um deles. “E todos ficaram cheios do Espírito Santo”, diz o livro Atos dos Apóstolos.
         Foi um acontecimento extraordinário. Naquele momento foram revestidos de tanta fé e coragem que, sem nenhum temor, apenas levados pela força do Espírito Santo, saíram e começaram a falar, gritar e cantar soltando suas vozes para que tudo o que sentiam nos seus corações fossem repassados para os ouvintes, pessoas que com o barulho foram atraído para o local. Gentes originarias de regiões que falavam outras línguas. No entanto, todas elas que se aproximaram ouviram os discípulos anunciando as maravilhas de Deus cada um escutando e compreendendo na sua própria língua.  

Amados amigos. Aquele momento deve ter sido o maior de todos para os discípulos e apóstolos. Homens simples, seguidores de Jesus, de medrosos e introvertidos passaram a ser corajosos, extrovertidos e eloquentes pregadores.  É a força do Espírito Santo!

 

   2ª PARTE

 

 São Paulo em sua carta aos Corintios, aproveita para falar sobre os dons do Espírito Santo.

         Em nossa vida somos surpreendidos por ações tão diferentes entre pessoas. Admiramos como cada uma desempenha a sua atividade e pensamos: “eu não conseguiria fazer isso”. É verdade!

         Mas cada um tem a capacidade de fazer alguma coisa diferente ou igual que seja. Vai depender do dom pessoal.

         São Paulo, então, diz que todos têm dons. O que precisa é descobri-lo.

         Cita ele os dons dos ministérios, das diferentes atividades, com a ressalva de que, diferentes os dons mas “um mesmo é o Espírito”. Compara com o corpo: vários membros, mas um único corpo.

         Esse mesmo Espírito que rege a todos é o que impulsiona para as boas ações, principalmente para as coisas do Reino de Deus. Encoraja-nos na fé, nas orações, na vida sacerdotal, diaconal e religiosa, na vida familiar.

Portanto, meu irmão, o Espírito Santo é indispensável em nossas vidas. E lembre que nós já O recebemos no Batismo. Somos Templos do Espírito Santo.  

E quando somos impedidos de colocar em prática os nossos dons, o próprio Espírito saberá como nos conduzir pois ele sopra como o vento que sem nenhum barulho conduz para onde quiser. (Jo 3,8).

         Mas existe um episódio valiosíssimo nessa aparição de Jesus. Uma das questões mais relevantes da nossa história cristã, principalmente da nossa vida de religião, de Igreja, e principalmente de Católicos.

         Quando Jesus chegou e fez a saudação, para que todos acreditassem mostrou-lhes as mãos e o lado, e outra vez disse: A PAZ ESTEJA COM VOCÊS. e em seguida outorgou-lhes um mandato, como se fosse uma procuração irrevogável e em causa própria: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio. E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

         Jesus veio a este mundo a mando do Pai para fazer a sua vontade, para ensinar e converter os pecadores para que encontrassem o caminho do arrependimento, do perdão e da salvação. Como sabia que deveria retornar ao Pai no Céu, entendeu Jesus deixar representantes aqui na terra, transferindo-lhes os mesmos poderes a quem viriam a ser seus primeiros bispos. Foi bem claro: “Assim como o Pai me enfiou, eu vos envio”, isto é, do mesmo jeito e pelo mesmo motivo. Nasceu, aí, a Igreja Cristã que veio a ser chamada séculos depois de Católica e Apostólica, com seus sucessores bispos, presbíteros e diáconos, sob  a chefia do Papa, e com todo esse povo fiel que os acompanham sob a liderança primeira de Jesus Cristo, todos os dias e nas Santas Missas.  

 

CONCLUSÃO

 

         Perdoem-me os cristãos não católicos a quem também amo e até de certa forma os compreendo, mas essa voz de comando não foi dada a religiões que não contenham a garantia da sucessão apostólica e os Sacramentos.

          Por isso Pentecostes deve ser a grande solenidade vinculada à Ressurreição.

         Aqueles nossos primeiros bispos, presbíteros e diáconos já fizeram suas partes e estão gozando da alegria celeste e receberam a merecida coroa. Porém, a Igreja continua com os bispos, presbíteros e diáconos da atualidade, mesmo que um pouco machucada por culpa que se divide entre membros do clero, de seguidores que relativizam as coisas de Deus com as suas enfermidades pecaminosas tão conhecidas, e de forças não tão ocultas que se dedicam à promoção de outros caminhos tendo por alvo atingir o catolicismo.  

         Irmãos! O momento é agora. O Espírito Santo que está em você talvez sinta-se prisioneiro do seu coração. Liberte-o, “Deixe a Luz do Céu entrar!”. Você precisa ser corajoso, destemido, um cristão católico convicto e contente, lutando no bom sentido para que todos assumam os seus papeis de católicos, tenham vez na Igreja, e tornem-se verdadeiros servos de Jesus sob a proteção do Espírito Santo.

Louvado seja N.S. Jesus Cristo

Diac. Narelvi




sábado, 26 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 26


“Quando os anjos os deixaram, em direção ao céu, os pastores disseram entre si: "Vamos já a Belém e vejamos o que aconteceu, o que o Senhor nos deu a conhecer".
Foram então às pressas, e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura.
Vendo-o, contaram o que lhes fora dito a respeito do menino; e todos os que os ouviam ficavam maravilhados com as palavras dos pastores.
Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração”.
Lc 2, 15-19

sexta-feira, 25 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 25


“Mas tu, (Belém), Éfrata, embora o menor dos clãs de Judá, de ti sairá para mim aquele que será dominador em Israel.
Suas origens são de tempos antigos, de dias imemoráveis.
Por isso ele os abandonará até o tempo em que a parturiente dará à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para os filhos de Israel”.
Miquéias, 5, 1-2

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 24



NOSSA SENHORA DA SALETTE - 2

“Fazeis bem vossa oração, meus filhos?” As duas crianças respondem, então: “Não muito Senhora”. E Ela diz: “Ah! Meus filhos, é preciso fazê-las bem, a noite e pela manhã, dizendo ao menos um Pai Nosso e uma Ave Maria., quando puderdes rezar mais, dizei mais.”

Pois bem, meus filhos, transmitireis isso a todo o meu povo. Vamos meus filhos, transmite isso a todo o meu povo”.

Mensagem completa em http://nossassenhoras.sites.uol.com.br/nssal.htm

quarta-feira, 23 de maio de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA 23



NOSSA SENHORA DA SALETTE - 1

“Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade”...

“Se meu povo não quer submeter-se, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. E tão forte e tão pesado que não o posso mais sustentar. Há quanto tempo sofro por vós!” ...

“Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não querem conceder-me, diz meu Filho”...

Mensagem completa em http://nossassenhoras.sites.uol.com.br/nssal.htm